TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO

Por:   •  11/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PROCESSOS GERENCIAIS

RENATA DE LIMA REZENDE

SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO:

Crescer ou não crescer, eis a quaestão

[pic 3]

Lavras

2014

RENATA DE LIMA REZENDE

SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO:

Crescer ou não crescer, eis a quaestão

Trabalho apresentado ao Curso de Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Ética, Política e Sociedade, Modelos de Gestão, Economia e Gestão de Pessoas.

Professores Marcia Bastos de Almeida, Karen Hiramatsu Manganoti, Wilson Salvalagio e Mônica Maria Silva  

Lavras

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3

2 DESENVOVIMENTO ............................................................................................... 4

2.1 DISCIPLINA DE ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE ............................................ 4

2.2 DISCIPLINA DE MODELOS DE GESTÃO ........................................................... 5

2.3 DISCIPLINA DE ECONOMIA ............................................................................... 6

2.4 DISCIPLINA DE GESTÃO DE PESSOAS ........................................................... 7

3 CONCLUSÃO ......................................................................................................... 9

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 10


1 INTRODUÇÃO

        

Neste trabalho exploraremos a difícil decisão de uma empresa familiar em expandir ou não seu negócio para além da região onde ela é o “carro chefe” em seu segmento.

O objetivo deste trabalho é interligar todas as disciplinas estudadas até o momento, verificando como o aluno tomaria certas decisões como um futuro gestor de empresas.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DISCIPLINA DE ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

  • Apresentar os aspectos éticos nas estratégias e argumentos dos responsáveis pela empresa.

No meu ponto de vista, João com a expansão do produto para uma região como a Grande São Paulo, geraria empregos tanto na indústria como na área comercial com a abertura de um escritório em São Paulo, além de funcionários na parte de entrega a domicílio, com certeza com esta visão ele está sendo ético e também solidário, pensando não só na sua família, mas também no crescimento geral da empresa e dos funcionários. Creio também que ele ofereceria cursos de capacitação e desenvolvimento para os funcionários.

Do outro lado, José não está sendo ético e muito menos pensando no crescimento da empresa, além de demonstrar pouco caráter, quando fala em demitir alguns de seus gerentes, que devem ser de confiança, não apenas da empresa, mas como se trata de uma empresa familiar, de confiança da família toda, para contratar novos funcionários com salários iniciais menores. No meu ponto de vista ele quer apenas manter o status sem grandes modificações, querendo reduzir custos com a demissão de funcionários, acho que isso não seria a melhor solução.

  • Observar, no texto, se esta clara a manutenção dos valores na relação empresa e cliente

Quanto à relação empresa e cliente, acho que não está tão clara assim no texto, pois fala sempre do produto, da preferência que os clientes têm por essa marca, mas não fala abertamente dos clientes. Com a ideia de João em criar uma estratégia de entrega domiciliar, ele conquistaria com certeza, muitos clientes, já que hoje em dia as pessoas de modo geral estão sempre buscando facilidade e praticidade para ganhar tempo.

2.2 DISCIPLINA DE MODELOS DE GESTÃO

  • Com base no texto, analise o modelo organizacional aplicado na gestão da empresa, e faça uma comparação com as Teorias da Administração.

Com base nos meus estudos o modelo organizacional aplicado na gestão da empresa é Teoria Contingencial que se trata de empresas que conseguem mudar de acordo com o mercado, pois como vimos no texto a Fazenda São Pedro é localizada em uma região onde a maioria dos investimentos é voltada para a cana. Seus proprietários escolheram como principal cultura a laranja, quando perceberam que a laranja já não estava tendo o retorno desejado, resolveu mudar para a fabricação do suco de laranja pronto para beber. E no momento em que eles querem expansão, estão pensando qual seria a melhor forma para isso. Em nenhum momento pensando em ficar parados sem modificar nada, eles visam sempre o crescimento, atualização nos meios de administrar. Mesmo com visões tão diferentes, os irmãos, José e João, planejam mudanças, para o crescimento da empresa, sem saber se pode ou não dar certo.

Não acho que a gestão aplicada seria a Teoria Burocrática, porque se trata de uma empresa familiar, não deve existir um padrão nas normas e na divisão do trabalho, hierarquia, etc. Tão pouco a Teoria de Sistemas, pois se trata de uma empresa que fábrica apenas um produto ‘chave’, o Suco de Laranja pronto para beber.

  • Relate como os processos/rotina da organização tem influência na gestão, e quais melhorias poderiam ser implantadas.

Vejo que os processos da organização da Fazenda São Pedro são bem utilizados, pois antes de tomar alguma decisão, os familiares se reúnem para fazer o planejamento, definir os objetivos, verificar os recursos que a empresa possui. O trabalho é bem definido entre eles, tudo parece bem organizado. A direção sempre excelente e conhecimentos passados de pai para filho. E eles parecem bem controlados, para poder alcançar seus objetivos ou metas, sempre fazendo análises de mercado, buscando melhorar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com