TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Endomarketing

Por:   •  4/6/2016  •  Monografia  •  5.986 Palavras (24 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

CAPITULO II – A APLICABILIDADE E FUNÇÕES DO ENDOMARKETING

2.1 Aplicabilidade do Endomarketing

2.2 Planejamentos, Estratégias e Modelos de ferramentas mais comuns do          Endomarketing

  1. Posicionamento interno
  2. Slogan Interna
  3. Marca Interna
  4. Planejamento de conteúdo
  5. Planejamento estrutural e de processos
  6. Canais Informativos
  1. E-mail
  2. Jornal eletrônico
  3. Revista interna
  4.  Encartes no jornal/revista interna
  5.  Jornal de parede
  6.  Painel de gestão a vista
  7.  Boletins informativos
  8.  Mala-direta
  9.  Display de mesa
  10. Intranet
  11. TV interna
  12. Radio Interna
  13. Mídias eletrônicas
  1. Campanhas Internas: Informativas e motivacionais
  2. Campanhas Motivacionais
  1. Campanhas de lançamento
  2.  Campanhas de reforço
  3. Campanhas temporárias
  1. Canais de integração
  2. Canais de Comunicação face a face

2.3 Quando e como lançar um processo do Endomarketing

2.4 O envolvimento dos setores, grupos e pessoas nos trabalhos de Endomarketing

CAPITULO II

A APLICABILIDADE E FUNÇÕES DO ENDOMARKETING

2.2 Planejamento, estratégias e modelos de ferramentas mais comuns do Endomarketing

Entre os anos 1980 e 1990 surgiu o interesse das empresas pela comunicação interna devido notarem a importância de melhor se comunicar com o público interno, na qual esse período ficou marcado pela descoberta do endomarketing.

Esse período foi caracterizado pela ação desorganizada, pois, as campanhas não tinha um posicionamento único, conceito inconsistente e, muitas da vezes, não possuía um sincronia com os objetivos estratégicos da empresa.

As empresas concentravam seus esforços em diversas direções, mas sem uma sistematização e integração, na qual não se preocupavam com a posição dos seus colaboradores.

A demanda aumentou pela procura das empresas que já praticavam a comunicação interna no final da década de 1990 e nos primeiros anos do novo século, devido as expectativas das empresas em aderir tal ferramenta, possibilitando implantar processos estruturados, na qual, permitisse documentar, oficializar e veicular as informações em todos os níveis.

Portanto, formalizar significa assinar com marca e slogan internos, veicular tornar as informações visível aos colaboradores. Pois isso é exatamente o principal objetivo dos canais oficiais de comunicação, tornar-se um veículo para transmitir as informações relevantes, importantes, na qual analisada trará benefícios para empresa e colaborador.

Abaixo alguns tópicos essenciais para direcionar as empresas independentemente de seu segmento, a comunicação com seu público interno.

  1. Posicionamento interno

Conforme Brum (2010, p. 160), [...] assim como uma empresa deve posicionar-se para fora, no que diz respeito ao mercado, também deve posicionar-se para dentro, em relação ao seu público interno.  

 Pois enfim, o posicionamento é forma na qual as empresas utilizam para desenvolver, trabalhar sua imagem, oferta de modo que tenha seus diferenciais competitivos, ou seja, consiga ocupar um lugar distinto e valorizado na mente do consumidor, neste caso, o interno (colaborador).

Brum (2010) ressalta, que segundo Al Ries e Jack Trout publicitários nova-iorquinos, na qual popularizaram esse termo, posicionamento não é o que se faz para uma empresa, mas o que se faz para a mente do consumidor. Portanto, vale a mesma regra ao marketing interno, ou seja, o que importa é o que se faz para a mente do colaborador.

É importante que a empresa ao posicionar-se na mente de seus colaborares de alguma forma eficaz, na qual, seja elaborado um fortalecimento, ou seja, transmita uma posição privilegiada, como a mais capacitada, a líder no mercado.

Portanto, é bom lembrar que a diferença para marketing externo é que a empresa não precisa ser exclusiva, ou seja, não tem problemas que outras empresas adotem internamente o mesmo posicionamento com seus colaboradores.

Pois, o relevante nesta situação é que a empresa seja a número um para seu colaborador, que ele esteja totalmente convencido a ponto de lutar para mantê-la nesse patamar, contribuindo continuamente para crescimento da mesma.

Mas é de extrema importância que esse posicionamento psicológico que utilizado no endomarketing não fuja do posicionamento real, de que não seja apenas um jogo mental, e não quebre a credibilidade entre empresa e colaborador, pois, a credibilidade é o essencial em qualquer tipo de relação.

Pode-se dar como exemplo a seguinte situação, se a empresa não é líder, não é a número um, não transmita, não se posicione algo que não é e, sim busque outras formas eficaz de se posicionar. Exemplo: a empresa que respeita seus colaboradores e busca melhoria continua. (BRUM, 2010)

Para alcançar diferencias competitivos é importante que a empresa avalie, observe sua concorrência, utilizando critérios rigorosos para selecionar suas melhores características, ou seja, seus diferencias competitivos que possibilita seu posicionamento de frente ao seus colaboradores. Pode-se utilizar como ponto de partida para o posicionamento a visão estratégica, os objetivos a longo prazo da empresa.

Conforme Brum (2010, p.161), [...] depois de estabelecido o posicionamento é necessário trabalhar conteúdos conceituais que tenham coerência com ele.

Pois, é imprescindível que a primeira etapa no planejamento de endomarketing seja bem estabelecido, bem elaborado o conceito. Na qual, muitas das vezes os profissionais da área que são inexperientes, ou sobre pressão, não planejam de forma correta, começam pelo fim, sem uma consistência, determinação exata do que a empresa almeja repassar em nível de conceito.

Muitos consideram que uma boa frase, com efeitos é o caminho certo, mas é importante analisar alguns pontos, tais como: É possível essa frase resista, e seja o bastante até que os resultados sejam percebidos? Representa a real visão da empresa? Atende a expectativa, sentimentos dos colaboradores?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (250.6 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com