TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  4/12/2018  •  Ensaio  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
CAMPUS TERESINA CENTRAL
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE GESTÃO E NEGÓCIOS
CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS-ANO: 2018.1
PROFESSOR:FLAVIO SILVEIRA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DO TRABALHO

Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber

 Sociologia do Trabalho

ALUNOS:
Raylson Santos

TERESINA, 22 DE AGOSTO DE 2018

AVALIAÇÃO I

1 - Partindo do entendimento do objeto próprio da sociologia, isto é, dos fatos sociais, explique, segundo Émile Durkheim, oque são representações coletivas, como elas se produzem e quais as suas implicações na concepção das normas sociais. Textobase: Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber.

Na prática, as representações coletivas podem representar qualquer tipo de coisa, de certa forma, qualquer objeto que de alguma forma possa ser mentalmente representado. Na teoria, se mantém as semelhanças com o que se chama de fato social só que menos imperioso, é a compreensão do modo como a sociedade vê a si mesma e ao mundo que a rodeia, como por exemplo, o fenômeno religioso onde existe um conjunto de recomendações que podem ser de caráter obrigatório, que é de certa forma um fenômeno definido na ordem da sociedade. Elas se produzem por meio de uma imensa cooperação que estende não apenas no espaço mas no tempo também, para constituí-las, espíritos diversos associaram-se, misturaram e combinaram suas ideias e sentimentos, longas séries de gerações acumularam nelas sua experiência e sabedoria.

2 - O conceito de solidariedade social concebido por Émile Durkheim pode ser entendido como um modelo de organização social e um tipo de coesão que torna possível os agrupamentos humanos. No entanto, sua intensidade pode variar segundo a existência de maior ou menor Divisão do Trabalho Social. Explique os dois (2) tipos de solidariedade apresentados pelo autor e o estado que surge por conta de um desregramento social, fruto do afrouxamento dos laços solidários. Texto base: Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber.

Para Durkheim existem dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica. A solidariedade mecânica é característica das sociedades ditas “primitivas” ou “arcaicas” em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs e nessas sociedades, os indivíduos que fazem parte compartilham as mesmas noções e valores sociais tanto nas crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a existência do grupo. Já de modo diferente existe a solidariedade orgânica que é a que predomina nas sociedades “modernas” ou ”complexas” do ponto de vista da maior diferença individual e social. Além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante diferentes e a consciência de cada um é mais acentuada.

3 – Em forma totalmente pura, as bases de legitimidade da dominação são somente três. Explique, segundo Max Weber, os três tipos puros de dominação legítima. Texto base: Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber.

Para Weber a dominação é um estado de coisas em que uma vontade manifesta do dominador ou de mais de um dominador influi sobre os atos de outro, em um grau de certa forma relevante, estes atos tem lugar como se os dominados tivessem adotado por si mesmos e como máxima de sua ação o conteúdo do mandato, ou seja, obediência, sendo a dominação o que mantém a coesão social, garante a permanência das relações sociais e a existência da própria sociedade. São três tipos de dominação legítima: a legal, a tradicional e a carismática. A legal refere-se a regras, estatutos e leis sancionadas pela sociedade, essas regras definem quem vai obedecer e até quando vai obedecer, de um modo de possível aceitação dos subordinados, a tradicional tem como base as tradições e costumes de uma certa sociedade, um domínio tradicional que o líder (patriarca) exerce aos subordinados, a carismática funciona como um deposito de confiança em alguém visto como exemplo, profeta, santo, revelador ou outras qualidades de liderança que sejam exercidas através do carisma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com