TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sonho grande

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 5

Em busca dos PSDS – Poor, Smart, Deep desire to get rich

Psicologia :  Jorge Paulo sempre procurou manter uma boa rede de realcionamento, mesmo sabendo que todas as pessoas pensam e agem de maneiras diferentes, e sabia que teria teria que lidar com a personalidade de cada um.  Assim criou o PSD: “ Poor, Smart, Deep Desire to Get Rich (pobre, esperto, com grande desejo de enriquecer). Na época o país crescia graças a intervenção do governo, com a crição de estatais , incentivo ás exportação e projetos financiados por dívida externa. Como lidavam com títulos da dívida do governo, valia a pena ter gente com jogo de cintura, bom faro de vendedor e até uma certa malandragem do que jovens brilhantes mas sem traquejo. Por isso procurar gente boa  sempre foi uma preocupação de Jorge Paulo. Desde cedo percebeu que se cercar das pessoas certas representava uma tremenda vantagem, e procurava aplicar sempre este raciocionio.

Economia: Jorge Paulo queria abrir sua propria corretora e uma equipe afinada para começar do seu lado. Porém faltava o mais importante: Capital, está ligado com o investimento , por existir um custo de oportunidade, o capital financeiro  representa o potencial de troca de poder econômico, por outros bens e serviços. É uma forma de título de posse comercializado em mercados financeiros. O seu valor também é baseado na percepção do mercado nos ganhos futuros e no risco embutido.( a bolsa de valores vivia um périodo de Euforia, o preço dos títulos esdtavam altíssimos). Até que apareceu um cliente( Adolfo Gentil), e ofereceu-se para financiar  compra da corretora, e para ajuda-lo chamou o amigo Guilherme Arinos Barroso. E assim estava fechado o time de financiadores da compra da corretora.

Marketing : Pra encontrar um alvo de aquisição elaborou uma estratégia de marketing e com  um simples anúncio de jornal dizendo: “Compra-se corretora” foi o suficiente para a aquisição ser concluída, por 800 mil dólares o grupo bancado por Gentil comprou uma corretora chamada Garantia.

Teoria da Administração: Dentro da empresa, não fazia sentido manter os profissionais enclausurados em seus prórpios cubículos, isolados uns dos outros. Logo de cara, adotou um modelo ainda novo no Brasil, em vez da tradicional sucessão de salas fechadas, o escritório da corretora Garantia era um grande salão aberto, sem divisórias entre funcionarios e sócios, isso minimizava as diferenças hierárquicas. Para completar o clima de informalidade, na correta o pessoal vestia calças esportivas e camisas com mangas arregaçadas – um figurino que lembrava o ambiente de um campus universitario que o de uma corretor de valores. Isso faz parte do comportamento Organizacional, onde se investiga o comportamento das pessoas dentro das organizações com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente, tendo como finalidade atingir produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. Dentro da corretora trabalhar em um salão aberto agilizava o trabalho do grupo, e qualquer um poderia se aproximar para falar com o chefe.  

Teoria da administração: O Plano de incentivo Salarial e o trabalho em conjunto foram aplicadas por Jorge Paulo. O garanti a pagava salários abaixo da média do mercado , mas os bonus podiam chegar a quatro ou cinco salários extras, desde que os funcionarios batessem suas metas. Para Jorge Paulo era fundamental que todos, dersde a base, se sentissem “donos”daquele negócio. Só assim dariam o melhor de si e fariam a instituição crescer. Para incentivar ainda mais o pessoal, os bônus eram pagos duas vezes ao ano.

Sociologia:  Um destaque será dado ao conceito de autoridade de Weber, pela importância que tem para a análise organizacional, revelando a existência de uma estrutura hierárquica de poder nas organizações. Na piramide do Garantia , ao contrário da maioria das empresas, não havia uma multiplicação de níveis hierárquicos. O pessoal era dividido basicamente em três faixas. O pelotão de entrada – integralemnte elegivel a bônus – era chamado de PL (participação de lucros) ou, como se falava pelos corretores , de “pelados”. A faixa imediatamente acima era composta pelos “ comissionados”. Em vez de receber um múltiplo do seu salário, como um “pelado”, cada comissionado embolsava uma pequena porcentagem sobre o lucro total da firma. Essamigração – de bonificação para comissionado – era o primeiro grande salto proposto pela tal meritocracia pregada por Jorge Paulo. Qualquer um poderia ter sua comissão reduzida se o desempenho naquele período ficasse abaixo do esperado. OP segundo salto – ainda mais dificil – era se tornar sócio. Os vilegiados que compunham essa faixa embolsavam, além da comissão, dividendos. A punica regra para chegar a esse olimpo era trazer resultados espetaculares para a instituição a ser aceito, por unanimidade, pelos demais sócios  que definiam também de quanto seria a participação do novato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (747 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com