TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informações Gerenciais

Tese: Sistemas de Informações Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  Tese  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Administração

6ª Série

Sistemas de Informações Gerenciais

Professora: Ma. Mônica Satolani

Professora Presencial: Aline Toledo Arena

Aluno: Kleyton da Costa RA: 193608

23 de Novembro de 2012.

Ponta Porã - MS

INTRODUCAO

A após vários estudos e pesquisas referente ao sistema de informações gerenciais, e os avanços e contribuições a administração moderna, que a cada dia tem sido a ferramenta prioritária de qualquer administrador, e o quando essas ferramentas tem proporcionado a capacidade dos mesmos nas tomadas de decisões, estabelecendo novas metas e diretrizes em suas gestões. E impossível pensar que qualquer empresa que almeja crescer, não estruture o seu setor de TI, e usufrua de seis benefícios a favor do crescimento.

As empresas de transformações ou serviços, de certa forma estão cada vez mais investindo em sistemas gerenciais que os auxiliem, mas a um setor, que faz parte da cadeia primaria, com um potencial de crescimento enorme, e perdem cifras expressivas de recursos financeiros e de materiais por ano, por falta de profissionais e um bom sistema de gestão, que e o setor agrícola, principalmente a agricultura familiar. E no momento de estabilidade econômica, e o mundo precisando de comida, o desafio e atrair profissionais para este setor, capacitados e que venha contribuir para a formação de novos administradores rurais capazes de não só apenas saber lidar com a terra, mas também a capacidade de gerir os sistemas produtivos, que abre uma oportunidade de mercado para prosificais qualificados e desenvolvedores de sistemas de gestão. Com base neste segmento que iremos desenvolver o projeto, mostrando os reais problemas, as necessidades, os desafios e a oportunidades nelas inseridas,

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Para melhor entendimento, segue abaixo um pequeno trecho de um artigo publicado no site. sober.org.br, que traz a síntese na raiz do problema, e o potencial do mercado, justificando o foco neste segmento.

“Parece inquestionável que um dos importantes entraves à competitividade dos agricultores familiares é a utilização de tecnologias inadequadas. Neste contexto, existe um esforço considerável - embora não suficiente - de desenvolvimento de tecnologias voltadas para os agricultores familiares. Grande parte deste esforço está sendo dedicado ao desenvolvimento e difusão de tecnologias de processo, de materiais e de produtos e serviços. No entanto, pode-se notar que os esforços voltados para as tecnologias de gestão e de informação são ainda incipientes e, via de regra, inócuos. Este artigo argumenta que as tecnologias de gestão são fundamentais para a competitividade da agricultura familiar brasileira e que, portanto, não devem ser negligenciadas”

Através de parte do texto observado acima, podemos concluir que a necessidade e real, e que se estabeleça não apenas um projeto, mas um programa de ações que venha atender estas pequenas propriedades que necessitam permanecerem vivas e auto sustentáveis, e para alcançar esta meta, e necessário investimento pesados no setor, através de implantação de sistemas gerenciais e capacitação profissional.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICOS DO PROJETO

O objetivo principal é desenvolver um modelo integrada de sistema de gestão, para agricultura familiar, que estará vinculado a um sistema de gerenciamento de custos, financeiro e de produção que tenham flexibilidade para indicar métodos e procedimentos que devem ser considerados na gestão, de modo a garantir a qualidade dos produtos e melhorar continuamente seus processos produtivos e gerenciais, contribuindo para a redução de perdas, bem como para a oferta de alimentos seguros e com a qualidade garantida aos consumidores, e também uma substancial melhoria nas condições de comercialização de seus produtos.

RESULTADOS ESPERADOS COM A REALIZACAO DO PROJETO

Resultados esperados com a realização do projeto (diretamente relacionados com os objetivos específicos do mesmo);

Viabilizar instrumentos de sistemas de informações gerenciais, que permitam aos agricultores familiares e suas organizações melhores condições para atuarem nas principais cadeias produtivas.

Entre as ações destacam-se as seguintes:

 Diversificação das atividades produtivas e a garantia da segurança alimentar; através de analise de rendimento produtivo e financeiro.

 Melhoria da qualidade e agregação de valor aos produtos tendo por base os custos e aplicações dos insumos utilizados;

 Uso de articulação de recursos locais para gerar novas oportunidades de trabalho e renda; a traves do conhecimento dos custos de produção e capacidade produtiva da propriedade.

Com isso, esperam-se maiores e melhores oportunidades de trabalho e geração de renda para a agricultura familiar, possibilitando o fortalecimento do rural como espaço de vivência digna.

Segunda pesquisa levantada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Dentro deste senário e possível identificar o grande potencial de marcado para implantação de sistema de informações gerenciais, que contribua nas melhorias dos índices econômico ao setor em questão.

Os agricultores familiares brasileiros estão aumentando cada vez mais a produção e a participação no Produto Interno Bruto (PIB) - soma de todas as riquezas - nacional. Somente em 2003, o setor foi responsável por 10,1% do PIB, movimentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com