TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS DE GESTÃO & RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Por:   •  28/5/2016  •  Resenha  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP-CEAD

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO FORTALEZA-CE

CURSO: GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

DIREITO EMPRESARIAL

TECNOLOGIAS DE GESTÃO &

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

ALUNO: Celso Adriano Veras Rodrigues

RA: 1808549607

PROINTER-RELATÓRIO FINAL

TUTORES EAD: KARINA JANKOVIC E RENATA DE PAULA

FORTALEZA

2015

CELSO ADRIANO VERAS RODRIGUES

PROINTER II – RELATÓRIO FINAL

Projeto experimental de viabilidade para a implantação de um sistema de gestão ambiental (SGA) na distribuidora de água mineral Piauí Águas, tendo como produto para comercialização duas marcas de água mineral, água mineral Indaiá e água e água mineral York.

RESUMO

O tema meio ambiente e gestão ambiental, como estratégia de competividade nas empresas, tem sido recente. A cada dia fica mais óbvio que, para uma atividade empresarial ser mais eficiente, faz-se necessária a introdução de critérios ambientais no processo produtivo e também de distribuição, e é por este motivo que a implantação correta de políticas ambientais, deve ser discutida e implantada com critérios pré-determinados. Assim este relatório Prointer II objetiva implantar um sistema de gestão ambiental para a distribuidora Piauí Águas.

Fortaleza

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------- 04

DISTRIBUIDORA PIAUÍ ÁGUAS---------------------------------------------05

FERRAMENTA DE GESTÃO---------------------------------------------------06

INTRODUÇÃO

O meio ambiente tem sido foco de discussão nos últimos vinte anos. Sua ênfase inicial foi abordada por biólogos e defensores do meio ambiente sobre assuntos relacionados a destruição da camada de ozônio, o esgotamento acelerado dos recursos naturais, desastres ambientais de grande porte etc. todos esses problemas  levam a busca de um novo modelo de crescimento econômico que considera mais a preservação do meio ambiente.de fato uma política ambiental bem conhecida pode ajudar a reduzir custos, assim como gerar benefícios marginais pela comercialização dos resíduos, além de conduzir a segmentos de mercado especialmente rentáveis. A meta a ser atingida pela Distribuidora Piauí Águas é a implantação de um sistema de gestão ambiental (SGA) que contribuirá sem dúvida para um ambiente interno e externo saudáveis e sustentáveis ambientalmente. Vale lembrar também um fato de grande relevância, a conferência de Estocolmo com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras, Suécia 1972.

1.Distribuidora Piauí águas e seu compromisso

A distribuidora Piauí águas está apta a buscar e implementar um sistema de gestão ambiental que satisfaça tanto as demandas internas quanto externas, focando sempre o meio ambiente preservado, uma comunidade livre de qualquer ameaça por parte da empresa em termos de poluição, descarte de materiais, e outros resíduos.

[pic 2]

Figura 01- MGA

A empresa está focada para atender todas as exigências da legislação vigente, uma das metas é fazer a distribuição de seus produtos de forma limpa e também com uma economia de dinheiro levando em conta a crise política vivida pelo país nesse momento. Vemos a responsabilidade social corporativa como um importante instrumento gerencial de capacitação e criação de condições de competividade para as corporações, seja qual for o segmento econômico, de forma que ocorra um desenvolvimento que seja sustentável, social e ecologicamente. A responsabilidade social tem sido interpretada de forma pelo público em geral como a contribuição social voluntária das empresas, sendo destacado como a atuação das empresas junto à comunidade, sem considerar como parte integrante da gestão de empresas.

Para tornar o meio ambiente ainda mais limpo, a distribuidora fez acordos com seus fornecedores no sentido de treiná-los também e com isso fortalecer os laços comerciais entre ambos. A empresa engarrafadora/fornecedora   ainda não possui qualquer certificação e vemos como fator de grande relevância a aquisição dos certificados ISO 14001 e ISO 26000. A ISO 26000 é uma norma de orientação e fornece recomendações sobre responsabilidade social, esta pode oferecer as melhores práticas para sua própria organização, cadeia de fornecedores e o mercado, portanto a distribuidora Piauí águas acredita no valor social dessa certificação e aconselha a busca pela mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (145 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com