TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Trabalho Universitário: SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  1.124 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Curitiba, novembro 2013

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Trabalho apresentado para obtenção da nota parcial da disciplina de Prointer II Relatório Parcial, do curso de Tecnologia em Recursos Humanos,

Orientação:

Curitiba, novembro de 2013.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se da primeira etapa relacionada a pesquisa onde nos mostrará se há possibilidade de elaborar e implantar um projeto experimental voltado ao planejamento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa H. Oliveira Centro Automotivo Ltda.-ME. Há, inicialmente, um breve relato sobre a empresa, sua missão, valores, objetivos, seus produtos e serviços, sua política ambiental. Foi feita pesquisa de campo com investigação da empresa para averiguar seus processos produtivos/serviços, e se os mesmos estão em conformidade com as políticas ambientais. E, também, os resultados alcançados do levantamento dos pontos fortes e fracos e análise swot. Nesta primeira etapa o relatório de conclusão irá mostrar a viabilidade ou não do projeto e os motivos e fatores influenciadores nesta decisão.

1.

1.1 O Cenário e o Negócio.

Nos últimos anos o aumento no número de veículos automotores no Brasil foi 10 vezes maior do que o aumento da sua população: enquanto a população aumentou em 12,2% numa década, o aumento do número de veículos motorizados foi de 138,6%. Segundo dados disponibilizados pelo Denatran o país terminou o ano de 2012 com mais de 50,2 milhões de automóveis e 19,9 milhões de motos. Esse aumento da frota de veículos é resultado do modelo rodoviarista que caracteriza historicamente a política de mobilidade no Brasil.

Com isso, a taxa de motorização no país (número de automóveis para cada 100 habitantes) passou de 14,2, em 2001, para 22,7 em 2011. Nas quinze principais regiões metropolitanas, essa mesma taxa atingiu 30,4 automóveis para cada 100 habitantes. Em algumas delas, é superior a 40 auto/100hab, são os casos de São Paulo (40 auto/100hab), Florianópolis (41,2 auto/100hab), Campinas (43,2 auto/100hab) e Curitiba (44,9 auto/100hab).

Depois de pesquisa sobre vários tipos de comércios e serviços, observamos que este campo de prestação de serviços no setor automobilístico é um dos que mais cresce no Brasil, e com ele os problemas como a emissão de gases poluentes, aumento no lixo sem o destino adequado como exemplo: pneus e peças usadas descartados em terrenos e no lixão, óleos lubrificantes usados despejados em rios e na rede de esgoto. A destinação correta dos itens descartados pelas empresas deste ramo, irão contribuir consideravelmente para preservação ambiental.

Por estas razões escolhemos para implantar o projeto de Sistema de Gestão Ambiental (SGA), a empresa H. Oliveira Centro Automotivo Ltda. – ME, com nome de fantasia de H3 Auto Center, a qual está ligada diretamente ao setor automobilístico.

A empresa atua desde 2012, e está situada à Avenida Brasília, n. 6900, bairro Capão Raso, na cidade de Curitiba, estado do Paraná. Seu proprietário é Hélio Fernando de Oliveira exercendo o cargo de gerente geral. Sendo o responsável por responder os questionários e prestar as informações. Possui cinco empregados sendo dois mecânicos, um consultor técnico, um instalador de acessórios e um caixa. Os produtos comercializados são pneus, peças de reposição, baterias, suspensão, som automotivo e demais produtos relacionados com o ramo automobilístico. E atua, também, com prestação de serviços de mão de obra em troca de óleo, filtro, rodízio de pneus, alinhamento e balanceamento das rodas, instalação de som, entre outros. Alguns serviços são terceirizados como por exemplo: consertos de rodas, martelinho de ouro, funilaria e pintura de oficina em geral, entre outros. Os principais objetivos perseguidos por seus administradores são: qualidade e preço justo. Qualificação do quadro funcional, ampliação da gama de produtos e serviços, matérias primas diferenciadas, equipamentos e tecnologia são presença constante no nosso cotidiano. Sua visão: ser a maior e melhor empresa do setor de auto Center da região e de Curitiba, respeitando todas as normas ambientais e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de nosso planeta. E seus valores são: ética, confiança, respeito e honestidade. Compromisso com o crescimento e resultados com responsabilidade social e ambiental.

Quadro demonstrativo das Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças:

FORÇAS FRAQUEZAS

Recursos financeiros adequados. Recursos pagos com cheques que podem ser devolvidos.

Mão de obra especializada Rotatividade no quadro de funcionários. Cliente pega confiança no mecânico.

Baixo custo de manutenção e estoque. O proprietário pode pedir o imóvel alugado.

Publicidade e propaganda intensa e constante “boca a boca”. Retorno do capital a médio/longo prazo.

Treinamento constante da equipe gestora e funcionários. Custo alto do aluguel do imóvel.

OPORTUNIDADES AMEAÇAS

Atendimento 24hrs. Assaltos no período da madrugada..

O setor automobilístico cresce de maneira consistente e contínua. Mudança na regulamentação.

Pouca concorrência em Região. Alguma empresa do ramo pode se instalar na Região.

Expansão do mercado em produtos e serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com