TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do trabalho em Postos de Combustíveis

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.557 Palavras (35 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 35

Faculdades do Descobrimento – Facdesco Departamento de Administração[pic 1]

.

Higiene e Segurança do trabalho em Postos Revendedores de Combustíveis:

Um estudo de caso.

Santa Cruz Cabrália

2010

.

Higiene e Segurança do trabalho em Postos Revendedores de Combustíveis:

Um estudo de caso.

Trabalho apresentado à disciplina de Administração da Produção, sob orientação da docente Neide Vicente, como requisito parcial para obtenção de nota no 5º semestre de Administração Geral, nesta instituição.

Santa Cruz Cabrália

2010

Resumo

Este trabalho teve por finalidade a análise qualitativa dos riscos pertinentes em postos revendedores de combustíveis. A pesquisa foi sub dividida, sendo um parte teórica, revisão literária,  contendo informações sobre segurança e higiene do trabalho, seus equipamentos de segurança individual e coletivo, e a outra parte consistiu em um estudo de caso em dois postos revendedores de combustíveis, com intuito de analisar a existência de risco de acidentes e suas precauções. Constatou-se que a maioria dos acidentes que ocorrem com os colaboradores é devido a falta de treinamento, ou seja, falta de conhecimento dos métodos de segurança no trabalho, e outros por apenas imprudência por parte dos mesmos. O trabalho evidencia a importância da utilização de métodos que garantam a segurança e higiene dentro da empresa, isto é importante não apenas para os colaboradores de uma empresa, mas também para toda a sociedade, pois segurança e higiene são de fundamental importância para todos os seres humanos. E devido aos enormes riscos existentes, é necessária maior atenção ao destino final das substâncias que possam danificar a vida humana e ecológica.

Sumário

1.        Introdução        5

2.        Segurança e higiene no trabalho        6

2.1.        Comissão Interna de Prevenção de Acidente – CIPA        8

2.1.1.        Da Constituição        8

2.1.2.        Da Organização        9

2.2.        Atividades insalubres ou perigosas        11

2.3.        Acidente de trabalho        14

2.4.        Causas de acidente        16

2.4.1.        Regras básicas na investigação de acidentes:        16

2.5.        Mecanismo de proteção        18

3.        Estudo de caso        21

3.1.        Auto Posto 1500        22

3.2.        Posto Asa Branca        23

4.        Conclusão e Recomendações        24

5.        Referencias        27

6.        Anexos        29

  1. Introdução

Diante dos grandes avanços tecnológicos, e a globalização e competitividade que as organizações estão envolvidas, as mesmas acabam por exigirem muito mais de seus colaboradores, onde encontram-se obrigados a cumprir longas jornadas de trabalho, ou seja, mais tempo dentro dos escritórios, industrias, lojas e etc., Entretanto, surge a questão: será que estas organizações oferecem  ambientes de trabalhos adequados e com segurança, e se realmente encontram-se coerente ao esforço empregado do colaborador. Desta forma, é de suma importância que a higiene e a segurança, que são duas atividades que estão intimamente relacionadas, estejam presentes para garantir condições que permitam um bom desempenho do colaborador.

Os colaboradores, independentemente de seu cargo, são responsáveis pela realização segura e correta de suas atribuições diárias. Agindo assim, preservarão a sua integridade física, e dos demais colaboradores da empresa. A Segurança e Higiene do trabalho iniciam a partir da atitude do próprio colaborador, porém cabe a empresa informá-lo e capacitá-lo, mediante cursos, palestras e textos elucidativos.

O presente trabalho, além da apresentação conceitual teórica da segurança e higiene no trabalho, dos sistemas de segurança individuais e coletivos, das causas de acidentes de trabalho etc. Irá exibir um estudo realizado em duas empresas de atuação no mesmo ramo, postos revendedores de combustíveis. Segundo a Resolução CONAMA[1] 273/00 compreende-se por Posto Revendedor de Combustíveis (PRC):

[..] a instalação onde se exerce a atividade de revenda varejista de combustíveis líquidos derivados de petróleo, álcool combustível e outros combustíveis automotivos, dispondo de equipamentos e sistemas para armazenamento de combustíveis automotivos e equipamentos medidores.

Assim tem-se como objetivo, através de pesquisas de campo quali-quantitativas, identificar e analisar a particularidade das empresas, em seus aspectos de segurança e higiene do trabalho, se vem a gozar da utilização dos métodos que serão citados na revisão literária, e se os mesmos trazem benefícios para a empresa e seus colaboradores.

  1. Segurança e higiene no trabalho

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.5 Kb)   pdf (258.3 Kb)   docx (64.7 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com