TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segundo a AMPRO (Associação de Marketing Promocional)

Por:   •  20/11/2016  •  Abstract  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo a AMPRO (Associação de Marketing Promocional) após revisar as teorias didáticas referentes ao Marketing Promocional, com o objetivo de unificar e atualizar o tema deu-lhe um novo conceito, atribuindo agora à seguinte definição:

"Marketing promocional é comunicação de marca com o objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos ou serviços". (AMPRO - Associação de Marketing Promocional, 2011)

Nota-se através da definição dada pela associação que o marketing promocional é uma parte de um processo onde se envolve várias técnicas de marketing para influenciar na decisão de opção de compra dos consumidores por meio da divulgação da sua marca.

Especialista da área de marketing, Mário Persona (2008) em entrevista, afirma o desígnio atrelado a esse novo conceito:

O objetivo do Marketing Promocional é criar uma estratégia que leve o cliente a tomar uma decisão de compra para um produto ou serviço. Ao contrário do marketing institucional, que ajuda o cliente a conhecer a empresa, a marca ou o produto, o promocional tem por objetivo levar o cliente a uma ação, de preferência de compra. (PERSONA, 2008, p.1)

Visto que a função do marketing promocional é convencer os consumidores a optarem por determinado produtos ou serviços de uma marca, é preciso conhecer quais métodos tem sido utilizado para alcançar esses objetivos. Em relação a isso Costa e Crescitelli (2007) citam:

A promoção de vendas e o merchandising, ferramentas que compõem o marketing promocional, são duas estratégias de marketing e comunicação, de grande efeito no processo de persuasão e de estimulo à venda e à compra de produtos/serviços. Durante muito longo tempo elas foram vistas como instrumentos mercadológicos aplicados somente para induzir...67-68

A conceituação de Barbosa (2008, p. 01) confirma de uma forma prática o que foi dito anteriormente por Costa e Crescitelli:

As Ferramentas do Marketing Promocional aplicam-se a todas as técnicas, meios e instrumentos utilizados pelo marketing promocional, em todos os níveis, referindo-se a todas e quaisquer campanhas que envolvam: promoções com distribuição gratuita de prêmios, através de concursos, sorteios, vales-brindes ou operações semelhantes, ações constituídas de ofertas, descontos, liquidações, trocas, coleções, amostras grátis, brindes, vendas condicionadas com quaisquer itens acoplados a produtos, prêmios, ações de demonstrações, degustações e amostragens.

PERSONA, Mário. Marketing Promocional. Entrevista concedida a Revista Sincipeças em 09 mai.2008. Disponível em: http://www.mariopersona.com.br/entrevista_revista_sincopeças.html. Acesso em: 20 jul. 2012.

AMPRO - Associação de Marketing Promocional. Sobre Marketing Promocional. 2012. Disponível em: http://www.ampro.com.br/conteudo/?n=1&id=55. Acesso em: 26 jul. 2012.

      O administrador de marketing estabelece as metas e objetivos da estratégia promocional da empresa de acordo com os objetivos gerais e as metas de marketing da organização. Com base nesses objetivos, os vários elementos da estratégia – venda pessoal,propaganda, promoção de vendas, publicidade e relações publicas- são formulados num plano promocional coordenado. Este se torna parte integrante da estratégia global de marketing da empresa para atingir seus segmentos de mercado selecionados. Os mecanismos de feedback, icluindo a pesquisa de mercado e os relatórios de campo, completam o sistema ao identificar quaisquer desvios do plano original e sugerir aperfeiçoamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (365.7 Kb)   docx (344.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com