TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Smith e o mercado

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Vinícius Eduard Moraes Hartmann Oliveira

Curso: administração 2º ano                                             disciplina: Sociologia

  1. Como Smith caracteriza o mercado e quais suas leis básicas?

Para Smith o mercado é auto-regulável, ou seja, o governo não precisa interferir na economia, pois um mercado livre produzirá bens na quantidade e no preço que a sociedade espera. Isto acontece porque a sociedade, na busca por lucros, irá responder às exigências do mercado.

  1. Como o mercado age enquanto instrumento socializador?

Para Smith o mercado age como instrumento socializador através da divisão do trabalho, onde há uma integração social cada vez mais estreita entre os diversos trabalhadores, no sentido de que cada um deve entrar em relação de troca com um número sempre maior de trabalhadores, para poder satisfazer suas próprias necessidades de consumo. O espaço onde podem ser desenvolvidas as ações para esse ganho é o mercado, entendido como a mola propulsora da dinâmica social, de cujo funcionamento livre decorre a satisfação para todos os cidadãos. É através do funcionamento do mercado (caracterizado pela atuação da mão invisível) que regula as paixões, os desejos individuais e dirige os indivíduos para a plena construção do bem-estar para todos.

  1. Qual a relação entre o mercado e o Estado?

O mercado é o limite preciso para a interferência do Estado, pois a medida que o primeiro se auto-regula através de mecanismos naturais, a política econômica torna-se desnecessária. Assim sendo, o Estado passa a ter três funções: “Os gastos com a defesa; Os gastos com a justiça; Os gastos com as obras e as instituições públicas destinadas a facilitar o comércio em geral".

4. O que Smith entende por "mão invisível do mercado"?

Cada indivíduo procura apenas seu próprio ganho, ou seja, é como se fosse levado por uma mão invisível para produzir um resultado que não fazia parte de sua intenção, e com isso acaba promovendo interesses da própria sociedade, com mais eficiência do que se realmente tivesse a intenção de fazê-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com