TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Professora: Rosana

Turno: Noite / Turma: 3001

Alunas: Fernanda M. Bulhões, Queli P. Lima, Stefanie da S. Baptista.

TEXTO 1 – TAYLORISMO

1. Qual era a visão de Taylor sobre o comportamento dos operários e por quê?

Ele tinha uma visão que a mão de obra era desqualificada, que levava ao desperdício de tempo e produtividade nas indústrias que aumentavam seus custos e automaticamente diminuíam seus lucros, Taylor basicamente, reduziu o desperdício e aumentou a produtividade nas fabricas.

2. Quais os princípios básicos da administração cientifica de Taylor?

Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Os princípios básicos de acordo com Taylor são:

Planejamento: substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento do método de trabalho. Separar quem pensa e quem faz.

Preparo (organizar): selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com sua aptidões e treiná-los para produzirem mais e melhor de acordo com o método planejado. Organizar também as máquinas e ferramentas.

Controle: controlar o trabalho para se certificando-se que está se executando o que foi planejamento.

Execução: distribuir distintamente atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja disciplinada.

3. Explique, resumidamente, duas importantes contribuições da administração cientifica de Taylor para nossa sociedade. Podem exemplificar com outros exemplos da nossa vida cotidiana.

Com a eficácia e eficiência, esta são umas das grandes contribuições dele chagou ao seu objetivo com eficácia mais de maneira eficiente utilizando de maneira correta os recursos e tendo a melhor produtividade com baixo desperdício.

TEXTO 2 - FAYOL

Texto: Kaos S/A – Até onde vai à privacidade dos empregados

Texto desenvolvido por Arthur Ribeiro.

1. Você é a favor do monitoramento de e-mails dos empregados? Despedir os funcionários foi a melhor alternativa?

Sou a favor do monitoramento de e-mails corporativos, não de e-mails pessoais, isso é invasão de privacidade, e despedir os funcionários não foi a melhor alternativa.

2. O que você achou da decisão de implementar um código de conduta? É realmente necessário?

Desnecessário porque existem outras maneiras de se evitar esses tipos de problemas. Começando pelo processo seletivo, avaliando perfis que se enquadrem com o da empresa, estimular seus colaboradores a atingir suas metas, e mais, fazendo com que esses estímulos permaneçam ao longo dos anos.

3. Em sua opinião, existe uma relação entre a demissão dos funcionários e o aumento do faturamento da empresa?

Isso é relativo, pois de acordo com o texto os colaboradores que se enquadrarem no código de conduta da empresa, as demissões tiveram motivo por extrema necessidade no estilo “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

4. Até que limite esse tipo de punição deixa de melhorar o desempenho da empresa e passa a provocar o efeito inverso?

Até o ponto que a empresa invade a privacidade de seus funcionários, este tipo de conduta não é ético e a empresa acaba engessando os funcionários. Aquela empresa que você trabalha para atingir somente as suas necessidades financeiras, ao longo prazo essa situação se tornará insustentável e acabará diminuindo a produtividade. A Kaos S/A poderia monitorar os e-mails corporativos, liberando para os funcionários a internet com restrições, permitindo somente consultar e-mails, pagar contas, enfim, dando maior flexibilidade como por exemplo, funcionar dez minutos antes do horário do almoço e quinze minutos após o horário do almoço. Acredito que assim os funcionários estariam mais satisfeitos, consequentemente mais felizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com