TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC CONTABILIDADE

Por:   •  31/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - “Prof. José de Souza Herdy”

UNIGRANRIO - ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

[pic 1]

[pic 2]

SUMÁRIO

1.            Resumo        1

  1. Introdução        
  2. Objetivos da Pesquisa        

1.2.1       Objetivo Final        

1.2.2       Objetivos Intermediários        

  1. Suposição        
  2. Delimitação da Pesquisa        
  3. Justificativas        
  4. Relevância do Estudo        
  1. Profissional        
  2. Acadêmica        
  3. Social        

2. Metodologia        

  1. Tipo de Pesquisa        
  2. Coleta de Dados        
  3. Universo da Pesquisa        
  4. Tratamento dos Dados        
  5. Limitações do método        

3. Referencial Teórico                 

4. Cronograma de Pesquisa         

5. Referências Bibliográficas        

O Problema

( Resumo)

Este Trabalho tem como tema “O Papel da Auditoria Interna Como Redutor de Riscos Para Auditoria Externa.” Tem por finalidade a divulgação sobre a importância que a auditoria interna exerce sobre a auditoria externa nas empresas. O foco principal será o conceito e definição de auditoria interna, que serve como importante meio para compreender as irregularidades e fraudes na contabilidade de uma organização. O trabalho se divide em quatro capítulos que tratam sobre conceito, origem e evolução da auditoria, evolução da profissão do contador e a origem e propriedade da palavra auditoria¹. Apresenta também uma comparação de Auditoria Interna e Auditoria Externa sob vários aspectos, tais como independência, interesse atendidos, aplicações de técnicas e outros. São enfatizadas a questão das normas de auditoria interna e sua aplicabilidade, como os processos internos resultam em um filtro  para os processos externos. Conclusão   

Tudo em vermelho Sujeito a alterações

  1. Introdução

Após a Segunda Grande Guerra, os veículos automotores movidos a derivados do petróleo se tornaram principais fontes de transporte. O setor de transporte ainda hoje é o uso final da maior parte do petróleo extraído e transformado em derivados, estreitando uma forte relação entre a evolução das indústrias automobilística e petrolífera. O automóvel é sem duvida uma das maiores marcas da sociedade e cultura de consumo modernas, e consequentemente temos o petróleo na base da formação econômica, política, e sócio-cultural do homem moderno.

Diante do exposto acima sobre a significância da demonstração do fluxo de caixa na gestão financeira das empresas e a representatividade da indústria de petróleo na economia mundial, esta pesquisa tem o intuito de responder a seguinte pergunta: Face à complexidade da indústria de petróleo, como funciona a gestão de fluxo de caixa em projetos de grande porte neste ramo de atividade?

  1.  Objetivos da Pesquisa

1.2.1 Objetivo Final

O objetivo final deste estudo é refletir sobre a gestão do fluxo de caixa em uma empresa de petróleo, baseado na bibliografia pesquisada.

1.2.2 Objetivos Intermediários

  1. Elaborar enquadramento teórico
  2. Analisar a Demonstração do Fluxo de Caixa como instrumento de gestão financeira
  3. Identificar as características do modelo de gestão

  1.  Suposição

        Devido à alta complexidade de projetos no ramo de óleo e gás, com grandes investimentos iniciais sem acompanhar nenhuma receita nas primeiras fases do projeto, supõe-se que sua demonstração de fluxo de caixa também apresentará situação complexa e irregular.

  1.  Delimitação da pesquisa

Esta pesquisa propõe avaliar a demonstração de fluxo de caixa de uma empresa de petróleo. Poderíamos avaliar a DFC de uma maneira geral, visto que trata-se de um instrumento de análise financeira necessário em qualquer ramo de atividade empresarial, porém devido à particularidade apresentada pelas empresas de petróleo decidimos delimitar.

  1.  Justificativas

  1.  Relevância do Estudo

A relevância deste estudo se faz face à complexidade do modelo de negócio de uma empresa de petróleo, que possui fases que influenciam diretamente a economia e no desenvolvimento de um país, através de investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Observamos também grande relevância das análises financeiras focadas em regime de caixa, uma vez que apresentam a situação real do dia a dia de uma empresa, permitindo ações dos gestores com mais precisão ao contrário das análises contábeis. Temos vários exemplos de empresas que apresentavam lucro contábil mas quebraram devido a má administração do caixa e da estrutura de capital de giro.

Descreveremos abaixo também a relevância pessoal, profissional, acadêmica e social que este estudo apresenta.

1.6.1 Profissional

A gestão de fluxo de caixa possui relevância profissional em diversos cargos e áreas, seja para o Analista Financeiro, Gerente de Investimentos de Capital, Gerente de Project Finance, Gerente de Caixa, Analista de Crédito, Gerente de Operações de Cambio etc. No sentido de manter a atualidade do tema para estes profissionais e ainda abrir oportunidades para novas pesquisas e novos projetos dentro das empresas em que atuam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com