TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de informação gerencial

Por:   •  2/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

E-COMMERCE SUBMARINO

1.1 Conteúdo

Submarino é um e-commerce de venda direta que se enquadra no B2C, oferecendo grandes variedades de produtos e serviços para o consumidor final.

Tem portfólio diversificado para atender todos os públicos e classe social, ”comercializando” produtos de departamentos e serviços.

1.2 Contexto

        A empresa tem uma vasta variedade de produtos de diferentes segmentos e marcas, desde alimentos e bebidas, automóveis, saúde, beleza, casa, decoração, eletrodomésticos, eletrônicos, games, livros, filmes, modas, suplementos, além da prestação de serviços em PET, viagem e ar condicionado.

        Por abranger tantos seguimentos diferenciados, a loja não comporta uma exibição atrativa dos produtos, pois a gama é muito diversificada.

        Além do mais, ao acessar o site ele abre muitas propagandas durante a navegação, o que muitas vezes atrapalha.

        A exibição das propagandas é importante e necessária para a empresa e até para cliente que acessa o site, porém não necessitam ser com tanta frequência e podem ser menores de forma que não incomode a navegação.

 2.0 Concorrentes diretos

        

Walmart

        Além de possuir lojas físicas, o Walmart possui e-commerce bastante conceituado no Brasil e no mundo, oferecendo também produtos variados, muito próximo a gama de produtos do Submarino. Vale ressaltar que o Walmart não possui prestação de serviços, somente diferenciados departamentos.

Americanas.com

        Apesar de tratar-se de uma fusão com a Submarino, é uma grande e forte concorrente direta, possuindo assim como o Walmart lojas físicas em todo território Brasileiro.

Acredita-se que a fusão ocorreu devido à concorrência e ameaças que a Submarino podia apresentar as lojas Americanas, pois a mesma é influente no mercado e-commerce nacional sem nem mesmo possuir lojas físicas.

3.0 Qualidades e dificuldades para o acesso Mobile

        A dificuldade de acesso via mobile se dá a todos os smartphones que não possuem plataforma compatível com a plataforma do site, impossibilitando assim a navegação.

        Em relação a qualidade , quando o sistema operacional do smartphone é compatível com o site, proporciona comodidade de navegação onde quer que o consumidor esteja.

        Vale ressaltar que há pouco tempo a Submarino disponibilizou um aplicativo para ser instalado no Smartphone, de forma que o cliente não necessite acessar o site para pesquisar produtos e serviços. O aplicativo não foi testado pelos alunos autores deste trabalho, porém através de pesquisas não foi encontrado qualquer reclamação em relação a funcionalidade do aplicativo.

4.0 Análise SWOT[pic 1]

Oportunidades

Ameaças

- Baixo custo de mão de obra

- Aplicativo Web

-Visibilidade da marca

- Acesso mobile

- Fusões com empresa de renome

-Publicidade e Propaganda

Forças

Fraquezas

- Falta de controle de entrega

- Falta de suporte ao cliente

- Nicho diversificado

- Transporte para entrega

- Hackers

        

- Serviços terceirizados

[pic 2]

5.0 Ações Sugeridas

        Separar os nichos de mercado, facilitado a navegação no site bem como a visualização das variedades de produtos, tornando também a plataforma mais compatível com os variados sistemas operacionais mobile. Focando os segmentos para que a prestação de serviços seja mais confiável e especializada, podendo ampliar know-how, e ainda tornando o grupo Submarino um grupo conceituado de várias marcas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com