TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suco fazenda sao pedro

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1. A EMPRESA 4

2.2 ANÁLISE DAS PROPOSTAS 5

2.2.1 Propostas de João 6

2.2.1.1 Pontos Fortes 6

2.2.1.2 Pontos Fracos 7

2.2.2 Propostas de José 7

2.2.2.1 Pontos Fortes 8

2.2.2.2 Pontos Fracos 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Escolhas são sempre exigidas de empresas que buscam o crescimento constante e a manutenção destas no mercado que é sempre muito competitivo. Portanto, o que diferencia o sucesso de uma empresa para outra são os objetivos da organização, ou seja, suas estratégias para tornarem-se únicas ou inovadoras no negócio que se propuseram a realizar. Este é o dilema por qual passam os proprietários da Fazenda São Pedro, uma consolidada empresa de sucos prontos para beber instalada na região de Ribeirão Preto: expandir para outras regiões ou permanecer, como vem fazendo desde muito tempo, comercializando seu produto apenas na região onde se encontra. O objetivo deste trabalho é analisar o estudo de caso referente à Fazenda de Sucos São Pedro com relação à dúvida de crescer ou não. Tal análise terá como fundamento as duas linhas de raciocínio apresentadas pelos filhos do Sr. Oswaldo, proprietário da empresa, ou seja, cabe a este tomar a decisão de qual é o melhor plano estratégico a ser seguido, sem colocar em risco a estabilidade financeira e comercial da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. A EMPRESA

O Brasil se tornou o maior produtor mundial de laranjas na década de 80 e, no ano de 1981, as exportações de suco concentrado de laranja ultrapassavam 600 mil toneladas anuais. Atualmente, a maior parte da produção brasileira de laranja destina-se à indústria do suco, que está concentrada no estado de São Paulo. A partir da década de 90, o mercado interno de suco de laranja, apresentou grande crescimento e diversificação de seus produtos. O suco é comercializado nas formas concentrada e não concentrada (pronto para beber).

Com um tamanho expressivo em relação às outras propriedades da região de Ribeirão Preto, a Fazenda São Pedro, que pertence à família Azevedo há muitos anos, a qual prosperou primeiramente com a cultura do café, está voltada atualmente para produção de suco de laranja, sendo uma das poucas exceções de não ter optado pela produção de cana.

Na metade da década de 90, o Sr. Oswaldo Azevedo, atual administrador, precisou tomar uma difícil decisão: desistir da laranja e migrar para a cana ou manter a produção de laranja que tanto lhe deu retorno financeiro. Seus filhos João e José, ambos formados em Administração de Empresas tinham opiniões opostas. José que sempre foi mais ligado à família estava convicto de que fazer a migração para a cana seria a melhor alternativa. João, o filho mais audacioso, defendia não só a manutenção da laranja como também de tornar a propriedade um fabricante de suco de laranja pronto para beber. Sr Oswaldo precisou tomar uma decisão e em 1995, foi lançado na cidade de Ribeirão Preto o produto Suco de Laranja pronto para beber da marca Fazenda São Pedro, tendo sido destaque já no primeiro ano de lançamento nos principais supermercados da região e um retorno acima do esperado. No entanto, João acredita que chegou a hora de expandir, do contrário a empresa corre o risco de não sobreviver no mercado, pois as concorrentes têm investido forte no intuito de se estabelecerem na região, pensamento este que se iguala ao de Lopes (2011) apud Motta (1998), quando diz que o aumento da competitividade também significa que as organizações já estabelecidas precisam se defender tanto das concorrentes tradicionais que desenvolvem novos produtos, quanto das pequenas e empreendedoras que surgem com ofertas inovadoras. Diante deste contexto, sr. Oswaldo precisa novamente tomar uma decisão: concordar com o plano estratégico de expansão para outras regiões como sugere João, ou seguir a sugestão de José que é apenas melhorar a eficiência da empresa com investimento em equipamentos e controlar melhor os gastos mantendo sempre uma boa margem de lucro. De uma coisa o Sr. Oswaldo tem certeza, a única opção a ser desconsiderada é a de vender a fazenda, já que se trata de uma propriedade que há anos pertence à família e que estabeleceu um ótimo relacionamento com seus clientes.

Apesar de a empresa contar com espaço suficiente para expansão e de possuir caixa suficiente para a execução de novos investimentos, já que possui recursos próprios sem a necessidade de linhas de financiamento e, embora seus filhos apresentem capacidade profissional suficiente para dar suporte no âmbito financeiro e comercial, o Sr. Oswaldo antes de tomar qualquer decisão, precisa analisar a estrutura organizacional da empresa, a melhor estratégia empresarial a ser adotada e considerar os possíveis resultados advindos de tais mudanças,

2.2 ANÁLISE DAS PROPOSTAS

Por se tratar de uma empresa familiar (gerida por herdeiros) com uma visão mais empreendedora e maior flexibilidade organizacional, comparando este modelo com as Teorias da Administração verifica-se que a Fazenda São Pedro se enquadra nos pressupostos da abordagem contingencial, pois prevalece o senso comum na tomada de decisões em função das variáveis existentes na empresa e é neste sentido que o sr. Oswaldo deverá mostrar suas habilidades empresariais e optar pela melhor ou mais viável estratégia.

Os planos estratégicos apresentados pelos irmãos João e José são divergentes, pois de acordo com João seriam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com