TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Scrum - Pesquisa

Por:   •  23/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

SCRUM

O QUE É E COMO APLICAR

Para começarmos um Scrum, expõe-se o que é o método e no que se baseia:

Scrum é, em suma, uma ferramenta para aceleração de projetos e desenvolvimento do grupo e da própria agilidade para desenvolver o projeto.

O objetivo de um Scrum, ele visa executar projetos em tempos determinados, com um acompanhamento desenvolvendo todo o processo, tendo em vista que Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software, ou seja, um modo fácil de organizar tarefas complexas.

O primeiro pilar do Scrum é a transparência (os resultados devem ser visíveis para quem os executa).

O segundo pilar é a inspeção (com uma determinada periodicidade para evitar variações indesejáveis).

O terceiro pilar é a adaptação (realizar os ajustes na plataforma o mais rápido possível, a fim de minimizar os possíveis danos futuros).

Para ser realizado o Scrum é necessário dividir a equipe em 3:

Product Owner: É quem tem o conhecimento do produto, com personalidade de liderança, responsável por decidir os recursos, ordem e funcionalidades do produto. E principalmente deve colocar metas, para que a equipe tenha noção no que a ela deve alcançar no projeto.

Scrum Master: Ele detém o conhecimento sobre o SCRUM, cabe a ele exercer um papel de coach e facilitador, cabe a ele ajudar a equipe a desenvolver sua própria abordagem do scrum.

Dev Team: É o time, a equipe que vai executar o projeto, tendo autonomia nas decisões tendo em vista alcançar a meta do produto, colocada pelo product owner.

VALE LEMBRAR: NÃO EXISTE UM CHEFE, OU UMA PESSOA ACIMA DE NINGUEM.

Quanto à execução do método Scrum:

Planejamento Sprint: reunião para definir como o trabalho será executado, e planejar de que forma ele será executado. Tudo será alinhado no planejamento Sprint.

Product Backlog: aqui o Product Owner, aquele que tem o conhecimento sobre o produto, coloca a visão dele, sobre o que ele quer criar, determinando e gerindo a sequência do trabalho e definindo as prioridades. PB é uma lista de prioridades do trabalho recebido. Esse documento fica em constante alteração, tanto na exclusão quanto no acréscimo de tarefas e informações.

Sprint Planning: determinar quais são os subconjuntos mais imprtantes do Product Backlog, escolhendo quais afazeres devem ser priorizados. O planejamento não dura mais que 8 horas, mesmo nos Sprints mais longos.

Sprint: ciclos temporais, que têm duração pré-determinada, com início e fim fixos, que alcancem, no máximo, um mês/com duração determinada, normalmente de 2 a 4 semanas para realizar o projeto. Todo Sprint tem seu objetivo e seu tempo a ser concluído.

Daily Scrum: reuniões diárias de trabalho realizadas durante o processo para acompanhar de perto o desenvolvimento da execução do trabalho, com duração igual ou inferior a 15 minutos movidas por perguntas básicas da reunião: o que fiz ontem ajudou o time a atingir a meta do Sprint?

Definition of done: documento que revela quando e como uma parte pode ser declarada como concluída

Sprint Review: reunião informal que visa a colaboração e sugestão dos membros

Sprint Retrospective: reunião informal, de modo a fazer uma auto-avaliação individual do processo.

Assim é, de certa maneira, uma forma de reaproveitar o trabalho que outras pessoas criaram, a fim de agilizar novos processos e gerar celeridade na empresa para que ela produza cada vez mais e estimule a atividade de todo o grupo.

Desse modo, percebe-se uma proximidade entre SCRUM e FRAMEWORK (conjunto de classes já implementadas e testadas, de modo a tornar as tarefas do dia a dia mias rápidas e eficientes), tendo em vista que os valores, princípios e práticas do Scrum são os principais componentes estruturais da atividade, logo, não se pode ignorar ou mudar radicalmente o princípio, o valor ou a prática, sem um grande risco de colapso.

Framework pode ser, também, um conjunto de regras para resolver determinados problemas para melhorar a qualidade e a eficiência dos projetos desde o chamado de um cliente até a resolução final do problema.

Como aplicar o Scrum:

Kanban:

O sistema Kanban pode complementar o Scrum porque ele ilustra um dos princípios desse framework (da transparência) devido ao fato de ser um sistema físico, mais especificamente um quadro, em que se organizam cartões, que por sua vez são atividades.

Cartões coloridos: facilitam a memorização das diversas atividades de uma empresa.

O Kanban também atua de forma gradativa, é o desenvolvimento por estágios, que possibilita a ocorrência de adaptações seletivas, por priorizarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com