TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Operacional Ubunto

Por:   •  22/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

O que é Mix de Marketing?

Mix de marketing é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para alcançar seus objetivos com o público-alvo. Consiste em tudo o que a empresa precisa fazer para influenciar a demanda de seu produto.

Sucesso se escreve com P..!!

Você pode estar se perguntando: “Como assim sucesso se escreve com P?”. Calma! É simples. Não se alcança o sucesso em marketing sem a combinação de 4 P’s:

Em 1960 um professor chamado Jerome McCarthy, suregiu que o mix de marketing incluísse 4 quatro Ps: produto, preço, ponto de venda e promoção. A combinação destes elementos tem um papel essencial para promover e vender produtos e serviços aos clientes.

O mix de marketing pode ser explicado utilizando os 5 Ps do marketing. Conhecendo os 5 Ps você poderá entender e aplicar esse mix que é essencial para o sucesso do marketing na sua empresa.

Os 5 P’s do Mix Marketing

Inicialmente, a literatura do Marketing consagrou os 4 P’s, que eram os elementos do Mix Marketing, hoje em dia algumas empresas acrescentaram mais um P

Produto – Os produtos ou serviços oferecidos ao cliente: design, funcionalidade, diferencial e benefícios que oferecem. Este é o P mais importante, afinal de contas, o que conta no final é o produto.

Preço – Definição do preço do produto ou serviço, o qual deve combinar competitividade e lucro. O preço hoje em dia é definido pelo mercado – se o seu produto tem competição, o mercado vai definir o seu preço.  É importante que além do preço,haja uma percepção do valor que o seu produto está agregando por este preço.

Ponto de venda (também chamado de distribuição) – Onde são vendidos os produtos e/ou serviços e como disponibiliza estes aos clientes. A parte de vendas precisa decidir como tornar seus bens disponíveis para o mercado-alvo. As duas opções são vender os bens diretamente ou vendê-los por meio de intermediários. Em determinados setores, encontram-se as duas opções de distribuição.

Propaganda (ou promoção) – Os métodos utilizados para comunicar as características e benefícios dos produtos ou serviços para o público-alvo.

A promoção é essencial ao marketing. Na verdade, muitas pessoas pensam que marketing é promoção, ou propaganda; mas a propaganda é apenas uma face do marketing. promoção, abrange todas as ferramentas de comunicação que veiculam determinada mensagem para o público-alvo. 

As ferramentas recaem em cinco categorias amplas:

• Publicidade

Publicidade é a ferramenta mais poderosa para a construção do conhecimento sobre uma empresa, produto, serviço ou ideia. No custo por milhares de pessoas atingidas, a publicidade é difícil de ser ultrapassada. Se os anúncios forem também criativos, a campanha publicitária poderá formar a imagem e, em certa medida, até a preferência ou, no mínimo, a aceitação da marca.

• Promoção de vendas

A maior parte da publicidade não gera vendas imediatamente. A publicidade trabalha sobre a mente, e não sobre o comportamento. A promoção de vendas é que opera sobre o comportamento.

“Segundo Kotler A promoção de vendas, que abrange um conjunto diversificado de incentivos, está ficando descontrolada. Empresas de bens de consumo, que costumavam gastar cerca de 30% do orçamento promocional total em promoções de vendas, com frequência gastam 70%”.

• Relações públicas

Relações públicas, como a promoção de vendas, é um recurso que abrange um amplo conjunto de ferramentas. Pode ser relativamente eficiente, embora tenda a ser subutilizada na promoção de produtos e serviços. Um dos motivos é que as relações públicas de uma empresa ficam em geral em um departamento próprio, lidando não somente com as relações do marketing, mas também de finanças, recursos humanos, com o poder público etc.

• Força de vendas

Uma das ferramentas de comunicação de marketing mais onerosas é a força de vendas da empresa, sobretudo quando em campo, viajando muito e gastando tempo considerável na busca de clientes em potencial e na manutenção da satisfação dos clientes existentes.

• Marketing direto

Os mercados atuais dividem-se em grupos menores, os minimercados. Em consequência disto, surgem meios mais especializados. Há uma explosão da quantidade de revistas disponíveis, cada uma idealizada para veicular anúncios e material editorial para um grupo específico de clientes. Os avanços em TVs, redes a cabo e transmissão via satélite levam à expansão dos canais disponíveis, com a possibilidade de chegarem a ser centenas em um futuro não tão distante. Não apenas os segmentos e os nichos podem ser atingidos de modo mais eficiente, como também os indivíduos, ''segmentos de uma única pessoa'', como resultado do marketing com banco de dados. Diversas empresas possuem bancos de dados específicos, que abrangem os perfis de milhares, ou milhões, de clientes existentes e clientes em potencial.

O Quinto Elemento P: pessoas

Empreendedores de sucesso amam o que fazem e esse amor toca toda a sua equipe. É esse encantamento das pessoas que dá alma aos 4 P’s. É ele que vai fazer toda a engrenagem funcionar com êxito e transmitir verdade aos clientes. Muitas vezes, é o nível de serviço, a experiência e as habilidades dos profissionais de uma equipe que diferenciam uma empresa dos seus concorrentes.

Um programa de marketing eficaz combina todos os elementos do mix de marketing em um programa integrado, desenvolvido para alcançar os objetivos do marketing por meio da entrega de valor aos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com