TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Suporte as Operações

Por:   •  13/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 3

Sistemas de Suporte às Operações

Sistemas de Processamento de Transações - Processam os dados resultantes das transações de negócios, atualizam bancos de dados operacionais e produzem documentos de negócios.  São sistemas integrados que atendem o nível operacional, realizando transações rotineiras como folha de pagamento, pedidos etc., onde os recursos são predefinidos e estruturados.

Exemplos: sistemas de processamento de vendas. Sistema de Controle de Estoque.

Sistemas de Controle de Processos - Monitoram e controlam o processo industrial. É um conjunto de ferramentas para gerir as atividades empresariais, com o objetivo de otimizar o fluxo de produção, com foco na melhoria contínua e aumento de produtividade.

 Exemplos: refino de petróleo, geração de energia e sistemas de produção de aço.

Sistemas de Colaboração Empresarial -  Suporte à comunicação e colaboração para equipe, grupos de trabalho e empresa. É usado para facilitar o compartilhamento eficiente de documentos e conhecimento entre equipes e indivíduos em uma empresa.

Exemplo: sistemas de e-mail, chat e videoconferência.

Sistema de Suporte Gerencial

Sistemas de Informação Gerencial (Management Information Systems - MIS) - Fornecem a informação na forma de relatórios e telas pré-especificados para dar suporte à tomada de decisão de negócios. Resumindo, o SIG contribui na interpretação dos dados que são coletados, facilitando o seu uso para as decisões estratégicas da empresa De maneira geral, o foco está em: monitorar a empresa, comparar os desempenhos, contribuir para a realização de previsões mais assertivas.  

                 

Exemplos: sistemas de relatórios de análise de vendas.

Sistemas de Apoio à Decisão (Decision Support Systems - DSS) - São processos utilizados para transformar dados e informações que auxiliem no processo decisório da empresa. A função principal é apoiar o processo de tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico e controle gerencial. Sua demanda surgiu com o crescimento competitivo entre organizações.

Muitas empresas estão utilizando SAD para melhorar o processo decisório. As razões citadas pelos gerentes são: necessidades de informações novas e mais precisas; Necessidade de Ter informações mais rapidamente; O monitoramento das inúmeras operações de negócios da empresa estava cada vez mais difícil; A empresa estava operando em uma economia instável; A empresa enfrentava maior concorrência nos mercados interno e externo.

Exemplos: sistemas de cálculo de preço de produto, previsão de rentabilidade e análise de riscos.

Sistemas de Informação Executiva (Executive Information Systems - EIS) - Fornecem aos executivos e gerentes informações fundamentais a partir de uma ampla variedade de fontes internas e externas em exibições em tela de fácil utilização. Proporcionam acesso a informações detalhadas, oferecem facilidade de uso, intuitivo, sem necessidade de treinamento específico.

Um Sistema Especialista é um sistema que utiliza o conhecimento humano capturado num computador para resolver problemas que normalmente seriam resolvidos por especialistas humanos que são utilizados para resolver problemas específicos de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com