TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Produção – Tempos Modernos

Por:   •  4/8/2016  •  Resenha  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema de Produção – Tempos Modernos

Alunos: Bárbara Lopes e Jonatham Silva

Questões:

Como o filme contextualiza a mudança no sistema de produção ao longo dos séculos?

Da Pré História até a Idade Moderna, a produção tinha como fim a sobrevivência das pessoas, se baseando na agricultura. Na Idade Contemporânea, diversos fatores contribuíram para o nascimento da era industrial, que trouxe a substituição da força motriz do homem e animal para a máquina.

Nessa época, o homem buscava produzir cada vez em quantidades maiores e menores tempos, buscando a acumulação de riquezas.

O filme mostra a época da revolução industrial, onde o homem era apenas uma “ajuda” para o funcionamento das máquinas e, por isso, deveria acompanhar o seu ritmo. As produções eram em série, empregados realizavam a mesma atividade o dia inteiro, com pouco ou nenhum tempo para descanso, gerando estresse em todos. Os donos das fábricas não se importavam com o bem estar do trabalhadores, preocupando apenas com números de produção. É notável que o sistema de produção mudou bruscamente sem levar em conta sua relação com o trabalhador.

Quais as principais linhas de pensamento e sistematização são apresentadas no filme?

O modo de produção em massa, que propõe produzir o maior volume no menor tempo. Desta forma o trabalho é dividido por etapas do processo produtivo, cada operário se especializa em determinada tarefa e a repete exaustivamente, sendo reprimido de fazer pausas para descanso, vigiado todo o tempo por superiores.

O filme apresenta um linha de pensamento em que o bem estar do trabalhador não importa em momento algum. A indústria busca maneiras de que se produza sempre mais.

A organização de trabalho apresentada pode ser operacionalizada atualmente? Aponte pontos positivos e negativos, contextualizando.

Pode e em alguns casos é operacionalizada dessa maneira, mesmo não sendo a forma mais adequada de interação do homem com a máquina.

Atualmente, ainda existem industrias que insistem nessa forma de produção, e como a maioria das famílias dependem da indústria para seu sustento, muitos trabalhadores se submetem a esse tipo de organização mostrada no filme.

Essa organização facilita a produção de diversos itens em série, criando um padrão e por ser em sequência, facilita o controle do que está sendo produzido. Com determinadas medidas, a produção em série pode ser benéfica para todos, como por exemplo criar uma rotatividade do profissional entre os setores da fábrica, ter um constante acompanhamento de profissionais de saúde, entre outros.

Porém, os pontos negativos são superiores aos positivos, e o maior deles é demonstrado no filme: o adoecimento do profissional. Jornadas longas, trabalhos repetitivos, pressão dos superiores, entre outros causam danos na saúde do trabalhador, gerando assim afastamentos e até aposentadorias precoces. Outro fator que pesa é o aumento de acidentes de trabalho, em decorrência da fadiga causada pela repetição.

É preciso levar em conta os prós e medidas para minimizar os contras antes de implantar o sistema de produção em série.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com