TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Gestao Financeira

Por:   •  25/9/2016  •  Monografia  •  6.991 Palavras (28 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 28

1 INTRODUÇÃO

Nos tempos de hoje é muito comum se ouvir falar sobre liderança, principalmente nas organizações, pois o papel dos lideres tem sido cada vez mais importante para se alcançar resultados dentro da organização. O novo modelo de líder possui um perfil diferente do século passado: suas atitudes, comportamentos e ate o seu estilo de liderar podem interferir diretamente nas atitudes comportamentais de seus liderados e conseqüentemente na produtividade e nos resultados organizacional.

O estilo de um Líder tem sido cada vez mais estudado, pois existe a necessidade de encontrar um direcionamento diante de um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Sabe-se que o líder é responsável pelo sucesso ou fracasso da organização, através de sua competência, habilidade e capacidade. O líder pode tanto fazer de sua equipe vencedora, como perdedora.

As organizações, no entendimento de Clemens e Mayer (1989, p. 87), “precisam ter líderes preparados para comandar pessoas”. Atualmente, as empresas preocupam-se em possuir no seu quadro de funcionários pessoas que tenham perfil de liderança, que vá de encontro com a estratégia da organização e que possam se tornar futuros líderes. Portanto, estudar o estilo de liderança é importante para que se possa entender como cada líder pode influenciar seus liderados de forma positiva ou negativa. Lembramos que é importante destacar pessoas possuidoras de um perfil de liderança, pois indicar um estilo de liderança não significa escolher um bom líder.

        

  1. JUSTIFICATIVA

Nos tempos atuais é de suma importância estudar a função do líder nas organizações, entender seu comportamento, seu estilo de liderar, saber como esse estilo pode ter influencia dentro de uma organização – que pode ser positiva ou negativa. Diante das constantes mudanças comportamentais no mundo social e corporativo, avanços tecnológicos e exigências com padrão de qualidade elevadas, o papel do líder na organização se tornou fundamental, sendo seu maior desafio saber lidar e agir com as diversidades, motivações e exigências das pessoas.

  1.  DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA

O presente estudo do estilo de liderança justifica-se pela necessidade de como as organizações devem avaliar os diferentes estilo de liderança e como o comportamento e estilos adotados pelo líder podem influenciar seus liderados no ambiente organizacional. Além disso, a pesquisa visou descrever o que é ser líder, conceituar liderança e os principais estilos de liderança, apresentando o tema numa perspectiva atual e crítica.

Diante disso, essa pesquisa buscou responder a seguinte questão: Como o estilo de liderança adotado pelo líder pode influenciar seus liderados no ambiente organizacional?

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo geral

Compreender como o estilo de liderança adotado pelo líder pode influenciar de forma positiva ou negativa seus liderados no ambiente organizacional.

  1. Objetivos específicos

  • Caracterizar o líder e liderança.
  • Problematizar determinadas ações dos líderes que levaram a tal posto.
  • Analisar os tipos de liderança encontrados nos espaços públicos e privados.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 LÍDER E LIDERANÇA

2.1.1 Conceituação

        

Ao falar sobre a definição de “líder”, Drucker (1996, p.13) afirmou “ser alguém que possui seguidores, que são pensadoras, realizam profecias”. Esses papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes. Ainda de acordo com Druker (1992, p. 75-77), “o líder é aquele que sabe servir, desenvolve e motiva pessoas ajudando a alcançarem os objetivos organizacionais ou do grupo, é aquele que desenvolve ações de forma a atender os objetivos organizacionais, altos níveis de desempenho e objetivos do grupo”. A base que fundamenta a liderança eficaz é entender a missão da organização, definindo-a de forma clara, compreensível e visível. O líder estabelece metas, institui prioridades, fixa e mantém padrões. Pode também fazer consentimentos, considerando sobre o que é certo, podendo dizer ainda, o que deve ser seguido mesmo não dispondo de chefia ou autoridade concedida.

        Schermerhorn (1996, p. 224) esclarece que “um líder eficaz influencia outras pessoas a trabalharem entusiasticamente em apoio aos objetivos de desempenho organizacional”. Diante dessa definição, a visão – ou perspectiva de futuro – está sendo considerada cada vez mais importante para a eficácia da liderança. Nesse sentido, Goldsmith (1996, p. 229), afirmou que “o líder do passado era uma pessoa que sabia como dizer, já o líder do futuro será uma pessoa que saberá como perguntar; o novo líder será aquele capaz de acrescentar uma cultura ou um sistema de valor baseado em princípios”. Para Blank (1999, p. 28), “o que diferencia o líder do não líder é o fato de que o primeiro é aquele que tem seguidores espontâneos, enquanto que os outros buscam ou reúnem seguidores”.

        Se por um lado o líder guia pessoas, as influencia, desenvolve e orienta com o intuito de alcançar os objetivos e as metas organizacionais, de outro modo, o líder deve ser aceito, admirado e aceito pelo grupo, sendo seguido mesmo sem ter autoridade formal. Para Chiavenato (1994, p. 148-149), “o líder surge como um meio para o alcance dos objetivos desejados pelo grupo. O comportamento do líder deve fazer com que leve o grupo a atingir seus objetivos ou a satisfação de suas necessidades”.

        Diante do que foi visto, o líder deve ter a capacidade de se direcionar ao desconhecido; necessita ter visão, saber persuadir e convencer os outros, fazendo com que seus subordinados tenham a mesma visão que o da organização, cativar os subordinados, importar-se com eles, possuir disposição e um direcionamento de atuação para saber estimula-los e levá-los ao lugar que se deseja, alcançando os objetivos e metas organizacionais com imenso sucesso.

        A liderança exige respeito, paciência, humildade, disciplina  e comprometimento, pois a organização é um ser vivo dotado de colaboradores dos tipos mais diferentes, liderança define-se como a atividade meio praticada pelo líder, que leva a atingir os objetivos organizacionais. Segundo Berg (1999, p. 120), “a liderança é o processo interpessoal pelo qual o gerente motiva e influencia os subordinados a realizarem seus objetivos de trabalhos estabelecidos”. Já para Schermerhorn (1996, p. 224), “liderança é o processo de inspirar os outros a trabalhar pesado e a realizar tarefas importantes”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (287.2 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com