TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  19/6/2017  •  Resenha  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

2.2 Segunda-feira – Gestão de pessoas

No processo de recrutamento de funcionários, primeiramente é preciso definir o perfil da vaga. Procure pessoas que melhor se encaixe na vaga, descreva o cargo, qual função deverá ser desenvolvida, responsabilidades e a quem responderá. Anuncie o cargo internamente em seguida ao público, alguns passos devem ser seguidos como: definir as inscrições, como serão realizadas, através de formulários online ou físico.

Ao receber as inscrições, selecione os currículos que melhor se encaixe na vaga proposta. Após esse processo entreviste os candidatos selecionados informando data, local e hora visando aspectos chave em busca das características do perfil da vaga. Após colher todas as informações, uma avaliação será feita criteriosamente para que possa decidir o candidato que melhor se encaixou no perfil proposto. Em seguida execute o processo de contratação do novo colaborador.

Para motivar seus funcionários antes de qualquer coisa conheça bem os colegas de trabalho e principalmente o emocional de cada um. É importante reconhecer e valorizar o trabalho que ele desenvolve, motive sempre o funcionário a dar o seu melhor naquela tarefa que lhe foi delegada. Seja objetivo e claro nas tarefas que são repassadas, fique sempre a disposição para orientações e duvidas.

A maioria das empresas adota o método de gestão de desempenho visando medir o desempenho dos funcionários e descobrir onde deve melhorar. O gerente realiza reuniões junto ao coordenador para discutir o desenvolvimento dos colaboradores deve-se considerar: Como reagiram a ultima avaliação, pontos positivos e negativos, se houve melhoria diante da avaliação anterior. É importante que o gerente reconheça o trabalho de seus colegas e busque pontos fracos para que possa trabalhar neles em busca de melhorias. Para desenvolvimento de seus colaboradores o gerente deve permitir que cada um alcance seu pleno potencial. Deve ter controle financeiro, afim de realizar cursos, treinamento interno, externo, no exercício da função, pessoal  alcançando o desenvolvimento dos funcionários. Um aspecto importante é selecionar profissionais qualificados para ministrar os cursos e treinamentos usando exemplo real para a motivação.

2.3 Terça-feira – Gestão de equipe

O ponto principal é que cada membro da equipe contribua com suas habilidades e diferentes funções para que tudo se complete. Um ponto fraco é suprido pelo ponto forte de outra pessoa. Foi desenvolvido nove funções pelo pesquisador de gestão teórica Dr. Meredith Belbin, que são: o gerador, solucionador de problemas e membro criativo, investigador de recursos que exige boa comunicação, o coordenador que tem habilidade de conduzir projetos em meio a dificuldades, monitor que contribui com um discernimento objetivo, membro de equipe por excelência responsável por criar bem estar e bom espirito de equipe, implementador tem a função de organizar com eficiência e pratica, consumador é o que cuida dos detalhes finais criteriosamente e o especialista que tem habilidade em fornecer conhecimento específicos.

Ao desenvolver um trabalho solido em equipe, o gerente como bom líder deve incentivar seus colegas a trabalharem juntos com eficiência e eficácia. Para que isso ocorra são usados alguns métodos como: mostrar a direção que deve ser seguida, ter forte inspiração nos objetivos, esclarecer todas a dúvidas que possa surgir, transmitir confiança e respeito entre os membros da equipe, seja aberto e flexível para negociar e resolver conflito, entusiasmo é um aspecto importante.

Para delegar bem conheça melhor a equipe com quem trabalha, saiba o que são capazes de executar, seja claro e objetivo ao delegar, ofereça orientação e treinamento, supervisione e após o termino agradeça pela tarefa executada. A maior parte dos gerentes prefere não delegar tarefas, acham que sua equipe não está preparada ou ocupados demais, para que isso seja melhorado deve-se adotar três abordagens: planejar com antecedência, delegar tarefas para aqueles que estão prontos para realiza-las, delegar o que o colaborador pode fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com