TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinopse Crítica 2- Michael Reed

Por:   •  16/9/2019  •  Resenha  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade de Brasília

Departamento de Administração

Aluno(a): Anna Carolina da Silva Góis

Matrícula: 18/0062450

Sinopse Crítica – Textos Teóricos

Autor(es) do texto

Michael Reed

Ano

1999

Titulo

Teoria Organizacional: um Campo Historicamente Contestado

Fonte (Livro, revista, jornal)

Handbook de estudos organizacionais Vol. 1.

Editor (a)

Atlas

Local

São Paulo

Qtdade Páginas

31  

Objetivos do Texto

Apresentar a Teorização Organizacional relacionando-a com teorias organizacionais, através de uma perspectiva histórica.

Idéias Principais

  • Ciência Normal VS Ciência Revolucionária: o autor cita Kuhn, e especifica cada uma destas ciências. A ciência normal é dominada pela atividade de resolver problemas e por programas de pesquisa incremental; já a Ciência Revolucionária ocorre quando os “pressupostos comuns” sobre o objeto de estudo, os modelos de interpretação e o próprio conhecimento estão expostos a crítica e a reavaliação contínuas.
  • Teorias Organizacionais: Conservacionistas VS Relativistas e o contexto social em que cada uma dessas teorias surgem, utilizando ramificações e exemplificações destas.
  • A partir desse ponto, o autor apresenta 6 estruturas narrativas, e cada uma delas contribui e participa para a formação dos espaços intelectuais contestados, abertos por esse debate.
  • Racionalidade: foco direcionado à ordem.
  • Integração: direcionado ao consenso/cooperação.
  • Mercado: lidam com movimentos cíclicos dentro do próprio contexto socioeconômico, político e ideológico do qual fazem parte, no entanto, permanecem negligentes quanto à questão das estruturas e lutas de poder dentro das organizações, por meio das quais estas respondem a pressões econômicas supostamente “objetivas” e “neutras”.
  • Poder: modelo de poder em análise organizacional é fundamentado na sociologia de dominação de Weber e na análise da burocracia e burocratização que derivam de seu trabalho.
  • Conhecimento: foco no controle que se obtém através deste.
  • Justiça: A narrativa estruturada/ analítica sobre justiça e democracia organizacional busca reconectar o estudo dos discursos e das práticas localmente contextualizados com ordens de poder, de autoridade e de controle institucionalizados, que têm racionalidade social e dinâmica histórica específicas.
  • Pontos de Interseção: nesse momento o autor apresenta os temas interconectados constituintes da “espinha dorsal de análise” das 6 narrativas apresentadas anteriormente. São eles: O debate atuação/estrutura; O debate construtivista/positivista; O debate local/global; e O debate individualista/coletivista.
  • Pontos de Exclusão: Diz quais os temas cruciais para a “agenda latente” na análise organizacional. São eles:

- A questão de Gênero e suas implicações para o modo pelo qual conceituamos, analisamos e praticamos a organização;

- Etnicidade e Raça e sua relevância para o nosso entendimento da desigualdade organizacional;

- O assunto da Tecnociência e seu potencial para transformar as estruturas organizacional e os meios teóricos por meio dos quais elas são intelectualmente abordadas; e

- O Processo de Desenvolvimento e Subdesenvolvimento Global e seus impactos em formas de controle e administração das organizações e instituições em todo o mundo.

  • Por fim, uma breve narrativa sobre o futuro teórico e a proposta implícita do capítulo analisado, que é sugerir que os teóricos organizacionais desenvolveram e continuarão a desenvolver uma rede de debates críticos internos e externos às tradições narrativas, que irão indelevelmente conformar a evolução do campo. O autor ainda diz que se o capitulo tiver fornecido alguma contribuição para avançar o debate sobre os temas abordados de forma historicamente mais informada e intelectualmente mais coerente, ele terá cumprido o seu papel.

Suas Críticas e Contribuições

O texto pode ser considerado como uma versão 2.0 da TGA, pois desempenha uma função idêntica à da TGA “original” e abrange uma maior quantidade de teorias e assuntos, sendo muito bem condensado e estruturado, por conta do embasamento conciso e contextualização histórica precisa e explicativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (322.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com