TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de informacao e empresariais e estrategias empresariais

Por:   •  15/6/2015  •  Artigo  •  3.573 Palavras (15 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

1.1        SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        

1.1.1        Automação Comercial        

1.1.2        Hardware e Software        

1.1.3        Banco de Dados        

1.1.4        Redes e Comunicação de Dados        

1.2        SISTEMAS EMPRESARIAIS        

1.2.1        ERP        

1.2.2        SCM        

1.2.3        PRM        

1.2.4        BI        

1.2.5        BSC        

1.2.6        EIS        

1.3        ESTRATÉGIA EMPRESARIAL        

1.3.1        Definição de Estratégia        

1.3.2        Estratégias Genéricas de Michael Porter        

1.3.3        Estratégia de Liderança em Custo        

1.3.4        Estratégia de Diferenciação        

1.3.5        Estratégia de Enfoque ou Foco        

1.4        tomada de decisão        

2        conclusão        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é um estudo realizado sobre o mercado e a competitividade das empresas inseridas no mesmo, serão abordados os conceitos relativos as tecnologias da informação, gestão de negócios e administração estratégica e a importância destes conceitos para a empresa.

O objetivo deste trabalho é aprofundar os conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre e verificar a importância dos mesmos para o administrador em todos os níveis da organização, pois disponibilizam uma série de dados e informações que servem de base para o desenvolvimento de estratégias e para a tomada de decisões, tornando a organização mais eficiente e competitiva para que a mesma se mantenha sólida no concorrido mercado atual.

O trabalho esta organizado em três partes, cada parte relacionada a um aspecto, na primeira parte serão abordados os assuntos relativos aos sistemas de informação e suas contribuições dentro das organizações, posteriormente serão tratados os aspectos relativos aos sistemas empresariais e seus principais conceitos e o terceiro tópico será referente a estratégia empresarial e a importância de suas principais ferramentas para o diagnóstico organizacional.

Como metodologia para o trabalho, foram utilizados como base os materiais disponíveis no ambiente virtual da UNOPAR, algumas pesquisas bibliográficas que serviram para a estratificação de conceitos relativos aos diversos assuntos e também materiais retirados da internet.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Um sistema de informação pode ser entendido como um conjunto de elementos que interagem entre si no sentido de atingir um objetivo comum, segundo Bertalanffy (apud ROSSINI, 2012), existem dois tipos de sistemas: aberto e fechado. O sistema também pode ser visto de uma maneira mais particionada onde cada elemento do sistema principal é visto como um subsistema onde também existem elementos interagindo para atingir um objetivo comum os quais ajudarão o sistema como um todo a atingir o seu objetivo principal.

Todo sistema possui entrada de dados (input), processamento e saída das informações (output) e feedback (retroalimentação).

Para O’Brien (2004, p. 6), sistema de informação “é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização”

Assim pode-se compreender que uma empresa também é um sistema onde cada um de seus subsistemas (setores), recebem, processam e fornecem dados a outros subsistemas, desempenhando funções específicas, visando atingir seus objetivos enquanto setor, para ajudar a empresa a atingir os objetivos maiores da mesma.

Atualmente os sistemas de informação podem ser classificados de varias formas como mostrado abaixo:

Sistema de informação operacional (SIO): são os sistemas que tratam das operações rotineiras da organização e tem o objetivo de manipular dados básicos para servir de subsídio para o nível tático da organização.

Sistemas de informação gerencial (SIG): transformam os dados provenientes dos SIO para facilitar a tomada de decisão no nível gerencial da organização.

Sistemas de informação estratégica (SIE): transformam os dados provenientes dos SIG para facilitar a tomada de decisão no nível estratégico da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com