TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Supervisionada Módulo I Etapa II

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.291 Palavras (14 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 14

INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA-IFB

Curso Técnico em Logística

Relator (es):

Turma/ Polo/ Tutor:

Título: Atividade Supervisionada Módulo I Etapa II

Em atendimento as disciplinas:

Introdução à Logística

Gestão de Processos Produtivos

Matemática Financeira

Orientada pelos professores (as):

Diêgo da Silva Oliveira

Josias Rodrigues Alves

Francisco Gomes Vieira Neto

Brasília – DF / 2016

INTRODUÇÃO

A produção textual apresentada é uma análise do texto “compras em um grupo de restaurantes”, que relata as mudanças que ocorreram nos últimos vinte anos na função de compras de um grupo de restaurantes, demonstrando a visão mais ampla e estratégica para reduzir custos na hora da compra, deixando o seu lado tático e aderindo um lado mais estratégico, o que consequentemente reduziu custos e aumentou a qualidade e a capacidade de inovação.

Como visto no estudo de caso, identificamos a cadeia de suprimentos do Grupo, o seu funcionamento, a maneira que eles optaram para administrar os seus estoques, a maneira que o grupo, conseguiu equilibrar as compras, sua estratégia ao final do abastecimento dos restaurantes, também demonstrou como uma empresa deve agir para que o departamento de compras funcione de maneira eficiente e eficaz.

O texto aborda a gestão de processo produtivo em um grupo de restaurantes e o papel da função produção. Com o uso da gestão do processo produtivo o grupo passou a se organizar no planejamento de forma estruturada e os caminhos percorridos entre a entrada de insumos e saída de produtos buscaram minimizar falhas para melhorias do desempenho de controle eficaz. Teve o objetivo de planejar todos os recursos envolvidos, visando á melhoria da qualidade dos produtos oferecidos. Com o crescimento do grupo se viu necessário centralizar no processo procurando aprimorar para a competitividade, com o gerenciamento na rotina, na organização das atribuições das tarefas.

O estudo mostra que a função de produção no grupo teve um papel importante na obtenção do benefício pela produção de bens e serviços aos consumidores, com a competitividade o grupo mostrou cada vez mais a contribuir no desenvolvimento em oferecer produto, compras, responsabilidade, qualidade, custo, confiabilidade.

DESENVOLVIMENTO

Introdução à Logística

a)Como visto no estudo de caso, identificamos a cadeia de suprimentos do Grupo, explique como ela funciona, usando os termos técnicos aprendidos no caça palavras e explique a maneira que eles optaram para administrar os seus estoques, e porque essa seria a maneira mais viável.

De acordo com o texto a cadeia de suprimentos ou Supply Chain Management (SCM) do grupo, funciona através de um sistema logístico, onde a área operacional gerencia a fábrica, consolida os estoques de toda a rede e planeja a distribuição para os restaurantes. Desta maneira os itens semi – acabados e acabados comprados para os restaurantes são na sua maioria consolidados na área de apoio, exceto no caso de produtos entregues diretamente nas lojas devido aos seus baixos prazos de validade.

Existe o fluxo de matéria – prima e semi – acabados demandados pela fábrica, que se constitui em um fornecedor interno dos restaurantes. A distribuição para os restaurantes inicia-se da área operacional, percorrendo o roteiro de entrega para todas as lojas, com caminhões refrigerados, com entregas diárias alternando os produtos secos com refrigerados e frota própria.

O grupo administrava os seus estoques de modo único e localizado na área de apoio. O critério para seleção de mercadoria é o PEPS / FIFO é a nomenclatura para o controle de estoques e processos de armazenagem em que o primeiro produto a entrar no estoque é o primeiro a sair, para evitar que alimentos percam a validade, cada restaurante possui seu “mini estoque” e não há transferência de estoques entre restaurantes (somente em situação extrema).

Os pedidos são realizados diariamente e efetuados eletronicamente, das lojas a seção de materiais como o estoque e distribuição. Os gerentes fazem um planejamento para realização dos pedidos baseados em vendas históricas, em vendas recentes e no estoque existente, já a fábrica solicita os produtos diretamente para a área de estoques, dispensando o planejamento de distribuição que localizava-se ao lado do estoque.

De acordo com que foi ensinado nas aulas de introdução à logística, o estoque é uma ferramenta essencial para as empresas, pois consegue deixar disponível determinado tipo de mercadoria. Ao analisarmos o grupo, nota-se um planejamento adequado para estocar mercadorias perecíveis e não perecíveis, se o grupo estivesse um estoque mal planejado o levaria a um grande prejuízo.

Conclui-se que essa foi uma maneira viável, pois a administração do estoque adotado permitiu que o grupo reduzisse custos e aumentasse a qualidade, o “mini estoque” é muito importante, pois simplifica o trabalho de análise diária das necessidades de compras realizada pelo restaurante. Conseguiram garantir que os materiais necessários para o bom andamento do grupo estivessem disponíveis no tempo, quantidade e especificações corretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com