TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Planejamento Estratégico

Por:   •  22/10/2019  •  Monografia  •  4.942 Palavras (20 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 20

VANTAGEM COMPETITIVA ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Elen Keila Silva Pereira Menezes.

Kleisiane Fernandes da Silva.

Luciana Décio Gomes Junges.[1]

Priscila Santos Pugliesi.[2]

Resumo:

Identifica-se que as pequenas empresas de Construção Civil procuram aumentar a competitividade e lucratividade. O planejamento estratégico é indicado para as pequenas empresas legalizadas que queiram aumentar a sua produtividade e organizar sua forma de construção. Justifica-se esta pesquisa devido a representatividade do setor no mercado brasileiro, que gera renda e cria empregos. A construção civil tem um grande destaque na economia do país. O planejamento estratégico pode colaborar com as pequenas empresas desse setor que queiram se organizar e aumentar a sua produção. Dentro do contexto apresentado, formula-se a seguinte questão problema: quais os benefícios do planejamento estratégico para pequenas empresas da construção civil como forma de obterem vantagem competitiva diante dos concorrentes? A pesquisa busca demonstrar os benefícios do planejamento estratégico para as pequenas empresas do setor de construção civil na perspectiva de obterem vantagem competitiva em um mercado cada vez mais competitivo. A metodologia utilizada nesse trabalho foi abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica. Para a pesquisa bibliográfica foram consultados diversos livros e textos científicos. São materiais fundamentados na área com autores de renome e conhecimento do assunto. Concluiu-se que o planejamento estratégico de obras da construção civil envolve uma série de fatores, como planejar a gestão da qualidade nas etapas da construção, estoque, qualidade dos materiais, organização da obra e produtividade. Com o planejamento estratégico tem-se eficiência e otimização na execução, demonstrando um ganho significativo de tempo e material quando da execução da edificação no canteiro de obras, com o planejamento e previsão da quantidade exata de materiais necessários, além da vantagem da redução dos resíduos e desperdícios.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Construção Civil. Vantagem Competitiva.

1 INTRODUÇÃO

Na economia globalizada dos dias de hoje, a sobrevivência das organizações depende de sua habilidade e rapidez de inovar e efetuar melhorias contínuas. Como resultado, as organizações vêm buscando incessantemente novas ferramentas de gerenciamento, que as direcionem para uma maior competitividade através da qualidade e produtividade de seus produtos, processos e serviços (KARDEC, 2014).

E para o mesmo autor, atualmente a necessidade de agilidade imposta às organizações demanda cada vez mais eficácia na tomada de decisões por parte as mutabilidades organizacionais constantes. Certamente toda esta dinâmica que se apresenta, exige, portanto uma maior efetividade nas atividades operacionais que desdobrem nas buscas da Visão: Garantir disponibilidade e a Missão: Produzir resultados.

De modo a se tornarem mais competitivas, as empresas necessitam que as funções básicas representadas pelos diversos departamentos de sua estrutura apresentem resultados excelentes na busca de status de excelência ou classe mundial (MIRSHAWKA; OLMEDO, 2013).

Em meio à globalização, o mercado torna-se cada vez mais competitivo e o planejamento é um diferencial na tomada de decisões. Por esse motivo o planejamento é fundamental para qualquer organização para obter um diferencial competitivo.

O planejamento é um conjunto de decisões antes de uma ação, caracterizado por uma série de decisões para uma implementação posterior, onde é considerado as incertezas em cada objeto da cadeia de alternativas que devem ser implementadas (CATELLI, 2011).

Pode também ser considerado como um processo, desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa (OLIVEIRA, 2008).

Identifica-se que as pequenas empresas de Construção Civil procuram aumentar a competitividade e lucratividade no posicionamento em que atuam por perceberem que é uma necessidade que o mercado impõe para o desenvolvimento da organização. O planejamento estratégico é indicado para as pequenas empresas legalizadas que queiram aumentar a sua produtividade e organizar sua forma de construção.

Justifica-se esta pesquisa devido a representatividade do setor no mercado brasileiro, que gera renda e cria empregos. A construção civil tem um grande destaque na economia do país, referente a significativa parcela do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil devido a quantidade de pessoas que, direta ou indiretamente, emprega (DALPINO, 2008). O planejamento estratégico pode colaborar com as pequenas empresas desse setor que queiram se organizar e aumentar a sua produção.

Dentro do contexto apresentado, formula-se a seguinte questão problema: quais os benefícios do planejamento estratégico para pequenas empresas da construção civil como forma de obterem vantagem competitiva diante dos concorrentes?

A pesquisa busca demonstrar os benefícios do planejamento estratégico para as pequenas empresas do setor de construção civil na perspectiva de obterem vantagem competitiva em um mercado cada vez mais competitivo.

A metodologia utilizada nesse trabalho foi abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica. Na abordagem qualitativa não há preocupação com representatividade numérica, mas com o aprofundamento da compreensão de um determinado assunto.

Para a pesquisa bibliográfica foram consultados diversos livros e textos científicos. São materiais fundamentados na área com autores de renome e conhecimento do assunto.

Segundo Marconi e Lakatos (2015), a pesquisa bibliográfica é o levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. Sua finalidade é de colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto. Ela pode ser considerada também como o primeiro passo de toda a pesquisa científica.

Foi realizada uma revisão de literatura buscando identificar no material já publicado, em que estágio se encontram os conhecimentos acerca do tema que será investigado.

Para Marconi e Lakatos (2015) as fases da pesquisa bibliográfica compreendem oito fases distintas: a escolha do tema, a elaboração do plano de trabalho, a identificação, a localização, a compilação, o fichamento, a análise e interpretação e a redação.

De acordo com Silva (2011) a metodologia de pesquisa Bibliográfica se baseia na análise da literatura que foi publicada através de livros, revistas, publicações avulsas, imprensa escrita e de forma eletrônica.

Os textos já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados tornam-se fontes do tema a ser pesquisado. Nesse caso, o pesquisador trabalha a partir das contribuições dos autores dos estudos constantes dos textos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com