TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucos Fazenda São Pedro

Por:   •  5/6/2016  •  Seminário  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 ÉTICA, POLÍTTICA E SOCIEDADE ......................................................................6

2.2 MODELOS DE GESTÃO........................................................................................7

2.3 ECONOMIA ...........................................................................................................8

2.4 GESTÃO DE PESSOAS .......................................................................................8

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................10

4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................12


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo estudar o modelo de gestão da empresa familiar Sucos Fazenda São Pedro, valores éticos, políticos e sociais praticados nela. Observaremos também sua gestão econômica e de pessoas.

Baseado no estudo deste caso abordaremos conteúdos discutidos nas disciplinas do primeiro semestre do curso de Processos Gerenciais.


  1. DESENVOLVIMENTO

A empresa familiar Sucos Fazenda São Pedro da cidade de Ribeirão Preto enxerga uma possibilidade de expandir seus negócios na região da grande São Paulo. A Fazenda São Pedro é tradicional na região, considerada modelo por sua variedade de produtividade e culturas.

Ela tem uma extensão territorial acima da média da região. Tornou-se diferenciada ao optar por seguir na plantação de laranja, enquanto as demais optaram pelo cultivo da cana de açúcar.

Ao tomar esta difícil decisão transformou-se em produtora de laranja e fábrica de sucos prontos para beber. O senhor Oswaldo é o atual herdeiro da Fazenda São Pedro. Experiente em administração de fazendas, ele tem dois filhos, João e José.

José, o mais velho é o responsável pela administração financeira da fazenda. João, o mais novo, é o responsável pela administração comercial. João e José tem um histórico de divergências ideológicas e éticas desde o inicio dos anos 90, quando José era a favor da migração da produção de cana de açúcar e João na insistência da produção de laranjas. Disputa essa que João venceu através da elaboração do plano de integração vertical da produção de laranja e a fabricação de sucos prontos para beber.

Sucesso imediato no mercado da região, o suco pronto da Fazenda São Pedro, ganhou um lugar de destaque nas gôndolas dos supermercados. O seu sucesso é tão grande que até então nem mesmo as multinacionais oferecendo sabores diferentes conseguem superá-lo em sua região.

Mas, com o tempo, João sentiu-se incomodado com a atual situação estática da empresa e viu uma oportunidade de expansão do negócio como um fator até mesmo de sobrevivência da empresa, haja vista o esforço de marketing que as empresas têm realizado para ganharem uma preferência na região de domínio da Fazenda São Pedro.

José é contra este raciocínio, ele acredita ser um risco desnecessário a expansão, mas sabe que mudanças internas precisam ser feitas. A família descarta a possibilidade de vender a empresa ao Grupo Unilever que se demonstrou interessada.

João, diretor comercial, tem como plano estratégico, a expansão através da abertura de uma nova fábrica na região de Ribeirão Preto, terceirização da produção do suco a ser vendido, aumento do maquinário e funcionários. Uma reforma na fábrica de Sertãozinho é a ideia preferida de João, pois acredita que o produto necessita de mudanças em sua embalagem e composição do suco. Fato que pode levar a uma descaracterização do produto atual e desrespeito a ética para com o cliente, que neste caso não foi consultado para tal mudança.

Ele pretende ainda manter a estrutura de comercialização atual através dos supermercados e a prática de uma nova forma de venda utilizando distribuidores locais para fazerem a entrega dos sucos diariamente nas residências cadastradas. A última ideia parece não se sustentar pelo fato de ser mais um produto industrializado no mercado, esse tipo de cliente costuma adquirir estes sucos em suas compras mensais em supermercados.

O lançamento do produto ou relançamento ocorreria em um grande evento na nova região. Ainda seriam utilizados os atuais meios de comunicação para fazer a divulgação. Nenhuma destas formas de divulgação se mostra inovadora no meio empresarial, não significando seu fracasso.

Ainda inclui a abertura de um novo escritório da empresa na cidade de São Paulo, e a contratação de alguns profissionais da área de gestão empresarial.

Para José apenas a troca de maquinários da empresa resolveria o problema de desperdício de matéria prima aumentando a produtividade das linhas requerendo um contingente menor de operários. A redução do custo envolveria a demissão de alguns gerentes da área de vendas e a contratação de profissionais mais jovens com salários inferiores.

A troca desses profissionais poderá ser arriscada uma vez que o excesso de inexperiência pode gerar uma má administração de crises futuras. O ideal seria uma mescla de experiência e juventude.

Parece estamos diante de uma situação de desiquilíbrio de ideias entre os administradores da empresa. Ambos têm boas ideias e não tão boas também. Uma solução ideal seria uma junção do que há de melhor em cada uma delas. Nem o excesso de confiança de João, nem a falta de confiança de José.

  1. ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE

Podemos começar a explicar as decisões éticas dos envolvidos na administração da empresa voltando no início dos anos 90, quando houve o primeiro impasse envolvendo os três membros. Os dois filhos do senhor Oswaldo, João e José discordavam entre si da migração ou não da empresa para o ramo de produção de cana de açúcar, fato já explicado acima. Desde o primeiro momento o senhor Oswaldo não demonstrou uma postura de liderança diante da situação, uma vez que deixou com que seus filhos decidissem o rumo que a empresa tomaria. O senhor Oswaldo demonstrou apenas uma postura de mediação, mas no final João convenceu a José de que seu plano de integração era a melhor solução para a empresa naquele momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com