TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  30/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO:HISTORIA E ANALISE DA EMPRESA Erro! Indicador não definido.

2.1.1 CLIMA E COMPORTAMENTO ORGANIZACINAL NA COTRIPAL....................5

2.1.2CULTURA ORGANIZACIONAL: FILOSOFIA DA EMPRESA.............................7

2.1.3COMUNICAÇAO E LINGUAGEM........................................................................8

2.1.4HABILIDADES ADMINISTRATIVAS NA ATIVIDADE DO GESTOR...................9

4CONCLUSÃO...........................................................................................................10

5 REFERENCIAS.......................................................................................................11

6ANEXOS...................................................................................................................12

ANEXO 1 – Roteiro para entrevista na empresa Erro! Indicador não definido.2

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho de pesquisa tem como questão central uma entrevista realizada com o presidente da empresa escolhida onde o mesmo trás informações associadas com os conteúdos estudados.

Pretendemos mostrar a organização como um todo, em todos os setores e complementos que serão apresentados. Também apresentar a história da empresa, os comandos, negócios, dificuldades e facilidades, assim fazendo com que a pesquisa seja de máxima interpretação e entendimento.

Nesse sentido, realizamos leituras que ajudaram a elaborar e aprofundar os conhecimentos com compreensão. Tais leituras deram suporte ao entendimento para elaborar a entrevista.

Esse trabalho é de suma importância para que possamos aprimorar nosso conhecimento e informações. Desafios estes que consistem em analisar estilos de gestão abordada na empresa, identificar o mercado de atuação, comportamento organizacional, ferramentas de estatística para analise de dados, entre outras coisas que estudados ao longo do semestre, como a elaboração de trabalhos acadêmicos, acompanhando os resultados obtidos. Abordando os diversos assuntos tratados nas disciplinas discutidas ao longo deste 1°semestre.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1Apresentação da Organização: História e Análise da Empresa

A entrevista foi desenvolvida baseada na empresa Cotripal Agropecuária Cooperativa, mais conhecida como Cotripal. Seu ramo de atividade está dividido em grãos e varejo (6 supermercados, 4 lojas de departamentos, 3 postos de combustíveis, 1 farmácia, 1 auto centro Goodyear), e indústria( fábrica de rações e frigorífico)..

A empresa foi fundada em 21 de setembro de 1957, iniciou pelas mãos de 29 agricultores no município de Panambi-RS. Atualmente são 3430 produtores associados e 1823 colaboradores. A cooperativa possui unidades de negócios nos municípios de Panambi, Condor, Pejuçara, Santa Bárbara do Sul, Ajuricaba e Ijuí.

Cobre uma área agricultável de 85 mil hectares. Sua capacidade de armazenagem estática é de 350 mil toneladas. Com foco no desenvolvimento do associado e das comunidades onde está inserida. A Cotripal é de GRANDE PORTE e prima pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos e se destaca por sua responsabilidade socioambiental.

Atualmente o número de funcionários é de 2146, somando todos os funcionários em todos os ramos de atividades, sendo que 130 são do supermercado da Cotripal de Ijuí, onde há presença de grupos formais e informais.

FONTE: Relatório de balanço Social da Cotripal.

FONTE: Relatório de balanço Social da Cotripal.

Clima e Comportamento Organizacional dentro da Cotripal.

Segundo o gerente responsável pelo funcionamento e infraestrutura da empresa, sempre foi utilizado à ferramenta de pesquisa de clima organizacional em todos os setores. O grau de relacionamento entre os colaboradores é ótimo, uma vez por mês é feita uma reunião entre os setores com o gerente e o encarregado do setor para criar um meio, junto com os colaboradores para o aperfeiçoamento da comunicação, onde posam manifestar suas opiniões, e assim haver melhorias nos setores. Também são promovidos ao longo do ano almoços e jantares de confraternização dos membros da equipe e familiares na AFUCOPAL ( Associação dos Funcionários da Cotripal).

Fonte: Fotos do Facebook da Cotripal.

A Cotripal reconhece e valoriza o empenho e o esforço de seus funcionários, sempre estão promovendo os funcionários que se dispõe a se qualificar melhor para o seu cargo, as oportunidades de crescimento dentro da empresa é muito grande.

QUADRO FUNCIONAL

ESCOLARIDADE 2015 2014

Ensino superior e pós-graduação 163 143

Ensino superior incompleto

180 168

Ensino médio 758 678

Ensino médio incompleto 381 391

Ensino fundamental 200 188

Ensino fundamental incompleto 461 444

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com