TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.617 Palavras (27 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 27

INTRODUÇÃO

O objetivo da APS - Atividades Práticas Supervisionadas é possibilitar uma vivência prática das teorias aprendidas no decorrer de diversas disciplinas do curso, associando-as com o que acontece nas empresas, no dia a dia de forma geral. As Atividades Práticas Supervisionadas visam favorecer aos alunos, um meio de reflexão crítica da realidade, a partir, dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma organização em situação real.

Fundada em 2005, a ALA Logística tem como objetivo disponibilizar ao mercado serviços de logística e transportes para atender os diversos processos e etapas da cadeia de suprimentos e distribuição de sua empresa.

Especializada em transporte multimodal para todo o Brasil, a ALA Logística tem atendimento personalizado e sem burocracia.

O trabalho será desenvolvido com o objetivo principal de verificar através de estudo, a aplicação das teorias de administração na empresa ALA Logística.

Foi realizada pesquisa no local, com a liderança e demais colaboradores, os dados e informações coletados foram correlacionados com as teorias administrativas estudas em sala de aula. Além da prática, será desenvolvido o conteúdo teórico correspondente da mesma.

1 Revisão Conceitual

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (1903)

Taylorismo ou Administração Científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas. O Taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. Taylor propôs que administrar uma empresa deve ser tido como uma ciência. A ideia principal dele é a racionalização do trabalho, que envolve a divisão de funções dos trabalhadores; com isso Taylor critica fortemente a Administração por incentivo e iniciativa, que acontece quando um trabalhador por iniciativa própria sugere ao patrão ideias que possam dar lucro à empresa, incentivando seu superior a dar-lhe uma recompensa ou uma gratificação pelo esforço demonstrado; isso é criticado por Taylor, pois, uma vez que se recompensa um subordinado por suas ideias ou atos, torna-se dependente deles.

Taylor concentra seu argumento na eficiência do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço. Para isso era preciso selecionar corretamente o operário, e treiná-lo na função específica que iria desenvolver. Também propunha melhores salários (o que foi aceito por Ford, entre outros) para os operários, com a diminuição dos custos unitários de produção, o que idealmente levaria prosperidade a patrões e empregados.

Objetivo: Aumentar a eficiência da organização, através do aumento da eficiência do nível operacional.

Administração Cientifica para Chiavenato

Segundo Idalberto Chiavenato, enquanto "Taylor preocupava-se mais com a filosofia – com a essência do sistema – que exige uma revolução mental tanto de parte da direção como da parte dos operários a tendência de seus seguidores foi uma preocupação maior com o mecanismo e com as técnicas do que com a filosofia da Administração Científica.”.

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO (1916)

A Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é uma escola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro francês Henri Fayol, a partir da década de 1910. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural.

Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Objetivo: Aumentar a eficiência da organização, através da estrutura das partes componentes da organização e suas inter-relações.

Chiavenato sobre o Fayolismo

    Segundo Idalberto Chiavenato, Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas:

  • Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
  • Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação.
  • Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.
  • Segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.
  • Contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
  • Administrativas, relacionadas com a integração das outras cinco funções.

TEORIA NEOCLÁSSICA (1954)

A teoria neoclássica da administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração. A teoria tem como principal referência Peter Drucker.

Princípios da Teoria Neoclássica

Dentre os principais conceitos abordados por essa teoria, destacam-se:

  • Ênfase na prática da administração;
  • Reafirmação relativa das proposições clássicas;
  • Ênfase nos princípios gerais de gestão;
  • Ênfase nos objetivos e resultados.

Objetivo: Obter a eficiência da organização, através da aplicação de práticas administrativas voltadas para a ação.

Chiavenato sobre a Teoria Neoclássica

Esta nomenclatura de “Teoria Neoclássica” é utilizada apenas no Brasil. Foi popularizada no livro texto de Chiavenato, que é utilizado no ensino daadministração de empresas no país. Chiavenato diz: "Os autores aqui abordados, (…) muito embora não apresentem pontos de vista divergentes, também não se preocupam em se alinhar dentro de uma organização comum. Em resumo, os autores neoclássicos não formam propriamente uma escola bem definida, mas um movimento relativamente heterogêneo. Preferimos a denominação teoria para melhor enquadramento didático e facilidade de apresentação". Fora do Brasil, pode-se associar essa escola de pensamento à abordagem teórica proposta por Drucker, que é considerada uma ruptura com a abordagem vigente. As teorias depois de Drucker são chamadas de "modernas" por ser ele reconhecido como "pai da administração moderna" ("modern management" em inglês), embora o termo "administração moderna" seja mais abrangente que a proposta de Chiavenato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)   pdf (696 Kb)   docx (354.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com