TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÉCULO XXI – A ERA DO CONHECIMENTO COMO TRANSFORMAR CONHECIMENTO EM INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE?

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SENAC MINAS

SÉCULO XXI – A ERA DO CONHECIMENTO

COMO TRANSFORMARMAR CONHECIMENTOS EM INOCAÇÃO E COMPETITIVIDADE?

Trabalho Interdisciplinar

Curso Administração de Empresas3º período – 2012

Autores:

Arlete

Diego

Emily

Elizângela

Mirian Ferreira dos Santos

Professor (es) orientador (es): Roseane

RESUMO

ABSTRAT

Palavras-chave: Revolução, conhecimento, inovação.

  1. INTRODUÇÃO

O filósofo alemão Immanuel Kant (xxxx), considerava a revolução é uma força essencial e necessária no processo evolutivo da humanidade e passo decisivo, embora doloroso, para a construção de sociedades novas. Essa concepção inspirou os grandes movimentos revolucionários da história moderna. Neste sentido, revolução significa uma ruptura com a organização política e social vigente, com as condutas aceitas como éticas ou com o modo tradicional de pensar, crer e agir. Em uma análise mais detalhada, verifica-se que desde os primórdios até a atualidade ocorreram várias revoluções, para os objetivos deste artigo, faremos alusão às transformações metaforizadas por Toffler (1981) como três ondas revolucionárias.

A posição de domínio da espécie humana na terra seria inconcebível se não lhe tivesse ocorrido, desde seus primeiros ensaios de vida em grupo, metodizar e elaborar a extração de alimentos que a natureza espontaneamente lhe dava. O surgimento de técnicas de plantio e, a seguir, de criação de animais foi o pilar central da formação de sociedades estáveis em que o homem passou de coletor, ou de predador, a construtor engenhoso da sobrevivência grupal.

No fim da idade média, os artesãos das cidades europeias agruparam-se em corporações, nas quais se configuram as categorias de aprendizes, oficiais e mestres e onde os conhecimentos eram passados de pai para filho. A produtividade dessas oficinas era baixa, pois a maior parte do trabalho se realizava manualmente e não existia a divisão técnica do trabalho, isto é, cada produto era realizado totalmente, do início ao fim, por um só artesão, somente em poucas atividades, utilizava-se a força de animais de carga, de quedas d’água e do vento para moves máquinas rudimentares como moinhos. Neste precário grau de evolução, teve especial relevância à invenção da máquina a vapor que permitiu aproveitar a força mecânica e foi o fundamento das indústrias. A partir da industrialização surgiu a necessidade de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração, contribuindo para o surgimento das escolas de administração, sendo a primeira chamada de Escola da Administração Científica, desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor com a preocupação de aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho, e a segunda escola foi desenvolvida pelo engenheiro francês Henri Fayol que desenvolveu a chamada Escola Clássica da Administração, com a preocupação de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração.

As mudanças são contínuas e interdependentes e, atualmente não é raro o sentimento de impotência perante a velocidade dos acontecimentos, e isso se dá ao avanço tecnológico que trouxe inúmeros benefícios para o homem, dos quais o principal foi tornar o trabalho mais fácil e mais produtivo.A palavra tecnologia é uma palavra composta de origem grega formada pela palavra techne (arte, técnica ou comércio) e logos (corpo de conhecimento), podendo assim ser definida como o conjunto de conhecimentos relacionados com os comércios, procedimentos e técnicas artesanais ou industriais para fabricar objetos e sistemas, ou modificar o ambiente para atender as necessidades. Passou-se então a usar a palavra tecnologia ao aplicar o conhecimento de certa técnica para realizar algo, como as invenções de base.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com