TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Administração Teorias da Administração

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 6

Teorias da Administração

      As teorias da administração começaram a surgir a partir da revolução industrial, pois as empresas estavam em constante crescimento, mas de forma desordenada e com mau aproveitamento dos recursos, segundo Chiavenato (2003). Com base nesses problemas caóticos surgiram-se as escalas da administração, denominadas de administração científica e a teoria clássica.

   A administração científica foi criada por Frederick Winslow Taylor, e seu objetivo era procurar o aumento da eficiência da produção por meio da racionalização e economia do trabalho, evitando o desperdício e promovendo a prosperidade. Taylor sempre mirava a maximização da produtividade dos trabalhadores que antigamente eram chamados de operários, determinava a melhor maneira para se executar as tarefas, através de estudo dos tempos e movimentos. Ele adotava o padrão de que a questão não era trabalhar duro, nem depressa, nem muito, mas sim trabalhar de forma inteligente, e como tática para aumentar o esforço do trabalhador com eficiência usava um sistema de pagamento por quantidade produzida, que na época deu muito certo.  

   A Teoria Clássica de Henri Fayol surgiu quase ao mesmo tempo, acreditava que a administração é uma atividade que todos deveriam estudar e que para ser ensinada seria exigida uma teoria geral da administração (TGA). Identificava as funções gerenciais, dizendo que a administração deveria ser vista como uma função separada das outras demais. Disse que administrar é um processo de planejar, organizar, comandar ou liderar, coordenar e controlar, porque possui maior importância na parte administrativa e estratégica.

   Fayol formulou os 14 princípios que devem ser seguidos para que a administração seja realmente eficaz que são: a divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação do interesse individual ao interesse geral, remuneração do pessoal, centralização, hierarquia, organização, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa e espírito de equipe, bem assim colocados.

     Mostrou como se cuidar da administração de empresa de forma decrescente que é a partir do nível executivo e deu foco à estrutura, muito ao contrário das teorias de Taylor, que se preocupava preferencialmente com as atividades operacionais dando ênfase à tarefa.

      A teoria das relações humanas (TRH) surgiu no segundo período de Taylor e se opõe à teoria clássica da administração, mas se tornou importante somente com a crise econômica mundial de 1929. A experiência de Nathaniel Hawthorne, que tinha como finalidade a determinação entre a relação da intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medidos através da produção, realizada em 1927, foi a grande o impulsora dessa teoria. Após essa experiência, Elton Mayo que foi o cientista comandante, interpretou os resultados do experimento e formulou uma série de conclusões que criaram uma nova filosofia de administração. Mayo dizia que o desempenho das pessoas era determinado não só pelos métodos de trabalho, mas também pelo comportamento. Como a principal contribuição da TRH, foi à agregação de novos conceitos como: a motivação, liderança e comunicação.

      Com o crescimento estrutural da teoria administrativa surgiu-se a burocracia, que sintetiza as teorias clássicas e de relações humanas, indicando uma forma de organização que se baseia na racionalidade das leis. Todas as organizações formais modernas são burocracias, que se fundamentam na autoridade das leis. Karl Emil Maximilian Weber um intelectual economista alemão foi o primeiro teórico dessa abordagem e esquematizou as principais características da burocracia existente. As características são determinadas de dominação ou autoridade, e são dividas em três funções que são: Legal, tradicional e carismática. As legais são adotadas quando os subordinados aceitam as ordens, pois, concordam com certos preceitos e normas escritas ou formais. Os tradicionais são quando os subordinados acatam as ordens dos superiores como justificativa de monotonia. As carismáticas ocorrem quando os subordinados aceitam as ordens do superior pela identificação e influencia pela sua personalidade e liderança.

   Nas descrições de Taylor, Fayol e Weber as maiores preocupações básicas, era o desempenho maximizados dos recursos e processos, onde as pessoas eram colocadas em segundo plano e definitivamente consideradas apenas como recursos de produção.  

Administração

   É uma ciência social usada pelas pessoas com intuito de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, sempre traçando suas metas objetivas. A administração é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações que compreende cinco processos principais interligados: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

   O planejamento visa o futuro da organização, defini quais melhores caminhos a serem tomados para atingir os objetivos, atividades e recursos. A organização é a pratica de ordenar os recursos para uma melhor utilização dos mesmos, a estrutura organizacional começa a surgir a partir desse processo. A Liderança é o processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização dos objetivos, propõe atividades como coordenação, direção, motivação, comunicação e participação no trabalho em grupo. A execução consiste em realizar as atividades planejadas, por meio da aplicação de energia física e intelectual. O controle procura assegurar a realização dos objetivos, geralmente compara as atividades realizadas com as atividades planejadas e tenta mantê-las próximas, para que não haja divergências ou gastos excessivos.

   Tem como principal sinônimo a administração de empresas, mas só se prega esse nome quando realmente houver uma organização no sentido de empresa. A organização são grupos sociais orientados para a realização dos objetivos traçados, e de forma geral são traduzidos como o fornecimento de produtos e serviços.  É um sistema de recursos que procura a realização de todos os tipos de metas, e tem como principal foco as pessoas. Hoje se possuem três tipos de organização, as de primeiro, segundo e terceiro setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com