TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC CONTABILIDADE NAS ESCOLAS

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  1.860 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3]

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARIANE AZEVEDO MACAMBIRA

        

A CONTABILIDADE NA ESCOLA: Uma nova contribuição no âmbito escolar público e sua importância

Santarém- Pará

2015

 MARIANE AZEVEDO MACAMBIRA[pic 4]

        

A CONTABILIDADE NA ESCOLA: Uma nova contribuição no âmbito escolar público e sua importância

Pré- Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação de pesquisa de contabilidade à Universidade Paulista- UNIP.

Orientadora: Profª. Aryanne Diniz

Santarém- Pará

2015

MARIANE AZEVEDO MACAMBIRA[pic 5]

A CONTABILIDADE NA ESCOLA: Uma nova contribuição no âmbito escolar público e sua importância

Aprovada em: ___ de ____de_____

BANCA EXAMINADORA

___________________________________

Orientador(a) Prof.

___________________________________

Prof°

Banca Avaliadora

___________________________________

Prof°

Banca Avaliadora

Santarém- Pará

2015[pic 6]

  1. INTRODUÇÃO

  1. PROBLEMA DA PESQUISA

Para que o orçamento escolar seja administrado, é necessário que exista organização, responsabilidade e transparência, tendo em vista que a gestão dos recursos públicos é regulada pelas leis federais de Direito Financeiroe de Licitações. Nesse sentido, as escolas públicas recebem verbas advindas do governo federal, a qual é distribuída pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por canais como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o recurso é depositado na conta bancária da entidade executora da escola.

Tais recursos devem ser utilizados para suprir as necessidades básicas de manutenção, aquisição de material didático e formação dos alunos. Já os recursos recebidos dos estados e municípios são administrados pelas Secretarias de Educação, é papel delas providenciar itens como estrutura física, carteiras e pagamento de funcionários.

Sabe-se que em todo o processo infantil há a influência de mecanismos administrativos, seja ele em menor ou grande escala, essesfatores se tornam de extrema relevância e com isso devem ser utilizados de maneira que estimule o precesso para ampliar visões, detectar possíveis erros e reparar danos para adotar uma gestão escolar plena e livre de complicações.

Por isso, para que seja garantida uma gestão financeira escolar de modo eficiente, há a demanda de preocupação em projetos, planejamentos, organização, transparência e uma minuciosa administração no que condiz ao orçamento escolar.

Contudo, é a contabilidade de maneira geral a ciência que mais se aplica as mais diversas situações e organizações, nesse sentido é ela também utilizada paracontribuir no âmbito escolar público, de modo que auxílie no acompanhamento dos gastos realizados, tendo em vista que a escola é uma organização que movimenta recursos materiais, financeiros e humanos, com isso é imprescindível a necessidade de um sistema contábil organizado para nortear todo esse aparato funcional.

É necessário que os recursos escolares perpassem por um modo que os defina, que os organize e mensure seu destino, nesse sentido é eficaz adotar uma politica que respalde os gastos escolares e assim possa nortear a economia no âmbito escolar, para que os recursos sejam organizados de acordo com o destino ao qual concerne, desse modo como a contabilidade enquanto ferramenta econômica pode auxiliar a gestão escolar com os gastos?

  1. JUSTIFICATIVA

Com as mudanças ocorridas em virtude da evolução social e das mudanças relacionadas aos processos de gestão educacional, asinstituições públicas de ensino buscaram a adaptaçãoascaracterísticas do sistema socialna qual estão inseridas, com isso se faz necessário que haja uma boa gestão de recursos, pois assim será possívela estrutaração de um suporte para ocrescimento e desenvolvimento organizacional da escola.

Contudo, vale destacar que a gestão financeira é tão relevante para a empresa como para a escola, a qual realiza cursosespecíficos de administração financeira que tratam dos assuntos relacionados àsfinanças da escola como organização, seja ela pública ou privada.

As finanças estão envolvidas emtodo o cotidiano escolar, no controle dos recursos para compras eaquisições de matérias que serão utilizados pelos alunos, bem como também no gerenciamento e para a própria existência da escola, principalmente no que tange aadministração geral de nível operacional escolar, em que se usa dados einformações financeiras para a tomada de decisão na condução da escola.

Dessa forma, percebe-se a grande importância exercida pela contabilidade estruturada, bem gerida, para as condições de um modelo de gestão adequado às escolas, tendo em vista que esta precisa ter condições financeiras para promover a disseminação da educação, pois é ela a instituição que apresenta papel fundamental na formação do cidadão e é nesse âmbito que é notória a importância da contabilidade no que tange o papel social pleno na construção de uma sociedade.

O tema tem como relevância social a contribuição da contabilidade aogestor escolar e a influência dos benefícios para o âmbito escolar, pois desse modo tendo uma boa gestão toda a sociedade inserida nesse processo será beneficiada direta ou indiretamente, poisse o gestor estiver sempre  informado sobre a situação financeira da escola, não será difícil realizar uma tomada de decisão caso ocorra alguma situação emergencial, tendo em vistaque os gestores escolares estão constantemente diante de situações problemas e devem decidir sobre as melhores estratégias de gerenciamento financeiro ao ambiente escolar. Para melhor auxiliar os gestores, a contabilidade, além de ser a linguagem do mundo dos negócios, fornece dados para a tomada de decisão aos gestores escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com