TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social e responsabilidade social ambiental

Por:   •  17/10/2017  •  Resenha  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA UNIDERP – CAMPINAS 02[pic 1]

CURSO DE Serviço Social – EAD

Aline Vieira da Silva - RA: 2816739417

                     

Serviço social e responsabilidade social ambiental

Campinas-SP

2016


ANHANGUERA UNIDERP – CAMPINAS 02[pic 2]

CURSO DE Serviço Social – EAD

Aline Vieira da Silva - RA: 2816739417

ATPS – Serviço social e responsabilidade social ambiental

Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Serviço Social da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial das Disciplinas de Filosofia aplicada ao Serviço social, Sociologia, Responsabilidade social e meio ambiente para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora Ead Ana Maria Espindola.

                                                 Campinas /SP

2016


SUMÁRIO

Introdução........................................................................................ 03

Sustentabilidade...............................................................................04

O papel do estado no que se refere ao Ecossistema......................................................................................05

O Serviço Social ligado a responsabilidade social ambiental07

Considerações Finais......................................................................08

Referências Bibliográficas..............................................................10

INTRODUÇÃO

O agravamento das condições de produção e reprodução da vida material vem apresentando um desafio aos assistentes sociais, ou seja, a implementação coletiva do projeto ético-político profissional que enfrente as condições nas quais vivem os trabalhadores e os demais setores subalternos. Assim, convocado a registrar suas contribuições no âmbito da questão socioambiental tanto no plano teórico quanto no âmbito da intervenção cotidiana, o assistente social poderá se inserir neste campo de forma propositiva, crítica, com ações sustentadas nos eixos teórico-metodológico, ético-político e técnico operativo, onde o projeto ético-político do Serviço Social constitui ferramenta essencial e referência a todos os profissionais que buscam imprimir um diferencial de qualidade em seu exercício profissional.

Compreendendo o assistente social como um profissional que atua no âmbito das relações sociais e políticas, junto a indivíduos, famílias, comunidade e movimentos sociais, desenvolvendo ações que visem fortalecer sua autonomia, participação e exercício de cidadania, pautado nos princípios de defesa dos direitos humanos e justiça social, com vistas à superação da desigualdade e de situações de violência, opressão, pobreza, fome e desemprego (CFESS, 2010), busca-se nessa seção sistematizar as possibilidades de atuação deste profissional nas questões socioambientais.

Sobre o exercício profissional, destaca-se que não sendo matéria exclusiva de uma área do conhecimento, a questão socioambiental não pode ser entendida em sua complexidade sem a participação e integração dos diversos campos de saber. Integrando o escopo de profissões interpeladas a oferecer respostas ao agravamento da questão socioambiental, a atuação do assistente social remete a novas exigências que proporcionem a apreensão das dimensões sociais e políticas do ambiental. 

Sustentabilidade

A água um elemento importante para toda forma de vida, tem sido o motivo de preocupação nos dias atuais, tanto por causa do elevado grau de desperdício como pelo fato de sua qualidade de estar sendo cada vez mais prejudicada pelas influencias das atitudes humanas.

A crise da água tem como parte a consequência das cabeceiras de rios que abastece o sistema Cantareira, são conjuntos de represas responsáveis em abastecer nove bilhões de habitantes na grande São Paulo. Todo esse sistema depende das chuvas, desde do ano passado no volume esperado, com isso compromete o sistema Cantareira. Porém a culpa não é da falta de chuva, a estiagem deste ano apenas mostrou o quanto o sistema é frágil, e o tanto escassa a água é.

Em 2004 o nível do reservatório do sistema Cantareira ficou abaixo de 30%, com isso as Sabesp iniciou um racionamentos de águas por rodízios de bairros, fazendo obras para reserva de emergência. Nos anos seguintes por sorte os reservatórios voltaram a encher, em 2011 houve grande desperdícios de chuvas, não podemos desperdiçar chuvas como 2011. As represas devem ser capazes de armazenar muito mais aguas nos anos de abundancia, não só construtoras, fabricas e grandes edifícios tem de adotar coleta de agua da chuva, mas os habitantes também deveriam adotar essa coleta.

Agua é desperdiçada sendo lavando ás calçadas, lavando plantas, número elevado das descargas, torneiras abertas sem precisão. Com a coleta de agua da chuva poderá utilizar a agua para todos esses problemas, no lugar de dar descargas podemos pegar a agua coletada da chuva e jogar no vaso sanitário.

O papel do estado no que se refere ao Ecossistema

A missão dada ao Estado leva em preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover manuseio ecológico das espécies e ecossistema, uma que esta depende diretamente da proteção e preservação do meio ambiente. É dada ao poder público preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do pais e fiscalizar as entidades dedicadas a pesquisa e manipulação em material genético.

É fato que o meio ambiente tem seus direitos garantidos pela Constituição Federal e em leis esparzas, essas leis serve como base para que se opere nas questões relativas a sua afetação de modo geral, não suporte a defesa, controle e proteção do meio ambiente. A educação traz como proposta de educação ao meio ambiente ações pontuais, que muitas vezes coloca o homem como genérico e predador da natureza, que precisa ser controlado e fiscalizado, quando deveria ter como objetivo o desenvolvimento de um ser autônimo e capaz, deve-se como parte importante do meio e se alto avaliar suas ações e consequência a sobrevivência da espécie humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (265.9 Kb)   docx (174.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com