TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC FUNERARIA

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.172 Palavras (9 Páginas)  •  2.198 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ATENAS MARANHENSE - FAMA[pic 1]

KROTON EDUCACIONAL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

HELIO ALAN GARCES

IOLANDA BARBOZA SILVA

JOSELIA SALES AMORIM

LETICIA TAMIRES

MARLUCE SILVA

THAMIRES REGINA

RAFAEL ARAÚJO MESQUITA

ARTIGO CIENTIFICO

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EMPRESARIAL NA EMPRESA:

FUNERÁRIA JARDIM DA PAZ

São Luís

2016


[pic 2]

RESUMO

Este artigo visa mostrar um pouco sobre os serviços e produtos ofertados pela Funerária Jardim da Paz. Neste artigo vamos expor quais os desafios que a empresa enfrenta, bem como a busca para resoluções de ações incorretas e objetivando a excelência na prestação de serviço funerário, no ramo administrativo da Funerária Jardim da Paz. 

PALAVRAS-CHAVES

Funerária, Planos funerários, swot, Clientes.  

ABSTRACT

This article aims to show a little about the services and products offered by the Funeral Home Garden of Peace. In this article we will explain what challenges the company faces, and the search for incorrect actions resolutions and aiming for excellence in the provision of funeral service in administrative branch of Mortuary Garden of Peace.

Keywords

Funeral home, funeral plans, swot, Customers.

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por finalidade falar um pouco sobre a Funerária Jardim da Paz, que está no mercado há aproximadamente 10 anos, atendendo tanto ao público ludovicense, quanto ao público das demais regiões do estado do Maranhão.

Neste artigo vamos expor quais os desafios que a empresa enfrenta, bem como a busca para soluções de ações incorretas e objetivando a excelência na prestação de serviço funerário, no ramo administrativo da Funerária Jardim da Paz. 

A gestão administrativa da empresa em questão, tem por objetivo o crescimento da empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico que é um atendimento humanizado. As funções do gestor a princípio são, fixar as metas a alcançar através do planejamento solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo. A gestão administrativa é de suma importância pois cabe a ela "suprir e organizar os meios e recursos" necessários ao bom desempenho das demais áreas.

  1. DESENVOLVIMENTO

A empresa analisada em nosso estudo de caso e intervenção empresarial, dá-se por razão social Funerária Jardim da Paz, sendo a mesma de cunho familiar. A empresa nos deu a oportunidade de conhecer o segmento funerário, bem como sua gestão organizacional e áreas ligada a mesma. Nos propondo um grande desafio ao abordamos uma temática diferente por se tratar de algo que busca desassociar a adesão de planos funerários como algo inutilizável, mas sim fazendo referência a prevenção, a fim de oferecer tranquilidade em momentos de instabilidade emocional, como a perda de um ente querido

A Funerária Jardim da Paz dispõe de produtos e serviços que a faz ser um diferencial no seu ramo, como por exemplo, os planos funerários, a venda de urnas funerárias, venda de vestimentas, possuindo sua própria floricultura, possui seu laboratório para preparação do corpo, e recentemente passou a possui o crematório.

Em 2015, foi inaugurado o laboratório de tanatopraxia, empreendimento que permite prestar serviço de preparação do corpo para quanto tempo que a família necessitar velar, o que permite o transporte do corpo para outros estados e        países. Sempre buscando inovações na prestação de serviço aos clientes, em 2016, foi implantado o processo de Cremação, que consiste em transformar o corpo em cinzas, respeitando o desejo das pessoas que tenham aversão à maneira tradicional de sepultamento. O Jardim da Paz tem como missão oferecer o melhor e mais completo atendimento em nossas atividades funerárias, sempre atendendo de forma humanizada a todos os clientes e parceiros.

A funerária trabalha com os planos funerários que são de grande procura, estes são planos de assistência familiar e compõem-se de três tipos: plano básico, clássico e especial. Além desses planos há um serviço particular que trabalha com vendas de urnas funerárias, vestimentas, flores, velas, etc, e cada produto vai depender da necessidade extra do cliente. A empresa visa ser referência nacional no ramo cemiterial, o que hoje já a faz ser umas das maiores empresas do Maranhão no ramo funerário.

Podemos considerar a empresa hoje como sendo uma

A principal intenção deste artigo é levar ao leitor um entendimento acerca de uma proposta de intervenção empresarial, logo abordaremos ferramentas necessárias para que esse entendimento se torne mais fácil e prático.

  1. Análise SWOT

Figura 1 – Análise SWOT

[pic 3]

Fonte: Blogspot

Para KOTLER, “a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada análise SWOT (dos termos em inglês strenghts, weaknesses, opportunities, threats). Ela envolve o monitoramento dos ambientes externos e interno. (KOTLER, 2006)

SWOT é uma ferramenta de avaliação que consiste em recolher dados importantes para formular estratégias de negócios objetivando alavancar os lucros da empresa.  Caracterizando o ambiente interno e externo da empresa. Identificando os pontos fortes e fracos da empresa, bem como as oportunidades e ameaças. A técnica de análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, usando dados da Fortune 500, uma revista que compõe um ranking das maiores empresas americanas.

Para adentrarmos de vez na análise SWOT da empresa estudada, devemos entender o que são ambientes externo e interno.

Para HITT, “Um entendimento integrado dos ambientes externo e interno é fundamental para se compreender o presente e prever o futuro. O ambiente geral é composto por dimensões na sociedade geral que influencia um setor(indústria) e as empresas que o compõem.  (HITT, 2008)

O ambiente externo se caracteriza por escanear, monitorar, prever e avaliar o ambiente geral. Após feita essa análise, podemos tirar do ambiente externo geral, as oportunidades e ameaças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (206.8 Kb)   docx (119.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com