TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PROMOCIONAL COMO FERRAMENTA PARA AUMENTAR AS VENDAS NO COMÉRCIO VAREJISTA

Por:   •  19/11/2019  •  Artigo  •  4.356 Palavras (18 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PROMOCIONAL COMO FERRAMENTA PARA AUMENTAR AS VENDAS NO COMÉRCIO VAREJISTA

Janaína Cristina de Lima Santos[1]

Carla Diogenes[2]

RESUMO

O cenário do mercado varejista apresenta duas contrapartidas interessantes, a primeira delas é o fato de ser uma das áreas que mais cresce nos últimos anos, e por outro lado a realidade de enfrentar grandes dificuldades para aumentar as vendas e consolidar seus clientes, diante de problemas políticos e econômicos que nosso país enfrenta. Para auxiliar o gestor, nessa grande tarefa de aumentar as vendas, apresenta-se como o objetivo geral desse trabalho, conceituar e especificar o marketing promocional, que abrange meios de promoções eficazes que podem ser aplicados no varejo, sendo estes utilizados da maneira correta, com planejamento e controle poderá trazer resultados mais que esperados, dessa forma oferece um leque de opções para que os gestores atuem no marketing com uma divulgação que age de forma exclusiva. Essa ferramenta oferece uma infinidade de opções que podem ser utilizadas em vários ramos, todas as opções tem como objetivo macro e imprescindível, cativar o consumidor e fazê-lo adquirir o produto desejado, efetivando sua aquisição. Para o desenvolvimento do presente trabalho foram consultadas fontes como: Ferraciú (2007), Leão (2018), Pancrázio (2000), Sampaio (1997), Shimp (2001), e Silva (2010), tais autores trouxeram as perspectivas de todo o tema abordado de forma clara, simples e objetiva, favorecendo a elaboração desse artigo, pode-se concluir que o marketing promocional pode trazer resultados surpreendentes para o comércio, tendo o poder de impulsionar a venda a partir da emoção que gera nos consumidores, trazendo resultados inovadores, fidelizando clientes, garantindo prosperidade e eficácia para o comércio.

Palavras-chave: Varejo. Promoção. Venda. Consolidação. Consumidor

1 INTRODUÇÃO

O estudo do varejo no cenário econômico brasileiro está cada vez mais em destaque, sendo reconhecido como o maior gerador de empregos do País. Essa forma de venda garante um atendimento pessoal, verbal e personalizado entre vendedor e consumidor, resultando em uma venda direta que proporciona ao cliente, tirar todas suas dúvidas sobre o produto a ser adquirido já no ato na compra.

Apesar do crescimento constante, esse mercado ainda apresenta momentos de fragilidade, em virtude de problemas econômicos e políticos, o que nos leva a reflexão, de qual a melhor maneira de garantir estabilidade no varejo, ultrapassando as barreiras das crises financeiras que nosso país apresenta? Como aumentar as expectativas de vendas num mercado onde a compra da internet está cada mais avançada?

A partir dessa perspectiva o presente trabalho tem como meta apresentar a importância do marketing promocional como ferramenta para aumentar as vendas no mercado varejista, para chegar nessa resposta, apresenta-se os objetivos desse estudo: identificar os meios de comunicação no varejo utilizados nos dias de hoje; relatar o significado do marketing promocional e toda sua abrangência como ferramenta de vendas; e, analisar como o marketing promocional pode impactar nas vendas no comércio varejista.

Tendo em vista a grande dificuldade para atingir a competitividade no varejo e obter resultados eficientes, com clientes satisfeitos, este trabalho tratará de buscar a solução para conhecer melhor os consumidores, e entender suas expectativas na procura pelos seus produtos. 

Para tanto, serão abordados, inicialmente, os principais meios de comunicação, para conhecermos todas as opções vigentes para o varejo, com intuito de analisarmos quais deles poderão ser aplicadas no marketing promocional.

