TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho

Por:   •  20/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.413 Palavras (22 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 22

FMU – FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Tecnologia em Petróleo e Gás – 5⁰ Semestre – Noturno

Disciplina: SMS – Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho

Artigo

Docente: Profª. Adriana Barbosa

Alessandro Paulino da Silva

alessandro.sp01@hotmail.com

Uso do biogás proveniente de um aterro sanitário para geração de energia elétrica

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo, estudar e avaliar o sistema de geração de energia elétrica, através do uso do biogás proveniente de um aterro sanitário, levando em consideração os aspectos econômicos e ambientais. O aproveitamento do biogás envolve questões de política energética, ambiental, agrícola e desenvolvimento urbano. Nesse sentido, pretende-se responder a seguinte questão: quais os benefícios econômicos e ambientais percebidos com a produção de energia elétrica a partir de motores estacionários que funcionam com biogás proveniente de aterros sanitários? O biogás pode ser empregado em várias aplicações desenvolvidas para o gás natural, como a produção de energia mecânica para bombas, ventiladores, elevadores, a utilização em veículos pesados e ligeiros e a produção combinada de calor e eletricidade.  O tratamento de chorume é muito importante para o meio ambiente, caso não seja tratado ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos. Até então, o biogás era tratado como um subproduto, gerado pelo processo de tratamento de resíduos do aterro, passa a ser visto como possível gerador de benefícios econômicos. Assim, o aterro sanitário utiliza seu resíduo como matéria prima para geração de energia, incentivando a pesquisa e a busca de alternativas sustentáveis para seus processos.

. Palavras - chaves: Aterro Sanitário, Biogás, Geração de Energia.

Summary:

This work aims to study and evaluate the electric power generation system through the use of biogas from a landfill, taking into account the economic and environmental aspects. The use of biogas involves energy policy issues, environmental, agricultural and urban development. In this sense, we intend to answer the following question: what are the economic and environmental benefits realized with the production of electricity from stationary engines that run on biogas from landfills? Biogas can be used in various applications developed for natural gas, such as mechanical energy production for pumps, fans, lifts, for use in heavy and light vehicles and the combined production of heat and electricity. Leachate treatment is very important for the environment if not treated it can reach groundwater, rivers and streams. So far, biogas was treated as a by-product generated by the landfill waste treatment process is seen as a possible generator of economic benefits. Thus, the landfill uses its waste as raw material for power generation, encouraging research and the search for sustainable alternatives for their processes.

. Key - words: Landfill, Biogas, Power Generation.

1. Introdução:

 As discussões sobre o fornecimento de energia e os problemas de ordem ambiental e social, relacionados à dependência dos combustíveis fósseis, têm contribuído para o aumento do interesse mundial na busca por soluções sustentáveis de geração de energia oriunda de fontes renováveis (COLDEBELLA, 2006, p. 2). Atualmente, algumas fontes renováveis de energia são pouco exploradas, dentre estas encontram-se a energia solar, energia eólica e a biomassa. O Brasil apresenta alto potencial para produção de biomassa. Em meio as fontes de energia alternativa da biomassa, enquadra-se a utilização do biogás proveniente da decomposição anaeróbia de resíduos em aterros sanitários.

A disposição final do lixo é um dos graves problemas ambientais enfrentados pelos grandes centros urbanos em todo o mundo e tende a agravar-se com o aumento do consumo de bens descartáveis, que passam cada vez mais a compor os grandes volumes de lixos gerados pela população (ENSINAS, 2003, p.1). Conforme a Agência Estado apud Vanzin (2006, p. 14), além da oportunidade de gerar energia elétrica para diversificar a matriz energética com alternativa descentralizada, a utilização do biogás de aterro contribui para diminuir as conseqüências das mudanças climáticas, já que o gás metano, produzido pelos resíduos é mais nocivo que o gás carbônico na formação do efeito estufa. O governo brasileiro através do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica- PROINFA, instituído em 2002, teve como principais objetivos a diversificação da matriz energética brasileira, aumentando a segurança no abastecimento de eletricidade, a valorização das características e potencialidades regionais e locais, a criação de empregos, capacitação e formação de mão-de-obra e redução de emissão de gases de efeito estufa, aumentando a importância da utilização dos resíduos orgânicos como fonte de energia (SALOMON, 2007, p.1). Sob essas considerações, este estudo visa avaliar o sistema de geração de energia elétrica, indicando os benefícios econômicos e ambientais que um aterro oferece através do uso do biogás proveniente de um aterro sanitário, abordando conceitos como resíduos sólidos, a formação dos gases e a produção de energia elétrica.

2. Perspectivas atuais das fontes alternativas de energia

A energia consumida no planeta em grande parte derivada dos combustíveis fósseis como petróleo, carvão e do gás natural. De acordo com Hinrichs e Kleinbach apud Vanzin (2006, p. 17), “o aumento da utilização dos combustíveis fósseis, observado desde o início da era industrial, causou aumento em torno de 30% de dióxido de carbono atmosférico e, provavelmente, o aumento da temperatura global”. Em algumas regiões do norte do país, segundo Pimentel e Belchior (2002), “a eletrificação é feita por grupos geradores a diesel devido a falta de energia elétrica contínua e também aos altos custos dos derivados de petróleo, fazendo com que o desenvolvimento da região seja prejudicado”. Colombo apud Vanzin (2006, p. 18) afirma que “o desenvolvimento do terceiro mundo e a proteção do meio ambiente são os dois maiores problemas globais que devem ser enfrentados pela humanidade nas próximas décadas. Esses dois problemas estão rigorosamente interligados. A energia, motor do crescimento econômico e também a principal causa de degradação do meio ambiente”.

O aquecimento global, no âmbito científico, é considerado conseqüência do acúmulo de gases estufa emitidos no decorrer do último século, devido ao modelo civilizatório adotado, principalmente, pelo uso desgovernado de combustíveis fósseis pelos países desenvolvidos. Estes combustíveis, além de altamente poluentes, são esgotáveis, por isso questões de interesse mundial intensificaram a busca por novas fontes renováveis de energia.

Neste contexto, destaca-se o uso da energia hidrelétrica, sendo responsável por grande parte da geração de eletricidade no Brasil. Segundo o Balanço Energético Nacional (MME) apud Vanzin (2006, p. 25), “mais de 40% da matriz energética do Brasil é renovável, enquanto a média mundial não chega a 14%. No entanto, 90% da energia elétrica do país é gerada em grandes usinas hidrelétricas, o que provoca grande impacto ambiental, tais como o alagamento dessas áreas e a conseqüente perda da biodiversidade local”. Em seguida destaca-se o etanol extraído da cana-de-açúcar como fonte alternativa de energia. Em menor escala, mas com formidável potencial a energia solar, eólica e biomassa são fontes alternativas promissoras, já que reduzem o potencial poluidor, além de causarem impactos ambientais menores. Dentre as fontes de energia alternativa da biomassa, enquadra-se a utilização do biogás proveniente da decomposição anaeróbica de resíduos em aterros sanitários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (303 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com