TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

felipe lima de sousa – RA: 274682014

portfólio 01

Virtualização

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

Felipe lima de sousa

portfólio 01

Virtualização

Trabalho apresentado ao Curso Sistemas de informação da Faculdade ENIAC para a disciplina Virtualização.

Prof :DENILSON CARAÇA PERAMOS        

Guarulhos

2014


 

1 - A virtualização representa um impacto grande na infraestrutura de TI das organizações. Explique de que forma o gerenciamento de serviços de TI são afetados por esta tecnologia, em especial ITIL e TCO.

R: As duas principais abordagens utilizadas com foco em infraestrutura de TI, o modelo TCO e a biblioteca ITIL se completam. Os Clientes demandam melhorias nos serviços de TI para atender as expectativas de negócios e as organizações utilizam a ITIL para melhorar a entrega e suporte dos serviços de TI.

Por sua vez, a alta direção cobra que os custos de TI sejam justificados, gerenciados e até reduzidos. Nesse caso, a abordagem de TCO permite trabalhar o custo durante todos os ciclos de vida do serviço, sendo assim é utilizado para ajudar a reduzi-lo. Desta maneira o TCO apóia a ITIL, quantificando os custos direitos e alocando-os corretamente nos orçamentos, considerando também os custos indiretos , possibilitando a utilização da ITIL para atingir as melhorias do serviços de TI

2. Descreva as características essenciais de Cloud Computing e como a virtualização de servidores está presente nestas soluções

R:   O usuário não precisa se preocupar com atualizações, backups, segurança, serviços de banco de dados e etc., tudo será por conta da empresa contratada.
Compartilhamento de dados facilitados, haja vista os usuários acessarão a Nuvem.
Gastos menores com manutenção que uma estrutura física e garante uma estabilidade maior de segurança.

3. Faça uma pesquisa sobre principais fornecedores de Virtualização de Servidores existentes no mercado. Aponte fabricante, produto e principais características.
R: Hyper-V Microsoft

O Hyper-V é uma tecnologia de virtualização baseada em Hypervisor. O Hypervisor é a plataforma de processamento de virtualização que permite que multiplos Sistemas Operacionais compartilhem uma única plataforma de hardware.  A pilha de Virtualização é executada com a partição pai e tem acesso direto aos dispositivos de hardware. A partição pai cria partições filho, que hospedam os Sistemas Operacionais convidados.

Após a instalação inicial do Windows Server 2008 R2, o sistema operacional pode acessar o hardware do servidor diretamente. Depois de adicionar a função Hyper-V, uma fina camada de hypervisor é acrescentada entre o sistema operacional e os recursos de hardware. O sistema operacional instalado no momento torna-se a partição pai de onde você pode criar e gerenciar partições filho. As partições filho não tem acesso direto aos outros recursos de hardware e uma visão virtual dos recursos é apresentada, como dispositivos virtuais.


ESX -VMware

Usando software de virtualização como o VMware é possível executar um ou mais sistemas operacionais simultaneamente num ambiente isolado, criando computadores completos (virtuais) a executar dentro de um computador físico que pode rodar um sistema operacional totalmente distinto. Do ponto de vista do utilizador e do software nem sequer se nota a diferença entre a máquina real e a virtual. É muito usado em centros de dados, pois permite criar redundância e segurança adicional sem recorrer a tantas máquinas físicas e distribuindo e aproveitando melhor os recursos das máquinas hospedeiras.


Xen - Citrix

Através de um Hipervisor (uma fina camada de software chamada de Xen hypervisor) que roda diretamente no hardware, é fornecida uma camada de abstração do servidor, que permite que cada servidor físico rode um ou mais Virtual Machines (servidores virtuais), isolando o "hard-coding" que vincula os aplicativos no sistema operacional do servidor físico. Dessa forma cada servidor virtual apresenta-se para o administrador de TI e para o software de gerenciamento no formato de um servidor físico independente.

4. Faça uma pesquisa sobre os principais fornecedores de Cloud Computing no Brasil, as características

oferecidas, planos, expansibilidade, custos aproximados e diferenciais entre soluções.

R: Cloud sigma, Windows Azure, Go-Grid.
Cloud Sigma- Embora não seja disponível para o Brasil, a Cloud sigma é um dor principais fornecedores de cloud computing da suíça e dos estados unidos, onde prestam serviços para grandes empresas.
Windows Azure- É o serviço de cloud computing da Microsoft, o grande diferencial dela, é que você apenas paga pelo o que você utiliza, tanto em relação a largura da banda utilizada, ou a quantidade de processamentos. Eles não têm planos ou preços fixos uma vez que você apenas ira pagar pelo o que você usar.
GO-grid- Considerada a referência de cloud computing, pois permite que você administre a sua "nuvem" em uma interface simples, amigável e totalmente web 2.0 Com o arrastar do mouse é possível realizar o deploy de servidores virtuais e dedicados (físicos), criar storages (armazenamento) e ainda realizar Load Balancing com os servidores da nuvem, tudo em poucos minutos e cliques. E também não contam com mensalidades, você apenas paga pelo o que utilizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com