TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informações que compõem a atividade de Logística

Por:   •  1/10/2015  •  Dissertação  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Informações que compõem a atividade de Logística.

Os sistemas de informações podem ser classificados de diferentes maneiras, podem ser funcional ou por nível operacional.

Os sistemas de nível operacional são responsáveis pelo aumento do controle das informações, em questão a produtividade das tarefas onde todos os departamentos manipulam e introduzem as informações, são os sistemas de processamento as transações, embora seu papel restrinja ao processamento de transações, ele que transforma dados em informações. Para Turban, McLean e Wetherbe, “ O sistemas de processamento de transação é a espinha dorsal dos sistemas de informação de uma empresa”. Na área de logística é utilizado como informações o sistema de controle de estoque, entrada ou saída de material no estoque, posições, itens coletados, itens embalados e faturados.

Os sistemas de nível tático são empregados com controle e acompanhamento das metas a serem atingida, são os sistemas de informações gerenciais que segundo Stair, “A finalidade principal de um SIG é ajudar a organização a atingir metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações regulares da empresa, de modo que possam controlar, organizar e planejar mais eficaz e eficiente.” Utilizado os sistemas de acompanhamento de ordem de venda, de itens embalados, de itens no estoque, de itens em transferência, acuracidade de inventário e Lead time do Recebimento e datas de entregas para os clientes, resumidamente, o MRP ( Materials Requirements Planning) que é o Planejamento das necessidades de materiais, o MRP II (Manufacturing Resources Planning) que significa planejamento dos Recursos de Manufatura ou Planejamento dos Recursos de Produção e o MES (Manufacturing Execution Systems). Eles geram informações precisas e em tempo real, que promovem a otimização de todas as etapas da produção, desde a emissão de uma ordem até o embarque dos produtos acabados.

Por sua vez, no nível estratégico são utilizados para prestar suporte ao nível diretivo, com informações mais sintetizadas, como análise de concorrência, demanda mensal, evolução de faturamento, investimento em tecnologia.

São os sistemas de informação que dão suporte a tomada de decisão, abrangem objetivos, recursos e politicas da organização em toda a relação ao ambiente de negocio e necessitam informações relativas ao curto, médio e longo prazo, de um ambiente intuitivo para alinhar a realidade da organização e as futuras necessidades e tendências do mercado. São informações que da suporte as estratégia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com