TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS

Por:   •  5/10/2015  •  Monografia  •  8.730 Palavras (35 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 35

ESCOLA ESTADUAL ULISSES GUIMARÃES

TÉCNICO EM LOGÍSTICA

AMANDA FERNANDES BARROSO

BRUNA CAMILLO FERREIRA

JOSIEL HENRIQUE LEÃO NUNES

LEONARDO SANTOS AIRES

A LOGÍSTICA COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

CAMPO VERDE – MT

2013

AMANDA FERNANDES BARROSO

BRUNA CAMILLO FERREIRA

JOSIEL HENRIQUE LEÃO NUNES

LEONARDO SANTOS AIRES

A LOGÍSTICA COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Pré- Projeto de TCC apresentado com exigência de obtenção de nota Bimestral do curso Técnico em Logística da Escola Estadual Ulisses Guimarães sob orientação da professora Daniela Vieira.

CAMPO VERDE – MT

2013

SUMARIO

OBJETIVOS        

OBJETIVO GERAL        

OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        

JUSTIFICATIVA        

METODOLOGIA        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        

 OBJETIVOS

 OBJETIVO GERAL

  • Realizar um estudo sobre a logística estratégica e a competição entre empresas do setor comercial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Detectar os conceitos de logística estratégica;
  • Conhecer táticas competitivas;
  • Entender a competitividade baseada no conhecimento dos lojistas.

INTRODUÇÃO

     

      Todas as organizações competem por recursos, mercados, clientes, pessoas, imagem e prestigio. Todas elas atuam como agentes ativos em um dinâmico contexto de incertezas devido às rápidas mudanças que ocorrem nas sociedades, mercados, tecnologias, no mundo dos negócios e no meio ambiente. Tudo isso exige dos seus administradores, de um lado, uma compreensão abrangente das dinâmicas e tendências, do outro exige certamente a elaboração de estratégias criativas.

 A competição trata-se de uma corrida intensa e sem fim para que as organizações possam renovar-se e revitalizar-se, o que necessariamente implica mudar. O que significa competir hoje em dia? Como pode uma organização exercer sua competitividade e permanecer bem sucedida por um longo tempo em um mundo de negócios onde tudo muda constantemente? São assuntos que serão tratados ao longo do trabalho claramente e com uma ótima forma de entendimento, nas normas elaboradas pela orientadora.

JUSTIFICATIVA

        A competição esta presente em todas as organizações, e envolve planejar e pensar de maneira estratégica. Para nós alunos do curso técnico em logística, a pesquisa é muito importante para complementar os estudos das matérias, e uma em particular que nos chamou a atenção, foi Logística Estratégica, que envolve competição entre empresas.

        Todas as pessoas têm duvidas, principalmente nós alunos, e cabe a cada um pesquisar, procurar e entender. Este trabalho será avaliado como nota, mas principalmente pelo aprendizado que ele propõe para todos os alunos. Por isso é importante pesquisar atentamente.

        No cotidiano de uma empresa cada funcionário tem sua função e importância, os líderes precisam saber coordenar e organizar um conjunto de princípios e sistemas harmônicos para que os funcionários possam seguir e aprender a trabalhar em equipe, pois esses itens são importantes para montar estrategicamente métodos e sistemas para ser um forte concorrente.

        A competição é algo continuo e sem fim, e exige constantes mudanças que tem o risco de não dar certo. Mas é importante lembrarmos que vivemos numa época que quem não se adéqua as novas mudanças fica ultrapassado e perde da concorrência.  

METODOLOGIA

        O presente trabalho foi realizado utilizando-se de pesquisas bibliográficas, sites e revistas especializadas. Segundo Medeiros (2010), as pesquisas poderão ser classificadas como: Pesquisa Bibliográfica, Documental, de Campo, Acadêmica e Estudos de Caso.

De acordo com Marconi e Lakatos (2010), a pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, textos legais, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos, etc.

TIRAR ESSA PARTE ISSO VAI NO PRÉ-PROJETO APENAS OK ?

FAZER UM NOVO SUMÁRIO

  1. SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA

        É uma atividade que surgiu da necessidade de estocar, armazenar e transportar produtos. Seu conceito pode ser definido pelo processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e a armazenagem de produtos, pois ocorre desde o ponto de origem até o ponto de consumo.

        Atualmente, é um dos conceitos gerenciais mais modernos, por estar incluída com um nível tecnológico cada vez mais avançado em informação e sistematização das etapas logísticas. Também por estar envolvido num mundo cada vez mais globalizado, competitivo e exasperado em nível de marcas, em que a logística é trabalhada como estratégia para reduzir custos e acumular valores.

        Atender o objetivo com o mínimo de ferramentas, cortando custos e com maior competitividade é uma forma de mostrar eficiência, o que é praticamente uma exigência da área. E a utilização da tecnologia permite que o processo logístico ocorra assim de modo eficiente.

        Ao incorporar e utilizar preceitos de marketing, qualidade, finanças e planejamento, a logística tornou-se  multifuncional e, assim, aumentou sua contribuição para a eficiência e a eficácia da gestão. Alem de que é capaz de manter a atenção às necessidades internas da empresa e, ao mesmo tempo, dar prioridade aos desejos dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.5 Kb)   pdf (379.9 Kb)   docx (154.9 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com