TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCM Universidade Corporativa

Por:   •  22/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 9

Ações da Universidade corporativa como medida preventiva de doenças psicossomáticas: estudo de caso do estresse no trabalho no banco Bradesco S.A.

Ariane Caroline Gomes Melero

R.A 240822105

Pamela Cássia S. de Moura

R.A 805808

Simony Iracema do Nascimento

R.A 511942019

Ms. Maria Helena Veloso

1 RESUMO

O presente artigo se propõe articular que é com eminência que precisamos reforçar o conhecimento do setor bancário quanto as doenças psicossomáticas e em especial o estresse no ambiente de trabalho. No mundo atual, esse tema é de grande importância para a gestão organizacional, o ciclo de vida das organizações muitas vezes depende da qualidade da saúde de seus colaboradores, que têm de estar motivados e comprometidos para o desenvolvimento e crescimento da mesma.

Como a própria empresa cita em seus valores, dois dos pontos mais fortes são a dignidade do ser humano e crença no valor do desenvolvimento das pessoas, esse tema passa a ser de suma importância para que a empresa consiga cumprir esses valores, sendo um objetivo a ser alcançado sempre.

A finalidade é mostrar se no cotidiano, a empresa está ao alcance dessa realidade, se realmente praticam o que sustentam em suas diretrizes e se fazem com que os seus colaboradores façam diferença dentro da própria organização com motivação e qualidade de vida, visando um futuro próspero.

 

Palavras-chave: Universidade Corporativa. Estresse. Prevenção. Ações. Doenças

2 INTRODUÇÃO

      Atualmente o afastamento por doenças psicossomáticas no setor bancário tem aumentado muito, o grupo Bradesco enfrenta esse problema em sua estrutura organizacional que é o afastamento de funcionários por doenças psicossomáticas, uma delas o estresse,  que é uma doença crônica recorrente de curto e longo prazo, que pode ocasionar incapacidade para o trabalho, gerando custos, aposentadoria antecipada, além do risco maior que é o suicídio. O presente artigo trata-se  de um estudo  descritivo-exploratório realizado através de coleta de dados com o setor de Gestão de pessoas da Agencia Centro de Guarulhos e em ação conjunta com a universidade corporativa. Visto que nos últimos dois anos o aumento no número de atestados médicos.

O grupo Bradesco tem no total 4.400 agências, totalizando número de funcionários direto 98.605, em média por agencia 23 funcionários, entre Gerente Administrativo, Assistente Administrativo, Escriturário, Tesoureiro e Operadores de Caixa.

A proposta é apresentar ações que possam diminuir os números de atestados médicos por afastamento de doenças psicossomáticas, dentre elas o estresse, na organização e na agência em questão. Acredita-se nas seguintes hipóteses:

H I: Criando campanhas educativas e informativas com abordagem ao tema estresse no trabalho, palestras presenciais e online com profissionais da saúde e a distribuição de folhetos informativos com números telefônicos de consultórios médicos o qual o colaborador possa buscar ajuda;

H II : Implantando na aplicação de pesquisa de clima organizacional, perguntas da qual o setor de gestão de pessoas possa identificar se o colaborador esteja sofrendo algum tipo de pressão, o que pode ocasionar o estresse no trabalho assim evitar um futuro  afastamento do colaborador de suas atividades.

H III: Organizando na avaliação de desempenho um  feedback do gestor, algo mais positivo e motivador.

         O estresse ocupacional e a sobrecarga e esgotamento profissional, autocobrança de bater metas, não alcançar seus objetivos o que leva o profissional ter uma baixa  auto - estima em sua vida profissional chegando afetar a sua vida pessoal.  

        Mas também apresenta seus contrapontos, pois estudioso como Antunes (2002), constata que, historicamente, o trabalho evolui como elemento central da vida do homem, capaz de provocar prazer e sofrimento, status e desalento, conforto e subsistência.  

3. OBJETIVOS

O objetivo geral deste trabalho é apresentar quais sãos as ações que estão sendo tomadas com o apoio da universidade corporativa em a relação a prevenção de doenças psicossomáticas na companhia Bradesco S.A, dentre elas, o estresse ocupacional. Já os objetivos específicos são: verificar se nas plataformas onde é oferecido os treinamentos e capacitação, se estão sendo disponibilizados conteúdo de cunho informativo sobre  o que é estresse ocupacional e quais são os tipos de prevenção; averiguar e garantir se estão sendo acessados esses conteúdos e se há periodicidade em palestras informativas com o apoio de profissionais da saúde para alertar os colaboradores do segmento bancário em relação ao tema. Já o que se pretende conseguir e que todos os colaboradores absorvam  as informações sobre a prevenção de estresse ocupacional no trabalho e o quanto isso pode ser prejudicial a sua saúde física e mental e os encorajar a procurar ajuda, podendo assim diminuir o número de afastamentos médicos.

4. METODOLOGIA

Nesse artigo, os métodos adotados são de cunho bibliográfico e estudo de caso.

Como uma pesquisa de caráter bibliográfico, para Gil (2010, p.29) define como: “Tradicionalmente esta modalidade inclui material impresso como livros, revistas, jornais, teses, dissertações e anais de eventos científicos.”

Conforme Yin (2001) o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que compreende um método que abrange tudo em abordagens específicas de coletas e análise de dados.

5. DESENVOLVIMENTO

As empresas estão investindo cada vez mais em estruturas próprias para garantir a formação e o desenvolvimento de seus colaboradores. As universidades corporativas são sistema de educação de empresas públicas ou privadas direcionadas ao campo empresarial, além de transmitirem aos seus colaboradores conhecimentos, treinamentos e competências para que atinjam os objetivos estratégicos, tem como foco suprir as falhas do sistema educacional brasileiro.

Mundim (2002, p. 63) destaca que o principal objetivo da educação corporativa é:

[...] evitar que o profissional se desatualize técnica, cultural e profissionalmente, e perca sua capacidade de exercer sua profissão com competência e eficiência, causando desprestígio à profissão, além do sentimento de incapacidade profissional. Educação Corporativa é, portanto, o conjunto de práticas educacionais planejadas para promover oportunidades de desenvolvimento do funcionário, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetiva e eficazmente na sua vida institucional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com