TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Safári de Estratégia

Por:   •  17/6/2015  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

A palavra estratégia é muito utilizada, faz parte principalmente do vocabulário de empresários. Desde então, muitos conhecem tal termo com esse significado mais elaborado: planos que visam atingir resultados em conformidade com as missões e objetivos da corporação.

De acordo com Mintzberg, a estratégia requer cinco definições. Estratégia pretendida – é o que se pretende fazer, mas nem sempre são realizadas.

Estratégia realizada – foi feito o que se pretendia fazer.

Estratégia deliberada – as intenções foram plenamente realizadas.

Estratégia irrealizada – não foram realizadas.

Estratégia emergente – padrão realizado não era expressamente cobiçado.

Nem toda estratégia é totalmente deliberada, assim como nem toda é totalmente emergente. As estratégias têm de ser formuladas. Para haver uma eficácia, as estratégias tem que ser misturadas, pois, as estratégias emergentes não são necessariamente ruins, e as estratégias eficazes, boas.

Algumas pessoas consideram estratégia como posição, ou seja, a localização de um dado produto em um algum mercado. Segundo Michael Porter, a estratégia é a criação de uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades. Outros indivíduos definem estratégia como perspectiva, ou seja, a maneira principal de uma organização fazer as coisas. A estratégia para baixo marca o ponto de encontro do produto com o cliente. Já em perspectiva, a estratégia olha para dentro, ou seja, dentro da organização. Também se olha para cima, para a visão maior da empresa.

Como dito anteriormente, a estratégia possui diversas definições. Aqui se tem mais uma: a estratégia é um truque. Ou seja, é uma “manobra” concretizada para driblar o adversário ou concorrente.

Cada um tem uma visão particular do que é estratégia. Portanto, ao definir uma, é preciso considerar para o que ela está sendo dirigida. E antes de tudo, estar ciente de que independente da escolha, toda estratégia tem vantagens e desvantagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com