TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Supermercado santos

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

4 REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir é uma produção textual interdisciplinar em grupo que objetiva possibilitar a nós alunos visualizar na prática os conteúdos estudados a partir de uma entrevista em uma empresa.


  1. DESENVOLVIMENTO

Este trabalho tem por finalidade realizar uma análise com base em uma empresa, descreveremos o Supermercado Santos Ltda, que se localiza no município de Curvelo/MG, a pesquisa foi realizada com: funcionários, clientes e a gerência. Tendo por base, as disciplinas: Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.

A analise que deu origem a este trabalho foi a entrevista feita com Adriane, atual gerente do Supermercado Santos Ltda.Na entrevista ela nos  relatou onde tudo começou; com um sonho de alguém que queria vencer na vida. Foi dessa maneira que, em 1957 o Sr. Aniceto Antônio dos Santos, deu abertura a suas atividades comerciais, intitulando de “armazém”, em um cômodo alugado. Por volta de 1977 deu inicio a uma nova loja no centro da cidade de Curvelo, onde se estabelece atualmente e com 98 colaboradores, possui uma filial na mesma cidade, todas com sede própria.

São 58 anos, mais de meio século de tradição, respeito aos clientes, trabalhos e serviços prestados a Curvelo com dedicação e amor pelo sonho realizado. A visão da organização é ser referência em qualidade e preço baixo no ramo supermercadista em Curvelo e região, tem por missão promover vendas de gêneros alimentícios de qualidade a baixo custo, capacitando nossos colaboradores a prestar bom atendimento aos nossos clientes; a empresa tem como valores a honestidade, qualidade, pontualidade e lealdade aos nossos clientes e colaboradores.

Segundo Frederick Taylor, era necessário substituir os métodos tradicionais, onde se apoiava somente em experiências vividas e na observação da forma como seus colegas executavam o serviço. A Organização Racional do Trabalho  (ORT), tem por principio:

Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos;

Estudo da fadiga humana;

Divisão do trabalho e especialização do operário

Desenho de cargos e de tarefas;

Incentivos salariais e prêmios de produção;

Conceito  de homo economicus;

Condições ambientais de trabalho;

Padronização(CHIAVENATO,p.56)

O trabalho é executado melhor e mais economicamente por meio da análise do trabalho, isto é, da divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários para a execução de cada operação de uma tarefa. Sendo assim, foi observado que no supermercado funciona da mesma maneira, o trabalho é dividido por tarefas de diversos setores, cada sessão tem uma pessoa responsável por executar com excelência dedicação a sua função.

O estudo da fadiga humana, está relacionado a diminuição da produtividade do trabalho, perda de tempo, aumento da rotatividade do trabalho, doenças e acidentes, e diminuição da capacidade de esforços. A empresa busca trazer benefícios aos colaboradores e se preocupa com o bem estar.

A divisão do trabalho,segundo Frederick Taylor, se dá pela analise do trabalho e o estudo dos tempos e movimentos,eliminando os movimentos desnecessários e economizando energia e tempo. A organização especializa o funcionário afim  de elevar sua produtividade desempenhando com eficiência.

A teoria clássica é uma escola administrativa que foi idealizada por Henri Fayol. Tal teoria enfatiza a estrutura organizacional, tendo a visão de homem econômico e eficiência organizacional acima de tudo. Possui como princípios básicos: autoridade e responsabilidade; divisão do trabalho; unidade de comando; disciplina; unidade de direção; subordinação dos interesses individuais; remuneração; centralização; ordem; linha de comando; equidade; estabilidade dos funcionários; espírito de equipe e iniciativa. Dentro do supermercado Adriane listou princípios que coincidem com a teoria de Fayol  são elas, divisão de trabalho; disciplina, em todos os setores da empresa a disciplina é essencial; ordem e a estabilidade dos funcionários. Adriane nos explicou que a estabilidade dos funcionários é o principio que destaca  dentro da administração numa empresa que trabalha com atendimento ao cliente, pois é necessário fidelizar clientes,e isso só é possível com  estabilidade dos colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com