TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS E COMPORTAMENTOS DE UM EMPREENDEDOR: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA LELÉO MÓVEIS

Por:   •  8/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.628 Palavras (35 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 35

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 12

2.REFERENCIALTEÓRICO 15

2.1.Origem do Empreendedorismo. 15

2.2 Definições de Empreendedorismo 16

2.3.Empreendedorismo no Brasil 18

2.4. O Empreendedor 20

2.5. Mitos e Verdades sobre o Empreendedor. 21

2.6. Características dos Empreendedores 23

2.7. O Comportamento do Empreendedor 29

3. Estudo de Caso 33

3.1. A História da Empresa Leléo Móveis 33

4. Entrevistas com o Administrador Empreendedor da Empresa Leléo Móveis 37

5. Análise e Resultado da Pesquisa 39

6. Considerações Finais 41

7. Referenciais Bibliográficas 43

Apêndice 45

Introdução

A literatura moderna de administração aponta o tema empreendedorismo como uma das características essenciais para o sucesso das empresas no século XXI. Para se distinguir num mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm de obter avanços na produtividade, em geral decorrentes de uma nova forma de fazer as coisas - seja um modo mais eficiente de aproveitar os recursos, seja a entrada em um mercado diferente ou a aposta num produto extraordinário ou completamente novo.

Trata-se de um dos paradoxos da gestão: para ser estável e perene, uma organização deve constantemente promover a mudança. Na maioria das vezes as empresas promovem pequenas mudanças, cujo somatório permite manter-se à frente dos concorrentes. Essas pequenas mudanças são o fruto do trabalho e iniciativa dos empreendedores que se encontram nas organizações.

Nesta perspectiva, compreende-se que as várias mudanças as quais acontecem no setor empresarial, inibem muitas vezes o indivíduo de tentar o novo, mas também se verifica que as mudanças induzem o indivíduo a se tornar um desafiador. Porém, essas mudanças exigem das pessoas que tenham sonhos e arrisquem a realizá-los com originalidade, criatividade e responsabilidade.

Contudo, o surgimento de novos empreendimentos depende das oportunidades oferecidas pelas demandas sociais, por facilidades para a constituição de novas empresas, mas, sobretudo pela iniciativa própria de indivíduos e grupos interessados em empreender negócios.

O empreendedor é uma pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos e que mantém um alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-o para detectar oportunidades de negócio (Filion, 1991 apud Greatti, 2003). Por ser uma pessoa visionária e orientada para a realização, se dispõe a assumir riscos e é responsável por suas decisões.

Os principais traços que caracterizam o empreendedor são a iniciativa, independência, autoconhecimento, autoconfiança, automotivação, criatividade, flexibilidade, energia, integridade, perseverança, otimismo, convencimento, planejamento, sensibilidade, resistência à frustração, relacionamento interpessoal, comunicação, organização, conhecimento de mercado, capacidade de identificar oportunidades e disposição para assumir riscos, aptidões empresariais, liderança, capacidade de negociação, entre inúmeras outras, que em conjunto formam o perfil do empreendedor, determinando sua maneira de pensar e agir no propósito de criação de algo inesperado. (FILION, 1991 apud GREATTI, 2003)

O perfil traçado por Schumpeter (1997 apud MAXIMIANO, 2011) para o empreendedor, descreve um indivíduo que possui o sonho e a vontade de fundar um império pessoal, a vontade de conquistar; o impulso de lutar, de se mostrar superior aos outros, de ser bem sucedido, não tanto pelos frutos do sucesso, mas pelo sucesso em si mesmo; a alegria de criar e realizar coisas, ou simplesmente de empregar a própria energia e engenho; um tipo que procura a dificuldade, que se transforma para tornar possível a transformação, que se deleita com novos empreendimentos, e para quem o ganho pecuniário é de fato a expressão consumada do sucesso. Esse tipo de personalidade, para o autor, seria “inata” ao indivíduo.

Diante de tais informações esse trabalho tem como problemática a seguinte questão: quais características e comportamento empreendedor apresenta o proprietário da empresa Leléo Móveis? Assim, essa questão define o olhar específico dessa pesquisa que inicia um diálogo com o universo do empreendedor da referida empresa.

A partir dessa problemática, elaborou-se o seguinte objetivo geral: analisar as principais características de um empreendedor na empresa Leléo móveis.

Como objetivos específicos, a pesquisa buscou desenvolver estudos sobre empreendedorismo que contribuíssem para o sucesso de novos empreendedores, narrou a história da empresa Leléo Móveis desde o seu surgimento, aplicou uma entrevista e uma sobre as características comportamentais empreendedoras e identificou através do estudo de caso, os fatores primordiais para o sucesso do empreendedor entrevistado.

Então, o tema ora proposto: Características e comportamentos de um empreendedor: um estudo de caso na empresa Leléo Móveis, trata-se de um estudo de caso com o intuito de analisar as características e comportamento de um empreendedor. O interesse pelo tema deu-se primeiramente pela identificação pessoal da autor na área de empreendedorismo e segundo por acompanhar todo o processo de crescimento da empresa estudada.

. O estudo proposto foi realizado através de um estudo de caso do tipo exploratório descritivo que possibilitou a consideração dos mais variados aspectos. O estudo teve início com uma pesquisa bibliográfica, com base em livros e artigos científicos sobre empreendedorismo. Após o levantamento bibliográfico, foi realizada uma entrevista com o proprietário da Leléo Móveis.

• De acordo com Gil (2007, p.54),

O estudo de caso é uma modalidade de pesquisa amplamente utilizada nas ciências biomédicas e sociais. Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, tarefa praticamente impossível mediante outros delineamentos já considerados.

Ainda segundo Gil (2007, p.117), a estratégia para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.7 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com