TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superior em Tecnologia de Recursos Humanos

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO

Superior em Tecnologia de Recursos Humanos

Administração de Cargos, Salários e Benefícios Trabalhistas

Trabalho acadêmico apresentado como exigência da disciplina Administração de Cargos, Salários e Benefícios Trabalhistas Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, da Universidade Anhanguera Uniderp - Pólo Matão.

T. Presencial. Prof.ª Jose Roberto Barboza

T. EAD Prof. MS. Pedro Carlos de Carvalho

MATÃO – SP

2014


INTRODUÇÃO

Tendo como objetivo impulsionar ou influenciar uma equipe a agir de determinada forma, surge uma questão muito discutida, se o salário é um fator motivacional para seus funcionários.

O dinheiro é um meio necessário para realizar muitos dos desejos do ser humano.

É importante lembrar que além de oferecer os benefícios os funcionários devem ter liberdade de expressão dentro da organização, pois acreditamos que essa troca de opiniões entre as equipes faz uma diferença muito grande para o desenvolvimento da empresa sendo um meio que também pode gerar lucro

Antigamente os funcionários eram vistos como simples recursos de produção. Com a necessidade de incorporação de novos métodos de produção, o homem passou a ter importância relevante e a sua participação e contribuição tornaram se vitais para a organização.

Aplicar as técnicas não simplesmente como processo de organização de forma fechada, mas sim como processo participativo e aberto, delineando as alternativas de crescimento de pessoas nas empresas facilitando o trabalho delas com os processos integrados.

O salário sem benefícios não garante a contribuição de desempenho positivo por parte do empregado, enquanto que pelo da remuneração variável, se não houver desempenho positivo, não será concedida participação nos lucros ou resultados, assim garantem que os funcionários se comprometeram e ajudaram a conquistar.

Os planos de cargos e salários devem ter boa estruturada, visando evitar distorções internas detectáveis ao mercado.

Para Maslow as necessidades devem ser organizadas da seguinte forma: Auto – Estima, Auto – Realização, Sociais, Segurança e Fisiológicas.

Para Frederick Herzberg, a motivação é alcançada através de dois fatores: Higiênicos (são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação dos indivíduos, mas não consegue motivá-los) e os Motivacionais (são estímulos internos, são sentimentos gerados em cada individuo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos)

Já David McClelland identificou três necessidades que são: Poder, Afiliação e Realização. Segundo ele as necessidades são “Secundarias”, são adquiridas ao longo da vida, mas trazem prestigio, e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Nome: Supermercado

Localização: /SP

Segmento em que atua: Varejo, visando oferecer para seus clientes mercadorias de qualidade.

Produtos Comercializados: O Supermercado atua na comercialização de alimentos.

Publico Alvo: O supermercado atende todas as classes sociais.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO TRABALHO

O Organograma Atual do Supermercado

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

O cargo tem por objetivo orientar e supervisionar atividades administrativas e financeiras, visando assegurar que todas as tarefas sejam executadas dentro das normas e políticas estabelecidas pela empresa, como também as normas legais financeiras (contabilidade, Fiscal Tributária, Contas a Pagar/Receber, Tesouraria, Serviços Gerais, Departamento De Pessoal e Custos.)

O cargo tem por objetivo assegurar o cumprimento de limite n valor das compras e quantidade, devendo comprar mercadorias de qualidade e também tem a função de supervisionar o local de trabalho e a equipe junto com o gerente administrativo.

O cargo tem por objetivo orientar, supervisionar e executar atividades administrativas visando os cumprimentos de rotinas pré-administrativas.

Preparam cartas de cobrança e faturas mensais do cartão de crédito da empresa, pagamento de algumas faturas bancárias, arquivo de documentos e também se responsabiliza pelo depósito e conferencia dos caixas.

Responsável por abrir/fechar caixas, supervisão dos mesmos, controla folga de caixas e empacotadores, cadastro e consulta de cheques e baixa nas perdas.

O cargo tem por objetivo não apenas passar e cobrar pelas compras dos clientes, mas também atendê-los bem para que eles sempre queiram voltar para o supermercado.

DESCRIÇÕES REALIZADAS

A participação de funcionários foi essencial para a realização da pesquisa, quanto à descrição da empresa que se localiza na, no Centro da cidade de. Os recursos Humanos da empresa são realizados na filial que se localiza na.

O departamento de Recursos Humano, além de cuidar da parte burocrática, do controle de freqüência, treinamentos e afastamentos é responsável também pela admissão e rescisão dos contratos de funcionários.

A folha de pagamento da empresa é informatizada, a empresa paga para seus funcionários um adiantamento de 40% do salário para seus funcionários, sendo que esse adiantamento é pago todo 20º (vigésimo) dia de cada mês e o salário todo 1º(primeiro) dia de cada mês.

Os funcionários recebem o comprovante de adiantamento salarial e pagamento no mesmo dia em que o depósito é realizado em conta salário dos funcionários.

BENEFÍCIOS EXISTENTES

No Supermercado os funcionários que não chegam atrasados e trabalham de acordo com as regras da empresa recebem um vale compra no valor de R$60,00 (Sessenta Reais) para fazer compras no supermercado, os funcionários tem plano de saúde sendo que a empresa paga 50% desse plano e os outros 50% fica por conta do empregado e, além disso, recebem uma cesta básica no valor de R$ 110,00 (Cento e Dez Reais), que é um beneficio obrigatório pela lei.

PROPOSTA PARA MELHORIA E RETENÇÃO DE TALENTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (132 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com