TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC ADMINISTRAÇÃO CONTABIL

Por:   •  31/8/2017  •  Monografia  •  3.106 Palavras (13 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Campinas

2017

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

Elaboração das Demonstrações Financeiras

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Ciências Contábeis.

Orientador: Juliana Gordiano

Aprovado em: __/__/____

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª).Jairo Antônio Cerrasqueiro

Prof(ª). Maurício Soares de Carvalho

Prof(ª). Sinomar Augusto do Nascimento

Campinas

2017

RESUMO

O presente estudo enfatiza a Elaboração e Demonstrações Financeiras dentro de uma organização. O principal objetivo deste trabalho é demonstrar as ferramentas que dão suporte para várias necessidades, e a cada dia mais elaborada e completa é a análise das demonstrações e como vem auxiliando os gestores as identificar e resolver problemas futuros sobre a entidade.

Durante este trabalho estaremos dando exemplo de uma empresa de Varejo de Moveis, para que possamos aprimorar melhor o seu entendimento.

Palavras-chave: Analise; Contabilidade; Elaboração; Financeiro; Ferramentas.


ABSTRACT

The present study emphasizes the Elaboration and Financial Statements within an organization. The main objective of this work is to show the tools that support several needs, and each day more elaborate and complete the analysis of the demonstrations and how it has been helping the managers to identify them And resolve future issues about the entity.

During this work we will be giving an example of a furniture retail company, so that we can better improve your understanding.

Keywords: Analyze; Accounting; Elaboration; Financial; Tools.



SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        07

2        IMPORTÂNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS         08

3        METODOLOGIA        13

CONsiderações finais        16

REFERÊNCIAS        17

ANEXOS ................................................................................................................... 19

        



inTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade abordar de maneira explicativa o que é as Elaborações e Demonstrações Financeiras e a importância da mesma para as organizações, através de tomadas de decisões, que são relacionadas diretas e indiretamente de acordo com a análise feita destes documentos e estudos.

Através dos conhecimentos adquiridos no decorrer do presente trabalho permitirá a análise em longo prazo de novas oportunidades, ameaças, conhecimento da saúde financeira de uma organização, tendências futuras e captação de novos recursos para o possível crescimento da organização como um todo.

De outra forma, podemos dizer que Elaboração e Demonstrações Financeiras são muito importantes, pois suas ferramentas dão suporte para diversas necessidades, a cada dia mais elaborada e completa a análise de demonstrações vem auxiliando seus gestores a identificar a situação de uma empresa ou entidade em vários âmbitos e tempo.

O problema de pesquisa: Qual a importância da elaboração das demonstrações financeiras para as empresas?

Temos como objetivo do trabalho demonstrar a importância das demonstrações financeiras dentro da entidade, bem como fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, sendo útil para tomada de decisões.

As demonstrações auxiliam os usuários a estimar os resultado futuros e os fluxos financeiros da entidade.

No decorrer de todo o projeto abordaremos de forma detalhada alguns tópicos específicos que enriquecerá o conhecimento contábil e proporcionará aos seus leitores um melhor entendimento da saúde financeira e como analisá-las.

Importância das Demonstrações Contábeis

Durante muito tempo a contabilidade tratava exclusivamente das contas patrimoniais ativos, passivo, patrimônio líquido, era dessa forma que mediam a riqueza patrimonial de uma entidade.

Conforme a evolução a contabilidade foi se adaptando e evoluindo e aprimorando com o intuito de fornecer informações necessárias a possibilitar a tomada de decisões, atualmente uma dessas ferramentas fundamentais que vem fazendo uma ligação com a contabilidade é analise das demonstrações financeiras.

Em 1919 Alexandre Wall, apresentou o modelo de analise através dos índices, para que fosse entendida melhor.

      Segundo Matarazzo (1998, p.24)

Alexander Wall, considerado o pai da analise de balanço, apresentou, em 1919, um modelo de analise de balanço, através de índices, e demonstrou a necessidade de considerar outras relações, alem do ativo circulante contra passivo circulante.

Conforme o tempo foi se passando, foi surgindo novas ferramentas para Contabilidade, e assim melhorando a forma de se elaborar uma demonstração.

Analise das Demonstrações Financeiras devem ser relatórios escritos em linguagem corrente e descomplicados. É recomendado o uso de gráficos, planilhas e tabelas para auxiliar na confecção da análise. Os relatórios devem conter informações e não dados, pois os dados são informações mais complexas que já foram utilizadas para confecção da analise.

Segundo Matazzaro (2010, p.4)

As demonstrações financeiras fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com as regras contábeis. A Analise de Balanço transforma esses dados em informações e será tanto mais eficientes quanto melhores informações produzir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (696.5 Kb)   docx (438.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com