TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizado Organizacional e Análise das Estratégias Empresariais

Por:   •  23/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.162 Palavras (13 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS (UNESP) – CAMPUS ARARAQUARA

Projeto de Monografia I

Aprendizado organizacional e análise das estratégias empresariais expressas em rotinas organizacionais.

Aluna: Juliana de Menezes Shigetomi

Orientadora: Profª. Drª Tatiana Massaroli de Melo

Junho 2015

Sumário

1.        Objetivo pricipal        

2.        Objetivo secundário        

3.        Justiticativa        

4.        Introdução        4

5.        Revisão Bibliográfica        4

6.        Procedimento de Pesquisa        9

7.        Cronograma        10

8.        Referência Bibliografica        10

  1. Objetivo principal:

        O trabalho presente visa definir o que são as rotinas organizacionais, como elas são formadas dentro das empresas, as visões dos autores evolucionistas em relação a esse comportamento dos agentes e de que forma essas rotinas organizacionais podem contribuir para que as estratégias das empresas aconteçam de forma coordenada para que essas atinjam posições no mercado de lucratividade.

  1. Objetivo secundário: 

        Será realizado um levantamento bibliográfico dos relatórios anuais publicados por empresas a serem selecionadas posteriormente, com o intuito de investigar o histórico de desenvolvimento destas empresas com relação a suas estratégias em diversas áreas. A análise destas estratégias tem o propósito de investigar os diferentes procedimentos adotados pela firma para crescer e/ou manter sua posição oligopolista e os seus mercados de atuação.

  1. Justificativa: 

        Meu objetivo ao escolher esse tema de monografia é mostrar a importância das rotinas organizacionais dentro das empresas e como essas rotinas refletem na forma como as empresas elaboram suas estratégias com o objetivo de obterem bons resultados. Mostrarei como são formadas essas rotinas através de análises da teoria evolucionista e como elas são relevantes para que as estratégias sejam feitas de forma sistematizada. Escolhi esse tema, pois acredito ser de suma importância para o desenvolvimento das empresas.
        Muitas grandes firmas obtiveram sucesso através de certos padrões definidos por suas rotinas, pois estas expressam o conhecimento adquirido pela firma ao longo dos anos e a ajudam a sempre melhorar e inovar. Além disso, rotinas bem definidas ajudam na hora de tomadas de decisões, e podem diminuir as incertezas do mercado. Nos dias atuais é essencial para as empresas que querem ter posições de prestígio no mercado, elaborarem estratégias, pois essas vão mostrar o caminho que a firma vai seguir, aonde ela quer chegar e quais meios ela utilizará para atingir esses objetivos. Empresas que não utilizam estratégias acabam por ter um sistema desorganizado e despreparado para enfrentar eventuais dificuldades, além de não possuírem um planejamento para que haja crescimento. O trabalho presente tem como objetivo mostrar essa importância das estratégias dentro da empresa para que haja crescimento e como elas são formadas através de suas rotinas organizacionais.

  1. Introdução:

As rotinas organizacionais possuem um papel fundamental para qualquer empresa que busca manter padrões de crescimento e elaborar estratégias. Essas rotinas visam contribuir para que as estratégias das empresas aconteçam de forma coordenada, baseando-se em experiências passadas, em repetição de procedimentos e aprendizado adquirido pelos agentes. Através das rotinas é possível entender de que forma as estratégias são processadas e como as pessoas dentro das empresas conseguem influenciar nas decisões do coletivo.
        Esse trabalho pretende explicar o que são essas rotinas organizacionais, como elas são formadas dentro das empresas, de que forma essas rotinas podem contribuir para que as estratégias das empresas sejam bem-sucedidas e traga rendimentos para que essas atinjam posições vantajosas no mercado. Além disso, abordar os diferentes pensamentos dos autores evolucionistas em relação a esse comportamento dos agentes.
        O trabalho será estruturado, além da introdução, em 3 capítulos e uma conclusão. No primeiro capítulo será definido e explicado o que são as rotinas organizacionais e qual a sua importância para as firmas. No segundo capítulo será feito um levantamento bibliográfico das estratégias empresariais, seus diferentes tipos e funcionalidades, com enfoque em alguns exemplos específicos. No terceiro capítulo será feito um levantamento histórico de empresas de forma a apresentar algumas estratégias usadas por essas. Por fim será feita uma conclusão do trabalho apresentado.

  1. Revisão Bibliográfica:

        O fenômeno da globalização tem como consequência mais evidente o acirramento da competição nos mercados mundiais e a necessidade de elevada capacidade de adaptação das empresas ás mudanças no cenário econômico. Esta capacidade de enfrentamento de novas formas de competição e de organização da produção sugere que as empresas que melhor se adaptam às mudanças ambientais apresentam melhor desempenho, expresso na capacidade de manter sua posição oligopolista, via crescentes mark-ups, market shares e nível de lucratividade. Há uma ampla bibliografia composta por diversos autores como Nelson & Winter, Veblen, Herbert Simon, Lane & Maxfield, Penrose, entre outros, que evidenciam que o aprendizado organizacional, expresso em rotinas empresarias, sejam elas traduzidas em estratégias de precificação, diversificação, controle da produção, etc, refletem a capacidade da empresa de se adaptar às mudanças no ambiente e, portanto, sobreviver, visando melhorar a posição da empresa no mercado e reproduzir suas rotinas por gerações de empresários e trabalhadores. A capacidade destas organizações de sobreviver e se reproduzir em um ambiente extremamente complexo e marcado por incerteza forte está traduzida no desenvolvimento de suas rotinas ou estratégias empresariais que são definidas por planos e ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (185 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com