TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  10/9/2015  •  Seminário  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

VAGNER LUIS DE JESUS

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho apresentado ao Colégio Técnico Municipal de Aparecida para a disciplina Teoria Geral da Administração como requisito parcial para obtenção de avaliação no 1º Módulo de Administração, ministrado pelo Prof. Bráz.

APARECIDA

2015

[pic 2]

“Quanto maior a integração social no grupo do trabalho, tanto maior a disposição de produzir. Se o empregado apresentar excelentes condições físicas e fisiológicas para o trabalho e não estiver socialmente integrado, sua eficiência sofrerá a influência de seu desajuste social”.

Chiavenato (2003, p. 105)

[pic 3]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 BIOGRAFIA JULES HENRI FAYOL        

2.1 MODELO DE ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL        

3 DIFERENÇA ENTRE ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO        

3.1 PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL        

3.2 CRÍTICAS SOBRE A TEORIA DE FAYOL        

4 CONCLUSÃO        

5 REFERENCIA        

[pic 4]

[pic 5]

1 INTRODUÇÃO

O que é administração?

O conceito de administração não pode ser entendido de maneira estática, pois vem se aprimorando há muito tempo, desde quando determinado grupo de humano buscou a solução de um problema ou situação. Vários autores definem a palavra administração. Alguns dentro de teorias mais atuais, outros dentro de teorias mais clássicas.

Segundo o dicionário Aurélio (s.d., p. 38)

 Administração é um conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenas os fatores de produção e controlar a sua produtividade e eficiência, para se obter determinado resultado.

                De acordo com Martins (1991 p. 22), administração é um “processo de planejar para organizar, dirigir e controlar recursos humanos, materiais, financeiros e informacionais visando à realização de objetivos”.

                Chiavenato (2000, p. 6-7) resume esses conceitos como:

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendências para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro. No entanto, a palavra administração sofreu uma radical transformação em seu significado original. A tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação. Assim, a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

        O que inferimos das diferentes definições é que “administrar” diferencia-se de “executar’. Para um executor, são necessárias habilidades operatórias para o cumprimento de rotinas e a realização de atividades mecânicas (planos, organogramas, calendários, registros, documentos, balancetes, normas, cotações, etc.). Já o administrador deve possuir habilidades para analisar, avaliar, mudar, inovar estrategicamente diante de uma situação diagnosticada.

2 BIOGRAFIA JULES HENRI FAYOL

Foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial Geral, editado em 1916. Nasceu no dia 29 de julho de 1841 e faleceu em 19 de novembro de 1925. Filho de André Fayol e Eugénie Cantin Fayol.

Um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração e fundador da “Teoria clássica da Administração”. Defendia princípios semelhantes a Frederick Taylor na Europa, baseando suas experiências na alta administração. Fayol leva a análise dos processos para toda a organização e é considerado o pai da ideia de “organização estrutural” das empresas por função, destacando seis funções empresariais como o conjunto de operações que toda a empresa possui:

  1. Operação técnica: função relacionada à produção de bens e serviços da empresa (atividade fim), considerada por Fayol como a função primordial de uma empresa.
  2. Operação comercial: relacionada à compra, venda, permuta de matéria-prima e produtos.
  3. Operação financeira: função que trata da captação e da gerência de capitais.
  4. Operação de segurança: visa proteger os bens e as pessoas de problemas, como roubo, inundações e obstáculos de ordem social, como greves e atentados.
  5. Operação de contabilidade: relacionada aos registros contábeis. Revela a situação econômica da empresa e é um poderoso instrumento de direção.
  6. Operação administrativa: coordena e sincroniza as demais funções. É distribuída dentro dos níveis hierárquicos. O ritmo da administração é assegurado pela direção, com o objetivo de conduzir a empresa.

2.1 MODELO DE ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL

O modelo de administração de Fayol baseava-se em cinco funções ou áreas:

  1. Planejar: estabelecer os objetivos da organização, especificando a forma como serão alcançado;
  2. Organizar: é a forma de coordenar todos os recursos da empresa (humanos, financeiros, materiais), alocando-os seguindo o planejamento;
  3. Comandar: fazer com que os subordinados executem o que deve ser feito;
  4. Coordenar: a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa almejando as metas traçadas;
  5. Controlar: estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas sejam as mais compatíveis com as que a empresa espera.

Para o desenvolvimento de cada função, Fayol considera necessário um conjunto de qualidades pessoais:

  • Físicas: saúde, destreza e vigor;
  • Intelectuais: aptidão para compreender e apender, discernimento, força e agilidade intelectual;
  • Morais: energia, firmeza, coragem em aceitar responsabilidade, lealdade;
  • Cultura geral: conhecimentos variados;
  • Conhecimentos específicos: relativos à função;
  • Experiência: conhecimento prático.

3 DIFERENÇA ENTRE ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

É importante saber diferenciar a administração e a organização.

A administração é um conceito amplo por envolver planejamento, a organização, a direção, o controle e a coordenação de forma conectada. Já a organização significa o ato de organizar, estruturar, integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles.

3.1 PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL

Entre os princípios gerais da administração de Fayol destacamos os seguintes tópicos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (227.2 Kb)   docx (55.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com