TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Informação Gerencial

Por:   •  30/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.414 Palavras (22 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 22

Universidade Federal de Uberlândia

RELATÓRIO TÉCNICO

Uberlândia

2016

  1. INTRODUÇÃO

Será abordada a seguir uma leve teoria sobre sistemas de informação gerencial, em seguida após a apresentação teórica envolvendo SIG, ERP, ERP II, ERP III e WMS, será apresentada aplicação prática, através de um estudo caso, feito juntamente com a empresa Sankhya Gestão de Negócios.

  1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Sistemas de Informação (SI) são considerados um conjunto de partes integradas, que são formados pela informação (dados formatados, imagens, sons e textos livres), pelas tecnologias de informações (compostas por softwares e hardwares), pelos Recursos Humanos (que coletam, armazenam, recuperam, processam, disseminam e utilizam as informações) e, por fim, pelos Procedimentos (métodos e práticas utilizadas para gerar informações). É importante ressaltar que um gerenciamento de informações dentro de uma organização pode propiciar a esta um fator diferencial e positivo num mercado competitivo, pois a torna mais ágil e conectada com as rápidas mudanças.

No início de sua utilização os SI tinham como objetivo a redução dos custos com processos rotineiros através da utilização de computadores para executá-los. Em um momento posterior, com o desenvolvimento da complexidade da tecnologia, os SI se tornaram mais abrangentes com a formação de bancos de dados. Genericamente, os Sistemas de Informações podem ser classificados em:

  • Operacional (SIO): com informações detalhadas;
  • Gerencial (SIG): com informações agrupadas;
  • Estratégico (SIE): com informações relacionadas com os meios ambientes externos e internos.

Um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) baseia-se na utilização de um programa que faz avaliações das informações para usuários com necessidades similares. Eles geram condições para que a informação certa chegue à pessoa certa quando e possibilita uma ação a fim de solucionar algum problema e/ou possibilitar a vantagem competitiva desejada. Os SIG também são conhecidos como sistemas de apoio à Gestão Empresarial (SAGE), Sistemas Gerenciais (SG) ou como Management Information Systems (MIS).

Seu principal objetivo é de auxílio da organização visando alcançar uma maior eficiência. A utilização dessa tecnologia proporciona aos gestores informações que os orientam nas tomadas de decisão e no monitoramento de suas tarefas com foco na área de atuação da organização. O significado e propósito dos SIG dizem respeito ao seu impacto nas decisões e estratégias empresariais (Laudon & Laudon, 2007). A utilização das capacitações técnicas e gerenciais que resultam em inovações de processo, produto, organização da produção e novas formas de comercialização influencia toda a cadeia produtiva e permitirá à empresa sustentar sua posição no mercado.

Os Sistemas de Informações Gerenciais possuem três funções básicas, que são: a de Produção de conhecimento, pois analisam informações de forma rápida e precisa sem precisar de outros procedimentos, a de Resolução de problemas e falhas e, por fim, a de Tomada de Consciência, já que propicia a sensibilização para um problema da organização e o desenvolvimento da consciência da coletividade sobre a sua solução a curto e médio prazo (Carmo & Pontes, 1999).

Entretanto, é preciso destacar outros objetivos empresariais como a excelência operacional, a busca por novos produtos, serviços ou modelos de negócios, o aperfeiçoamento do relacionamento com clientes (visa a fidelidade) e fornecedores (possibilita a redução de custos) e a vantagem competitiva. A excelência operacional está relacionada com um aumento da lucratividade através de resultados melhorados e dos níveis de eficiência e produtividade.

Com relação à tomada de decisões, proporciona um resultado final mais comprometido, sem dados incorretos e não trabalhados e sem suposições. A oportunidade de trabalhar com um processo analítico de bancos de dados melhora as decisões dos gerentes e gestores.  A vantagem competitiva é possível quando os objetivos empresariais previamente definidos são alcançados.

Cada um desses sistemas é constituído de atividades que subsidiam o processo de tomada de decisão nos seguintes níveis:

  1. Definição da estratégia da empresa quando os objetivos, metas, fatores críticos de sucesso, ameaças externas são dimensionadas a partir da coleta e processamento de dados. Nessa etapa é possível buscar informações sobre a concorrência, sobre os clientes, os fornecedores, o mercado, o contexto social e econômico que a organização está inserida, entre outras possibilidades;

  1. Execução, coleta de dados, análise das informações e processamento de dados que objetiva a geração de produtos de informação. O trabalho de coleta, organização, processamento e análise da informação são norteados pela estratégia de negócios e pelos fatores críticos de sucesso da organização. A busca por informações pode ser feita em fontes formais e/ou informais, internas e/ou externas, pois possibilita agregar valor à informação coletada.

Integração pode ser considerada como um feedback que o SIG oferece para a criação de uma organização flexível.

Portanto, os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) fornecem conceitos, metodologias, técnicas e ferramentas para os executivos das organizações tomarem decisões baseadas em informações estratégicas, precisas, atualizadas e em tempo hábil.

  1. ERP – ENTERPRISE RESOURCE PLANNING

O ERP é um software que tem a capacidade de integrar diversos departamentos de uma organização, possibilitando a automação e armazenamento de todos os processos da empresa. Basicamente o ERP é um sistema que busca informações em outros sistemas da empresa, agrupando essas informações em um único local, que nada mais é, do que uma forma de integrar os dados e processos da organização em um único sistema. Esse sistema tem como objetivo integrar diversos níveis funcionais com o armazenamento de informações de diversos setores.

Breve Histórico do Sistema ERP

Em 1946 os mainframes surgem, demandando um consumo elétrico alto e um custo elevado. Depois que a IBM cria seu próprio mainframe, o System/360, diversas outras empresas passaram a desenvolverem seus próprios sistemas e foram esses primeiros mainframes que rodaram os primeiros sistemas de gestão corporativa.

Na década de 70 surge os antecessores do ERP, os chamados MRPs (Material Requirement Planning) esses sistemas surgem com o objetivo de planejar as requisições de material, não controlando apenas o estoque, como era feito nos primeiros mainframes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (425.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com