TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sálario fator motivador?

Por:   •  23/9/2015  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1 passo 1- texto 1

Afinal, Salario é fator motivador?

Neste texto o autor Washington Sorio nos mostra o conceito de salário e motivação nos vários sentidos dentro de uma organização.

De acordo com as palavras do autor as pessoas precisam de estímulo e incentivo para atingir as necessidades que rompem o equilíbrio e gera a tensão e/ ou ação. Tanto para satisfação como para insatisfação do individuo.

Considerando as teorias de Maslow e Herzberg, e associando ao salário como fator de motivação pode-se definir que o salário tem uma ligação intima na satisfação humana.

Porém se analisado isoladamente o salário não é um fator motivador, mais se bem planejado poderá conceder resultados positivos para os objetivos organizacionais. Neste contexto o autor fala que as pessoas fazem uma ligação entre desempenho e salário. ”Quanto maior o desempenho, maior o salário.”

Washington cita em sua publicação que o plano de cargos e salários, é essencial para se ter pessoas integradas, produtivas e um ambiente motivador na organização.

E destaca os vários tipos de salários, tais como:

Salário nominal, efetivo, complessivo, profissional, relativo e absoluto.

Lembrou também o pensamento de Willian B. Werther- “ Quando a remuneração é feita corretamente, os empregados tem mais possibilidade de estar satisfeitos e motivados para com os objetivos organizacionais.”

Destacando que empregados e empregadores pouco sabem sobre planejamento, e os que são conscientes falta-lhes as informações necessárias para obterem sucesso.

Encerrando seu texto com uma incógnita. “SALÁRIO É FATOR MOTIVADOR” ponto final ou interrogação?

Texto 2

A Motivação é uma força particular.

Neste texto a autora Gabriela Cabral destaca as características da motivação como uma força interior, que intensifica e direciona os objetivos dos indivíduos. E enfatiza o fato de que a motivação é algo interior, por isso não pode ser manipulado.

A autora destaca a teoria de Abrahan Maslow, onde ele fala que o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas hierarquicamente, em um processo flexível, podendo sentir necessidades acima do alicerce, que consideram as necessidades fisiológicas. São elas:

        - Auto realização

        - Auto estima

        - Sociais

        -Segurança

        - fisiológicas

De acordo com a teoria de Frederick Herzberg também destacada pela autora, a motivação é alcançada através de dois fatores:

-Higiênicos- estímulos externos que melhoram o desempenho mais não conseguem motivá-los.

-Motivacionais- estímulos internos, ou seja, sentimentos gerados através da auto realização e do reconhecimento pelos seus atos.

E David McCleland identifica três necessidades: Poder, afiliação e realização. Segundo ele são necessidades secundárias adquiridas ao longo da vida, mais que trazem a sensação que o ser humano gosta de sentir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com