Em seguida, será apresentado o conceito do marketing promocional, e toda sua abordagem no contexto varejista, destacando suas propriedades e benefícios para o comércio.

Por fim, há a descrição de como essa ferramenta poderá ser um diferencial na escolha dos empreendedores varejistas para melhorar suas vendas, e garantir um maior número de vendas.

2 MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO VAREJO

A comunicação segundo (SAMPAIO,1997) é o meio utilizado para que uma mensagem seja transmitida, é a forma que o ser humano desfruta para se relacionar com a sociedade, sem dúvida é o processo mais antigo utilizado pelos indivíduos, nesse caso no mercado corporativo não seria diferente.

Dentro do processo de gestão de uma empresa, a comunicação deve ser bem clara, objetiva e eficiente, o gestor deve procurar os meios que vão facilitar o processo da comunicação, pensado sempre no seu público-alvo.

No varejo, os meios de comunicação têm uma função de direção específica ao consumidor, essa comunicação pode ser realizada de diversas formas, segue as mais relevantes citadas por (SAMPAIO, 1997):

  • Escritos: Utiliza a comunicação de forma escrita para realizar a divulgação dos conteúdos do seu produto para os seus clientes, dentro desses grupos temos as correspondências, malas-diretas, manuais, publicações, relatórios e periódicos. Dentro do varejo as formas escritas mais utilizadas são panfletos, placas e cartazes;
  • Orais: Seria o contrato pessoal transmitido oralmente para outra pessoa, como por exemplo em reuniões, palestras, congressos, entrevistas, telefone, entre outros. A comunicação oral faz parte das ações de varejo, normalmente utilizada para chamar atenção para algum produto ou ação específica que esteja acontecendo. É o caso de locutores que avisam sobre as ofertas ou concursos que estejam em andamento;
  • Aproximativos: É a comunicação realizada em locais que mantêm relação com o público-alvo, é mais comum para manter a relação com os consumidores ou para promover o início do relacionamento entre empresa-cliente. Esse tipo de comunicação é uma estratégia da empresa para um contato mais estreito com os clientes, podemos destacar como as seguintes ações para classificar melhor esse tipo de comunicação: visitas, eventos, concursos, comemorações, bolsas de estudo, donativos, feira de exposições, degustações, desfiles, feira de exposições, entre outros. Dentro dos aproximados estão a maior estratégia das promoções de vendas, sendo um dos meios mais fortes dentro do marketing a ser aplicado no varejo;
  • Audiovisual: Este meio de comunicação, tem como seu aliado a tecnologia com intuito de melhorar a comunicação, pode ser usado filmes e vídeos para propagar os produtos, dessa forma as informações são passadas de forma atrativa aos olhos do consumidor, já no varejo o audiovisual fica exclusivamente aparado nas vitrines, que servem para chamar atenção dos clientes ao passarem em frente da loja;

  1. Meios de comunicação auxiliares

Esses meios de comunicação, são todos os demais tipos utilizados para ajudar nos projetos de comunicação, dentro dos todos os outros meios já citados. Eles são divididos em visuais, auditivos e audiovisuais, segue abaixo um relato de cada um deles (SAMPAIO, 1997):

  1. Visuais

Utilizam as informações de forma estática, tais como gráficos, marcas, bandeiras, fotografias, diagramas, gravaturas etc. Esses auxiliares podem ser expostos individualmente, como é o caso de gravuras ou desenhos de produtos em projetos publicitários (impressão e exposição em papel) ou projetados por meio de projetores multimídia, compondo apresentações. Um exemplo é uma apresentação de resultados de projetos de engenharia. O uso e a escolha de meios visuais dependerão fundamentalmente da mensagem que se deseja transmitir à audiência, bem como do seu perfil. Atualmente, existe uma tendência em explorar a transmissão de mensagens visuais, principalmente pela rapidez com que essas informações podem ser transmitidas. Entretanto, é preciso cuidado na utilização de imagens, pois se não forem devidamente contextualizadas podem gerar interpretações errôneas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com