TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Pesquisas Acadêmicas: Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.080 Palavras (17 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 17

A construção desta ATPS tem como objetivo elencar e descrever alguns conceitos relacionados à atividade logística e como esta atividade pode ser compreendida e implementada na forma de organização.

Observamos uma conceituação moderna em que administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização.

Finalizando o artigo concluí-se o estudo deixando clara a importância da estratégia logística, fazendo uma comparação histórica das atividades em uma organização, chegando à forma de se organizar e pensar do Just-in-time.1 - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NA EMPRESA

No capítulo 1 podemos analizar inicialmente a exposição da importância de bem gerir os materiais, ferramentas manuais e ferramental no processo produtivo e a gestão de tais recursos com o objetivo de minimizar desperdícios. Observamos os Recursos à

disposição da empresas: materiais, patrimoniais, de capital ou financeiros. Olharemos apenas os dois primeiros – materiais e patrimoniais.

A Administração do recurso materiais engloba a sequência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e em sua distribuição ao consumidor final.

A Administração de recursos patrimoniais trata da sequência de operações que tem início na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manuntenção ou alienação, quando for o caso.

O PLT ainda cita os clássicos fatores de produção – capital, terra ( ou natureza) e trabalho – como recursos e, como tal, devem ser administrados. E também é notável considerar como fator de produção os recursos tecnológicos em uma empresa onde ela é o corpo de conhecimentos com o qual a empresa conta para produzir produtos ou serviços. Sendo assim, temos de gerir o conhecimento dentro das empresas, saber como ele é adquirido, como se aprimora e como é transmitido, aplicado e preservado.

O conhecimento como parte da cultura da empresa não é de forma ilimitado e tão abrangente em todos os campos. Fala-se na learning organization, ou organização que aprende, no qual utilizam as experiências do cotidiano como

fonte de feedback possibilitando acertos de rumo em função de novos conhecimentos adquiridos.

Nota-se que nos recursos tecnológicos o ciclo PDCA é uma forma de agir que resume de maneira simples o ciclo de renovação e acumulação. Eles devem ser planejados (P), desenvolvidos ou adquiridos (D), controlados (C) e ter Ações (A) sobre eles tomadas de acordo com as informações geradas interna ou externamente à empresa.

Fonte: Aula 10. Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Após análise sobre os recursos materiais e patrimoniais retirados das indicações bibliográficas para compor essa primeira etapa, damos continuidade com um estudo sobre a empresa Pirelli e sua administração dos materiais.

Empresa: Pirelli

A coleta de dados foi feita através dos resultados apresentados pela empresa em seus indicadores de desempenho, segundo Morilhas (2007). A coleta de dados foi o almoxarifado de matéria-prima da empresa.

No almoxarifado os dados sobre materiais são inseridos de forma a seguirem por toda a empresa sendo adicionados dados de produção, finanças, etc. Toda a gestão de materiais é feita com auxilio do que ajuda na gestão de estoques tanto utilização quanto previsão de consumo, sistema First in, First off (FIFO). A partir do almoxarifado são coletados dados no departamento financeiro, nas áreas de chão de fábrica, departamento de pessoal, Recursos Humanos e por fim na Logística. Para Davenport (1994), a principal

questão a se considerar quando se refere a sistemas ERP é a integração, pois as informações e processos atravessam diversos departamentos da empresa.

A Pirelli Pneus apresenta a utilização do software R/3 e após adaptação resultou em na implementação de ERP. O R\3 apresenta características importantes: base de dados comum, a atualização automática do banco de dados, a alimentação com dados de várias áreas de forma simultânea e integridade dos dados. O R\3 tem suporte para múltiplos idiomas, múltiplas moedas, funcionalidades especificas por país e capacidade de gestão global. Para atender as demandas do mercado as áreas de Suprimentos e Controle de Materiais são imprescindíveis para os custos da empresa,. No módulo de suprimentos e administração de materiais o SAP R\3 é fundamental para o gerenciamento de compras, estoques, serviços, faturas, avaliação dos fornecedores. O módulo de Suprimentos e Materiais está dividido em alguns submódulos principais: Compras, Gestão de Inventário, Planejamento de necessidades de Consumo e Gestão de Serviços.

Observa-se uma união entre Compras e Gestão de Estoques onde parte dos pedidos, principalmente de matérias primas são feitos pela área de gestão de materiais e não pelo departamento de compras. O controlador de estoque das matérias primas é quem abre as requisições pelo sistema R\3, coloca o contrato específico para aquele fornecedor e o item do contrato que

representa aquele material. Após essa etapa se junta às requisições em um pedido, que após ser salvo gera um arquivo que é enviado ao fornecedor orientando sobre prazos e quantidades a serem fornecidas assim como dados pré-estabelecidos no próprio contrato. O departamento de compras estabelece juntos aos fornecedores as bases para a aquisição dos materiais.

É extremamente importante o Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP). A função do MRP é garantir o abastecimento de matéria prima na linha produtiva e estabelecer previsões de necessidades de materiais. O MRP tem ligação com cinco áreas principais da organização e presentes no SAP R\3: Vendas, Logística, Engenharia, Industrial, Suprimentos. Podemos ver na prática no processo do MRP a fabricação de um pneu da linha radial da Pirelli que é composto por matérias-primas como fios de aço, cordas metálicas, borrachas sintéticas, ingredientes, negro de fumo, etc. Nesse momento os almoxarifados e controladores de estoque contam com o MRP como um grande parceiro no gerenciamento dos materiais em fábrica. Todos são os que garantem que o que chega dos fornecedores é recebido nas condições certas e são entregues à produção nas quantidades corretas declaradas no sistema.

O gerenciamento de recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com