TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC ADM - PGRS OFICINA MECANICA

Por:   •  24/6/2022  •  Artigo  •  5.662 Palavras (23 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 23

PROPOSTA MELHORIA NO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PGRS) EM UMA OFICINA MECANICA LOCALIZADA VIAMÃO/RS.

Nome do aluno: Marieli dos Santos Valau[1]

Orientador: Jean Carlos Oliveira Seidler[2]

RESUMO

Palavras-chave: Resíduos Sólidos. Oficina mecânica. Meio ambiente.

ABSTRACT

Keywords:. Solid Waste. Mechanical workshop. Environment.

1. INTRODUÇÃO

Através da globalização e o acesso fácil a informação, o consumidor atual vem mudando seu perfil e se mostrando, cada vez mais, preocupado com o meio ambiente e o consumo sustentável. Esse consumidor, por sua vez, busca por empresas e marcas que se preocupem desde qual é a origem da sua matéria prima, até como serão descartados seus resíduos. Com essa mudança de perfil podemos observar, cada vez mais, que as empresas devem considerar a variável ambiental na hora de elaborar seu planejamento estratégico.

Apesar de saber que o consumidor moderno preza muito pela sustentabilidade, observa-se, ainda, grande dificuldade por parte dos empresários em seguir e adotar práticas de gestão ambiental no cotidiano de suas empresas. Além de encontrarem dificuldades com a burocracia da regulamentação ambiental e as normas a serem seguidas, os empreendedores analisam, equivocadamente, como negativa a relação crescimento econômico versus preservação do meio ambiente.

Segundo a cartilha de sustentabilidade empresarial do SEBRAE (2015), as empresas que desempenham práticas sustentáveis e realizam o gerenciamento de seus resíduos, têm seus custos reduzidos devido a economia gerada pelo sistema eficiente. Visto que, quando há uma boa gestão de resíduos e um consumo consciente de insumos, a empresa passa a economizar e logo recupera o valor investido na implementação destas práticas. Além disso, levando em consideração o perfil de consumo atual, a organização que se volta para a preservação de recursos naturais e do meio ambiente ganha um enorme diferencial competitivo de mercado.

Entre os inúmeros resíduos gerados na atualidade, os óleos lubrificantes, os derivados de petróleo e os solventes são considerados os maiores poluentes do solo. Sabendo de tudo isso, faz-se ainda mais imprescindível a gestão e o destino correto destes resíduos dentro de uma oficina mecânica sendo ela, uma das principais geradoras de resíduos classificados como perigosos para o meio ambiente.

Todavia, para que o gerenciamento desses resíduos seja efetivo é necessário implementar práticas empresariais sustentáveis e, além disso, gerenciá-las e monitorá-las frequentemente. Diante do exposto, surge o problema de pesquisa: como propor melhorias em um Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGR) em uma oficina mecânica?  

        Ademais, o objetivo geral deste estudo é implantar melhorias no gerenciamento, armazenamento e descarte dos resíduos sólidos gerados na manutenção de veículos automotores, em uma oficina mecânica de pequeno porte localizada na Grande Porto Alegre. Desta forma, partindo do estudo interno, se determinam os seguintes objetivos específicos: a) realizar levantamento de leis e resoluções cabíveis ao estabelecimento; b) identificar e classificar os resíduos gerados e de que forma são armazenados c) propor e implementar melhorias no gerenciamento de resíduos sólidos na organização.

        Nesse contexto, evidencia-se a importância deste estudo, uma vez que as oficinas mecânicas automotivas utilizam produtos geradores de resíduos de alta periculosidade que, se não acondicionados e descartados corretamente, podem causar danos severos a natureza. Além disto, entra em consideração o perfil atual do consumidor preocupado com o meio ambiente e a sustentabilidade, gerando assim para a organização que se preocupa com tal assunto, uma grande vantagem competitiva perante as demais.

        

2. caracterização da empresa

        O empreendimento em análise nesse estudo de caso, é uma oficina mecânica que atua no ramo de prestação de serviços de reparo automotivo, voltada para a manutenção e preparação de veículos on/off road. Está enquadrada pela Receita Federal do Brasil como uma microempresa (ME) optante pelo Simples Nacional. A sede da SZC Off Road fica localizada na Avenida Prefeito Barreto Viana, nº 27 no Bairro Santa Cecília em Viamão e atua a 3 anos no mercado de reparação e preparação de automóveis e veículos 4x4.

        Atualmente, os principais serviços prestados pela empresa são: manutenção automotiva em geral (revisões, troca de óleo, suspensão e motor); preparação de veículos 4x4 (chips de potência, lift de suspensão, instalação de acessórios e equipamentos para a pratica do off road). Além disso, hoje a SZC é a única oficina mecânica on/off road da Grande Porto Alegre, especializada na linha de jipes da Suzuki tendo essa característica, como um grande diferencial competitivo. Seus principais concorrentes do ramo automotivos são: Adam 4x4, Spirit Off Road, Promec 4x4 e Repecol Off Road.

        A SZC Off Road tem como sua missão realizar a manutenção e a preparação de veículos automotores 4x2 e 4x4, oferecendo um atendimento e um serviço transparente e diferenciado, sempre superando as expectativas dos clientes. Tendo como grande diferencial a especialização em jipes da marca Suzuki.

        A visão da organização para os próximos 5 anos, é de ser tornar referência na prestação de serviços de manutenção e preparação de veículos 4x4 na Grande Porto Alegre, visando mantendo um crescimento sólido, sustentável e de muita inovação. Priorizando sempre a excelência, o constante aperfeiçoamento dos colaboradores e, acima de tudo, a satisfação dos clientes.

        Os valores empregados pela organização são:

- Integridade, ética e transparência para com nossos clientes, fornecedores, parceiros e funcionários;

- Responsabilidade socioambiental, cuidando do meio ambiente e de nossas pessoas;

- Inovação e capacitação continua de nossos colaboradores;

- Satisfação e paixão pelo que fazemos;

- Qualidade e eficiência nos serviços prestados;

- Atendimento com excelência e cordialidade, mantendo a fidelidade de nossos clientes.

        Com base em dados fornecidos pela gestora do local, a empresa possui 4 funcionários, incluindo o proprietário (sendo, também, o mecânico chefe), uma gerente administrativa e dois auxiliares de mecânico. A oficina atende hoje, em média, 3 veículos por dia, totalizando uma variável de 60 carros atendidos por mês. Esses carros trazem um faturamento diário aproximado de R$3.500,00, totalizando a média mensal de R$70.000,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (451.1 Kb)   docx (290.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com