TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de informação

Por:   •  26/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA O SERVIÇO PÚBLICO

PROF.ª ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS

TUT.ª ADRIANNE PAULA VIEIRA DE ANDRADE

A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO V7 PELA SECRETARIA DE TRABALHO HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE CAICÓ-RN.

EVANDRO HENRIQUE ALVES DA COSTA

THALES RANGEL DA COSTA

 

 CAICÓ, RN

2015

1         INTRODUÇÃO

A tecnologia da informação passa a ser desenvolvida e utilizada com o apogeu da globalização, que trouxe transformações na ordem política e econômica mundial visível desde o final do século XX.  Deste modo, a globalização pode ser entendida da seguinte forma:

É a crescente interligação e interdependência entre Estados, organizações e indivíduos do mundo inteiro, não só na esfera das relações económicas, mas também ao nível da interação social e política [...] São os desenvolvimentos tecnológicos que facilitam a comunicação entre pessoas e entre instituições e que facilitam a circulação de pessoas, bens e serviços. (CAMPO; CANAVEZES, 2007, p.10)

Contudo, isso apenas foi possível graças aos grandes avanços tecnológicos, sobretudo do processo revolucionário da Tecnologia da Informação. As inovações nas áreas das telecomunicações e da informática (especialmente com a internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado, por meio do Sistema de Informação.

Deste modo, entende-se por Sistema de Informação (SI), como sendo:

 

Pode ser qualquer combinação organizada de pessoas, hardware, software, rede de comunicação, recursos de dados, e políticas e procedimentos que armazenam, restauram, transformam e disseminam informações em uma organização. (O’BRIEN; MARAKAS, 2013, p. 02).

Além disso, os sistemas de informações envolvem recursos humanos e tecnológicos com o objetivo de capitar, processar e utilizar as informações para benefícios organizacionais.

Neste contexto, o século atual é considerado por estudiosos como a Era da Informação e não é para menos, uma vez que tudo está conectado. Além disso, com a internet podemos comunicar-nos qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo – enviar e receber mensagens – buscar informações; fazer propaganda; pagar e ganhar dinheiro e etc.

  Diante da importância das tecnologias ao longo da história da humanidade e, sobretudo da utilização da tecnologia da informação no modelo atual de mercado econômico empregado nas organizações, será aqui desenvolvida uma pesquisa de campo no Centro Administrativo da cidade de Caicó-RN, com o objetivo de identificar o tipo de Sistema de informação utilizado pela organização, e analisar qual a principal função da utilização desse sistema.

Para tanto, este trabalho será composto por 5 capítulos, o primeiro refere-se justamente a parte introdutória do mesmo, mostrando uma breve contextualização a respeito do tema, os objetivos pretendidos e a estruturação do mesmo.  O segundo capítulo do texto apresenta a caracterização da empresa e entrevistado, informando qual empresa foi escolhida para o desenvolvimento do trabalho. O terceiro trata do desenvolvimento metodológico deste projeto, explicando como foi reunida a parte teórica do estudo e a delimitação dos assuntos norteadores do mesmo. O capítulo 4, o desenvolvimento, irá tratar do feedback obtido por meio das respostas dadas pelo entrevistado.

Por fim, no último capítulo, considerações finais, apontaram para possíveis melhorias apontadas segundo a opinião do entrevistado, que lida diretamente com o sistema de informação da empresa e que poderá abalizar os principais pontos fracos e fortes do sistema que o mesmo trabalha.

2        CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA E ENTREVISTADO

2.1         DADOS DA EMPRESA

        Prefeitura Municipal de Caicó-RN. Centro Administrativo Municipal.

Secretaria de Trabalho Habitação e Assistência Social

Endereço: Av. Cel. Martiniano, 993, Caicó - RN, 59300-000

Telefone:(84) 3417-6547; Site: http://caico.rn.gov.br/

2.2         DADOS DO ENTREVISTADO

        Ricardo Antônio Silva de Araújo.

Operador de Sistema.

E-mail: ricardoaraujo951@bol.com.br

3         METODOLOGIA

O desenvolvimento metodológico deste projeto elucidará por duas vertentes. A primeira refere-se a pesquisa exploratória descritiva. Neste contexto, Roesch conceitua a mesma da seguinte maneira:

A pesquisa exploratória descritiva tem como finalidade tentar conhecer e explicar os fenômenos que ocorrem nas suas mais diferentes manifestações e a maneira como se processam os seus aspetos estruturais e funcionais, a partir de uma série de interrogações. Ele afirma ainda que, pesquisar significa planejar cuidadosamente uma investigação com as normas da Metodologia Científica, tanto em termos de forma como de conteúdo (ROESCH, 1999, p. 118).

 Esta abordagem é totalmente teórica e comina em reunir o conhecimento de autores através de seus trabalhos de publicações em obras bibliográficas como: livros e artigos científicos publicados na comunidade científica, que abordam o assunto Sistemas de Informação.

O segundo método aplicado constituirá na utilização da pesquisa qualitativa por meio da aplicação de um questionário[1]. O método de pesquisa qualitativa segundo Roesch, “tem como objetivo primordial, o conhecimento do significado que os entrevistados atribuem às questões anteriormente supostas pelo pesquisador” (ROESCH, 1999, p. 159).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (444.3 Kb)   docx (205.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com